As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica. |
id |
UFC_bf2d18d6356192fe84e146668bce15c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10252 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grauThe equation of resolution of different strategies algebraic to the third grade2015-07-09MÃrio de Assis Oliveira25944940387http://lattes.cnpq.br/8038098418201828Juscelino Pereira da Silva83720731391http://lattes.cnpq.br/9610516139880856Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira85199680315http://lattes.cnpq.br/715057263598569201782859357http://lattes.cnpq.br/9639934602944709Fabiano Luiz da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRequaÃÃo equaÃÃo do primeiro grau equaÃÃo do segundo grau equaÃÃo do terceiro grau equaÃÃes algÃbricasequation equation of first degree equation of second kind equation third grade algebraic equationsALGEBRAO objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica.The aim of this paper is to present explanations and solving strategies of algebraic equations of the first, second and third degrees, since the relative teaching on the resolutions of these equations has been restricted practically the presentation of solving formula and the relationships between its coefficients and its roots. In this way we try to demonstrate and even justify all forms presented to solve equations to the third degree by purely algebraic or geometric methods, but also exemplify all methods that were displayed in order to meet the expectations of readers, so the text was produced in simple language, accessible to teachers and students. In this context, it is expected that this work proposal stimulate the mathematics teachers of Basic Education to perform this differentiated approach to algebraic equations in question, since it is believed that with this approach occur positive reflexes in the teaching and learning of equations and of Mathematics.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The equation of resolution of different strategies algebraic to the third grade |
title |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
spellingShingle |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau Fabiano Luiz da Silva equaÃÃo equaÃÃo do primeiro grau equaÃÃo do segundo grau equaÃÃo do terceiro grau equaÃÃes algÃbricas equation equation of first degree equation of second kind equation third grade algebraic equations ALGEBRA |
title_short |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
title_full |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
title_fullStr |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
title_full_unstemmed |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
title_sort |
As diferentes estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas atà o terceiro grau |
author |
Fabiano Luiz da Silva |
author_facet |
Fabiano Luiz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MÃrio de Assis Oliveira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25944940387 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8038098418201828 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Juscelino Pereira da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
83720731391 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9610516139880856 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
85199680315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7150572635985692 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01782859357 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9639934602944709 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiano Luiz da Silva |
contributor_str_mv |
MÃrio de Assis Oliveira Juscelino Pereira da Silva Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
equaÃÃo equaÃÃo do primeiro grau equaÃÃo do segundo grau equaÃÃo do terceiro grau equaÃÃes algÃbricas |
topic |
equaÃÃo equaÃÃo do primeiro grau equaÃÃo do segundo grau equaÃÃo do terceiro grau equaÃÃes algÃbricas equation equation of first degree equation of second kind equation third grade algebraic equations ALGEBRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
equation equation of first degree equation of second kind equation third grade algebraic equations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ALGEBRA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The aim of this paper is to present explanations and solving strategies of algebraic equations of the first, second and third degrees, since the relative teaching on the resolutions of these equations has been restricted practically the presentation of solving formula and the relationships between its coefficients and its roots. In this way we try to demonstrate and even justify all forms presented to solve equations to the third degree by purely algebraic or geometric methods, but also exemplify all methods that were displayed in order to meet the expectations of readers, so the text was produced in simple language, accessible to teachers and students. In this context, it is expected that this work proposal stimulate the mathematics teachers of Basic Education to perform this differentiated approach to algebraic equations in question, since it is believed that with this approach occur positive reflexes in the teaching and learning of equations and of Mathematics. |
description |
O objetivo desse trabalho à apresentar explanaÃÃes e estratÃgias de resoluÃÃo das equaÃÃes algÃbricas do primeiro, segundo e terceiro graus, uma vez que o ensino relativo à resoluÃÃes dessas equaÃÃes tem se restringido praticamente a apresentaÃÃo da fÃrmula resolutiva e as relaÃÃes entre seus coeficientes e suas raÃzes. Desta maneira procuramos demonstrar e atà mesmo justificar todas as formas apresentadas para se resolver equaÃÃes atà o terceiro grau atravÃs de mÃtodos puramente algÃbricos ou geomÃtricos, como tambÃm, exemplificar todos os mÃtodos que foram exibidos no intuito de satisfazer as expectativas dos leitores, por isso, o texto foi produzido em uma linguagem simples, acessÃvel à professores e alunos. Nesse contexto, espera-se que essa proposta de trabalho estimule os professores de MatemÃtica do Ensino BÃsico a realizarem essa abordagem diferenciada das equaÃÃes algÃbricas em questÃo, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equaÃÃes e da MatemÃtica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295211435065344 |