M?todos resolutivos das equa??es c?bicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, F?bio Batista de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2900
Resumo: No presente trabalho, aprofundamos no estudo dos m?todos de solu??o das Equa??es do Terceiro Grau, realizado ap?s ter identificado que os livros did?tico, especialmente os do ensino m?dio, s?o desprovidos de uma sequ?ncia logicamente estruturada sobre as defini??es e propriedades espec?ficas que constituem estes conte?dos, com isso, a elabora??o de uma complementa??o te?rica mais significativa foi buscada, com intuito de conceder um estudo caracter?stico e mais espec?fico sobre esse assunto, mostrando alguns dos contextos hist?ricos, defini??es primordiais e tamb?m os principais m?todos resolutivos. O problema norteador da pesquisa, ? a falta de um conte?do com sequ?ncia l?gica e espec?fica, tratando-se de equa??es c?bicas nos livros do Ensino M?dio. O objetivo geral do trabalho ? trazer m?todos alg?bricos que possam solucionar problemas de equa??es c?bicas com coeficientes reais cujas ra?zes s?o todas irracionais que possa ser apresentado no Ensino M?dio. Os objetivos espec?ficos s?o, trazer um contexto hist?rico sobre as equa??es c?bicas, entender e exemplificar os m?todos de Cardano e Viete, utilizados para solu??o das equa??es do terceiro grau. Sendo assim, o presente trabalho, com os dados apresentados notamos que poderia torna-se necess?rio que cont?m os contextos hist?ricos e os dois m?todos resolutivos para solucionar problemas de equa??es c?bicas, com uma sequ?ncia did?tica mais l?gica, apresentada no trabalho , pois, ? um conte?do que t?m um significado e import?ncia inestim?vel, mas, n?o ? encontrado nos livros do Ensino M?dio. Dessa forma, recorremos a uma pesquisa de car?ter qualitativa e de natureza b?sica, pois busca o aprofundamento em um determinado conte?do. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliogr?fica explorat?ria, bibliogr?fica porque a pesquisa foi desenvolvida com base em materiais que j? existiam, e explorat?ria, pois buscava uma maior familiaridade com o problema.
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