Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2175 |
Resumo: | Este estudo buscou realizar um levantamento bibliogr?fico por interm?dio de revis?o sistem?tica de publica??es entre os anos 2012 a 2016, dentro das bases de dados eletr?nicos: Pubmed e Web of Science. Utilizou-se como descritores, em l?ngua inglesa, para a sele??o dos artigos: ?Health promotion program? e ?school?. Atrav?s deste procedimento de busca, foram identificadas, inicialmente, 139 publica??es (MEDLINE= 82 e WEB OF SCIENCE= 57) que atingiam parcialmente os crit?rios para inclus?o nesta revis?o. Ao final, 9 artigos atenderam a todos os crit?rios de inclus?o e exclus?o e fizeram parte da an?lise cr?tica dos resultados no presente estudo. Percebemos que os programas de promo??o da sa?de centrados nas escolas s?o mais predispostos a ter ?xito quando os jovens est?o envolvidos em todas as fases, incluindo o planejamento, a implementa??o e a avalia??o. A interven??o direta com adolescentes facilita o acesso as informa??es referente a promo??o da sa?de, mas tamb?m promove o desenvolvimento de habilidades para a vida, como a lideran?a, que contribuem para a sa?de a longo prazo. J? a atividade f?sica aparece como um dos componente importante para a promo??o do estilo de vida ativo em programa de promo??o da sa?de, melhorando as capacidades motoras e promovendo mudan?as de h?bitos no cotidiano dos envolvidos. A fam?lia tamb?m aparece como o principal espa?o de constru??o da identidade dos cidad?os, e junto a escola, busca promover o desenvolvimento pleno da crian?a e do adolescente. O seu papel na promo??o da sa?de ? inquestion?vel, a partir dela se estabelecem as bases do comportamento relacionados a sa?de e onde se cultivam as bases educacionais e se exp?em as normas sociais b?sicas. |
id |
IFPB_458bce4bc9cefa2f6436a4bf3d6bd06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2175 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Bruno Nunes de2022-07-12T17:45:16Z2022-07-12T17:45:16Z2017-04-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2175Este estudo buscou realizar um levantamento bibliogr?fico por interm?dio de revis?o sistem?tica de publica??es entre os anos 2012 a 2016, dentro das bases de dados eletr?nicos: Pubmed e Web of Science. Utilizou-se como descritores, em l?ngua inglesa, para a sele??o dos artigos: ?Health promotion program? e ?school?. Atrav?s deste procedimento de busca, foram identificadas, inicialmente, 139 publica??es (MEDLINE= 82 e WEB OF SCIENCE= 57) que atingiam parcialmente os crit?rios para inclus?o nesta revis?o. Ao final, 9 artigos atenderam a todos os crit?rios de inclus?o e exclus?o e fizeram parte da an?lise cr?tica dos resultados no presente estudo. Percebemos que os programas de promo??o da sa?de centrados nas escolas s?o mais predispostos a ter ?xito quando os jovens est?o envolvidos em todas as fases, incluindo o planejamento, a implementa??o e a avalia??o. A interven??o direta com adolescentes facilita o acesso as informa??es referente a promo??o da sa?de, mas tamb?m promove o desenvolvimento de habilidades para a vida, como a lideran?a, que contribuem para a sa?de a longo prazo. J? a atividade f?sica aparece como um dos componente importante para a promo??o do estilo de vida ativo em programa de promo??o da sa?de, melhorando as capacidades motoras e promovendo mudan?as de h?bitos no cotidiano dos envolvidos. A fam?lia tamb?m aparece como o principal espa?o de constru??o da identidade dos cidad?os, e junto a escola, busca promover o desenvolvimento pleno da crian?a e do adolescente. O seu papel na promo??o da sa?de ? inquestion?vel, a partir dela se estabelecem as bases do comportamento relacionados a sa?de e onde se cultivam as bases educacionais e se exp?em as normas sociais b?sicas.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-12T16:59:29Z No. of bitstreams: 1 TCC - BRUNO NUNES DE OLIVEIRA.pdf: 1362115 bytes, checksum: 9e20c45be6635aa0fb8030d802d01e37 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-12T17:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - BRUNO NUNES DE OLIVEIRA.pdf: 1362115 bytes, checksum: 9e20c45be6635aa0fb8030d802d01e37 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-12T17:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - BRUNO NUNES DE OLIVEIRA.pdf: 1362115 bytes, checksum: 9e20c45be6635aa0fb8030d802d01e37 (MD5) Previous issue date: 2017-04-27Promo??o da sa?deAtividade f?sicaEscolaresEstilo de vida ativoProgramas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - BRUNO NUNES DE OLIVEIRA.pdfTCC - BRUNO NUNES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1362115http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2175/1/TCC+-+BRUNO+NUNES+DE+OLIVEIRA.pdf9e20c45be6635aa0fb8030d802d01e37MD51177683/21752022-07-12 14:45:16.736oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2175Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-12T17:45:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
title |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
spellingShingle |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica Oliveira, Bruno Nunes de Promo??o da sa?de Atividade f?sica Escolares Estilo de vida ativo |
title_short |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
title_full |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
title_fullStr |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
title_full_unstemmed |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
title_sort |
Programas de promo??o da sa?de com foco no estilo de vida ativo em escolares: uma revis?o sistem?tica |
author |
Oliveira, Bruno Nunes de |
author_facet |
Oliveira, Bruno Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bruno Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promo??o da sa?de Atividade f?sica Escolares Estilo de vida ativo |
topic |
Promo??o da sa?de Atividade f?sica Escolares Estilo de vida ativo |
description |
Este estudo buscou realizar um levantamento bibliogr?fico por interm?dio de revis?o sistem?tica de publica??es entre os anos 2012 a 2016, dentro das bases de dados eletr?nicos: Pubmed e Web of Science. Utilizou-se como descritores, em l?ngua inglesa, para a sele??o dos artigos: ?Health promotion program? e ?school?. Atrav?s deste procedimento de busca, foram identificadas, inicialmente, 139 publica??es (MEDLINE= 82 e WEB OF SCIENCE= 57) que atingiam parcialmente os crit?rios para inclus?o nesta revis?o. Ao final, 9 artigos atenderam a todos os crit?rios de inclus?o e exclus?o e fizeram parte da an?lise cr?tica dos resultados no presente estudo. Percebemos que os programas de promo??o da sa?de centrados nas escolas s?o mais predispostos a ter ?xito quando os jovens est?o envolvidos em todas as fases, incluindo o planejamento, a implementa??o e a avalia??o. A interven??o direta com adolescentes facilita o acesso as informa??es referente a promo??o da sa?de, mas tamb?m promove o desenvolvimento de habilidades para a vida, como a lideran?a, que contribuem para a sa?de a longo prazo. J? a atividade f?sica aparece como um dos componente importante para a promo??o do estilo de vida ativo em programa de promo??o da sa?de, melhorando as capacidades motoras e promovendo mudan?as de h?bitos no cotidiano dos envolvidos. A fam?lia tamb?m aparece como o principal espa?o de constru??o da identidade dos cidad?os, e junto a escola, busca promover o desenvolvimento pleno da crian?a e do adolescente. O seu papel na promo??o da sa?de ? inquestion?vel, a partir dela se estabelecem as bases do comportamento relacionados a sa?de e onde se cultivam as bases educacionais e se exp?em as normas sociais b?sicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T17:45:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-12T17:45:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2175 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2175/1/TCC+-+BRUNO+NUNES+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e20c45be6635aa0fb8030d802d01e37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443276607488 |