A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Paula da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073
Resumo: Levando-se em considera??o os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a intera??o entre texto verbal e n?o-verbal. Nossa finalidade ? descrever as contribui??es da multimodalidade para aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda l?ngua que o surdo deve adquirir ? a L?ngua Portuguesa, a qual ? a l?ngua oficial do pa?s. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imag?ticos, asseverando ao c?digo visual do surdo, promovendo, assim, a constru??o de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as rela??es interpessoais. Al?m disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de L?ngua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizar? uma metodologia qualitativa de car?ter anal?tico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamenta??o te?rica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dion?sio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investiga??o, que os recursos imag?ticos s?o ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemi?ticos.
id IFPB_47743f794207420c16e65c66de4386ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1073
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Raquel Paula da2020-12-18T10:44:11Z2020-12-18T10:44:11Z2020-12-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073Levando-se em considera??o os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a intera??o entre texto verbal e n?o-verbal. Nossa finalidade ? descrever as contribui??es da multimodalidade para aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda l?ngua que o surdo deve adquirir ? a L?ngua Portuguesa, a qual ? a l?ngua oficial do pa?s. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imag?ticos, asseverando ao c?digo visual do surdo, promovendo, assim, a constru??o de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as rela??es interpessoais. Al?m disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de L?ngua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizar? uma metodologia qualitativa de car?ter anal?tico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamenta??o te?rica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dion?sio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investiga??o, que os recursos imag?ticos s?o ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemi?ticos.Submitted by marta feitosa (martaceliafeitosa@yahoo.com.br) on 2020-12-15T18:48:05Z No. of bitstreams: 1 A MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdf: 363230 bytes, checksum: 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-12-18T10:44:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdf: 363230 bytes, checksum: 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-18T10:44:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdf: 363230 bytes, checksum: 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b (MD5) Previous issue date: 2020-12-01MultimodalidadeSegunda l?ngua - aquisi??oSurdosLingua portuguesaA multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigoIFPBORIGINALA MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdfA MULTIMODALIDADE NA AQUISI??O DE SEGUNDA L?NGUA POR ESTUDANTES SURDOS - Raquel Paula da Silva.pdfapplication/pdf363230http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1073/1/A+MULTIMODALIDADE+NA+AQUISI%C3%87%C3%83O+DE+SEGUNDA+L%C3%8DNGUA+POR+ESTUDANTES+SURDOS+-+Raquel+Paula+da+Silva.pdf07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24bMD51177683/10732020-12-18 07:44:11.456oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-12-18T10:44:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
title A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
spellingShingle A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
Silva, Raquel Paula da
Multimodalidade
Segunda l?ngua - aquisi??o
Surdos
Lingua portuguesa
title_short A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
title_full A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
title_fullStr A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
title_full_unstemmed A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
title_sort A multimodalidade na aquisi??o de segunda l?ngua por estudantes surdos
author Silva, Raquel Paula da
author_facet Silva, Raquel Paula da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Paula da
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Segunda l?ngua - aquisi??o
Surdos
Lingua portuguesa
topic Multimodalidade
Segunda l?ngua - aquisi??o
Surdos
Lingua portuguesa
description Levando-se em considera??o os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a intera??o entre texto verbal e n?o-verbal. Nossa finalidade ? descrever as contribui??es da multimodalidade para aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda l?ngua que o surdo deve adquirir ? a L?ngua Portuguesa, a qual ? a l?ngua oficial do pa?s. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imag?ticos, asseverando ao c?digo visual do surdo, promovendo, assim, a constru??o de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as rela??es interpessoais. Al?m disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de L?ngua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizar? uma metodologia qualitativa de car?ter anal?tico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamenta??o te?rica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dion?sio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investiga??o, que os recursos imag?ticos s?o ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisi??o de segunda l?ngua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemi?ticos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-18T10:44:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-18T10:44:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1073/1/A+MULTIMODALIDADE+NA+AQUISI%C3%87%C3%83O+DE+SEGUNDA+L%C3%8DNGUA+POR+ESTUDANTES+SURDOS+-+Raquel+Paula+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07442d430bcd9ec8e0e27c8495e3d24b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660434286116864