A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073 |
Resumo: | Levando-se em considera??o os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a intera??o entre texto verbal e n?o-verbal. Nossa finalidade ? descrever as contribui??es da multimodalidade para aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda l?ngua que o surdo deve adquirir ? a L?ngua Portuguesa, a qual ? a l?ngua oficial do pa?s. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imag?ticos, asseverando ao c?digo visual do surdo, promovendo, assim, a constru??o de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as rela??es interpessoais. Al?m disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de L?ngua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizar? uma metodologia qualitativa de car?ter anal?tico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamenta??o te?rica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dion?sio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investiga??o, que os recursos imag?ticos s?o ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemi?ticos. |
id |
IFPB_47743f794207420c16e65c66de4386ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1073 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Raquel Paula da2020-12-18T10:44:11Z2020-12-18T10:44:11Z2020-12-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073Levando-se em considera??o os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a intera??o entre texto verbal e n?o-verbal. Nossa finalidade ? descrever as contribui??es da multimodalidade para aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda l?ngua que o surdo deve adquirir ? a L?ngua Portuguesa, a qual ? a l?ngua oficial do pa?s. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imag?ticos, asseverando ao c?digo visual do surdo, promovendo, assim, a constru??o de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as rela??es interpessoais. Al?m disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de L?ngua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizar? uma metodologia qualitativa de car?ter anal?tico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamenta??o te?rica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dion?sio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investiga??o, que os recursos imag?ticos s?o ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemi?ticos.Submitted by marta feitosa (martaceliafeitosa@yahoo.com.br) on 2020-12-15T18:48:05Z No. of bitstreams: 1 A MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdf: 363230 bytes, checksum: 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-12-18T10:44:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdf: 363230 bytes, checksum: 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-18T10:44:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdf: 363230 bytes, checksum: 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b (MD5) Previous issue date: 2020-12-01MultimodalidadeSegunda l?ngua - aquisi??oSurdosLingua portuguesaA multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigoIFPBORIGINALA MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdfA MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdfapplication/pdf363230http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1073/1/A+MULTIMODALIDADE+NA+AQUISI%C3%87%C3%83O+DE+SEGUNDA+L%C3%8DNGUA+POR+ESTUDANTES+SURDOS+-+Raquel+Paula+da+Silva.pdf07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24bMD51177683/10732020-12-18 07:44:11.456oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-12-18T10:44:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
title |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
spellingShingle |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos Silva, Raquel Paula da Multimodalidade Segunda l?ngua - aquisi??o Surdos Lingua portuguesa |
title_short |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
title_full |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
title_fullStr |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
title_full_unstemmed |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
title_sort |
A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos |
author |
Silva, Raquel Paula da |
author_facet |
Silva, Raquel Paula da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raquel Paula da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade Segunda l?ngua - aquisi??o Surdos Lingua portuguesa |
topic |
Multimodalidade Segunda l?ngua - aquisi??o Surdos Lingua portuguesa |
description |
Levando-se em considera??o os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a intera??o entre texto verbal e n?o-verbal. Nossa finalidade ? descrever as contribui??es da multimodalidade para aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda l?ngua que o surdo deve adquirir ? a L?ngua Portuguesa, a qual ? a l?ngua oficial do pa?s. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imag?ticos, asseverando ao c?digo visual do surdo, promovendo, assim, a constru??o de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as rela??es interpessoais. Al?m disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de L?ngua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizar? uma metodologia qualitativa de car?ter anal?tico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamenta??o te?rica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dion?sio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investiga??o, que os recursos imag?ticos s?o ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemi?ticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-18T10:44:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-18T10:44:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1073/1/A+MULTIMODALIDADE+NA+AQUISI%C3%87%C3%83O+DE+SEGUNDA+L%C3%8DNGUA+POR+ESTUDANTES+SURDOS+-+Raquel+Paula+da+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660434286116864 |