As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano Luiz da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501
Resumo: O objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica.
id UFC_bf2d18d6356192fe84e146668bce15c1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10252
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grauThe equation of resolution of different strategies algebraic to the third grade2015-07-09MÃrio de Assis Oliveira25944940387http://lattes.cnpq.br/8038098418201828Juscelino Pereira da Silva83720731391http://lattes.cnpq.br/9610516139880856Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira85199680315http://lattes.cnpq.br/715057263598569201782859357http://lattes.cnpq.br/9639934602944709Fabiano Luiz da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRequaÃÃo equaÃÃo do primeiro grau equaÃÃo do segundo grau equaÃÃo do terceiro grau equaÃÃes algÃbricasequation equation of first degree equation of second kind equation third grade algebraic equationsALGEBRAO objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica.The aim of this paper is to present explanations and solving strategies of algebraic equations of the first, second and third degrees, since the relative teaching on the resolutions of these equations has been restricted practically the presentation of solving formula and the relationships between its coefficients and its roots. In this way we try to demonstrate and even justify all forms presented to solve equations to the third degree by purely algebraic or geometric methods, but also exemplify all methods that were displayed in order to meet the expectations of readers, so the text was produced in simple language, accessible to teachers and students. In this context, it is expected that this work proposal stimulate the mathematics teachers of Basic Education to perform this differentiated approach to algebraic equations in question, since it is believed that with this approach occur positive reflexes in the teaching and learning of equations and of Mathematics.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The equation of resolution of different strategies algebraic to the third grade
title As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
spellingShingle As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
Fabiano Luiz da Silva
equaÃÃo
equaÃÃo do primeiro grau
equaÃÃo do segundo grau
equaÃÃo do terceiro grau
equaÃÃes algÃbricas
equation
equation of first degree
equation of second kind
equation third grade
algebraic equations
ALGEBRA
title_short As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
title_full As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
title_fullStr As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
title_full_unstemmed As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
title_sort As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
author Fabiano Luiz da Silva
author_facet Fabiano Luiz da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MÃrio de Assis Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25944940387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8038098418201828
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juscelino Pereira da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 83720731391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9610516139880856
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 85199680315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7150572635985692
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01782859357
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9639934602944709
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiano Luiz da Silva
contributor_str_mv MÃrio de Assis Oliveira
Juscelino Pereira da Silva
Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv equaÃÃo
equaÃÃo do primeiro grau
equaÃÃo do segundo grau
equaÃÃo do terceiro grau
equaÃÃes algÃbricas
topic equaÃÃo
equaÃÃo do primeiro grau
equaÃÃo do segundo grau
equaÃÃo do terceiro grau
equaÃÃes algÃbricas
equation
equation of first degree
equation of second kind
equation third grade
algebraic equations
ALGEBRA
dc.subject.eng.fl_str_mv equation
equation of first degree
equation of second kind
equation third grade
algebraic equations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ALGEBRA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The aim of this paper is to present explanations and solving strategies of algebraic equations of the first, second and third degrees, since the relative teaching on the resolutions of these equations has been restricted practically the presentation of solving formula and the relationships between its coefficients and its roots. In this way we try to demonstrate and even justify all forms presented to solve equations to the third degree by purely algebraic or geometric methods, but also exemplify all methods that were displayed in order to meet the expectations of readers, so the text was produced in simple language, accessible to teachers and students. In this context, it is expected that this work proposal stimulate the mathematics teachers of Basic Education to perform this differentiated approach to algebraic equations in question, since it is believed that with this approach occur positive reflexes in the teaching and learning of equations and of Mathematics.
description O objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295211435065344