An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2695 |
Resumo: | Vivemos em uma era onde o uso da internet vem ganhando muito destaque, tanto nos meios econ?micos e sociais, quanto no meio educacional. A utiliza??o dessa ferramenta ? de fundamental import?ncia, pois al?m de oferecer muitas informa??es, ela tamb?m ? capaz de ofertar uma diversidade de oportunidades interativas para educadores e alunos. Atrav?s do acesso ? internet, os alunos e professores possuem acesso a uma gama de websites que auxiliam nas pesquisas escolares, bem como na retirada de d?vidas de v?rios conte?dos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o n?vel de confiabilidade das informa??es presentes em dez websites de Qu?mica no que tange aos conte?dos de Qu?mica do Ensino M?dio relacionados a ?Subst?ncias e Misturas?, ?Calor e Temperatura? e ?Classifica??es do Carbono e Cadeias Carb?nicas?. A pesquisa possui car?ter qualitativo e a avalia??o dos websites foi baseada nos indicadores propostos por Costa et. al (2003) e Cabral e Leite (2008). Esses indicadores v?o desde a estrutura geral de um site at? a forma como os conte?dos est?o dispostos, de modo a analisar se as homepages possuem car?ter educativo e se est?o aptos para serem usados como fontes de pesquisas escolares. A partir dessa pesquisa, p?de-se observar que os websites escolhidos atendem aos crit?rios apresentados na metodologia, de modo que as informa??es dispon?veis nesses portais n?o apresentam erros ou equ?vocos que levem os visitantes a um entendimento err?neo dos conte?dos mencionados. |
id |
IFPB_4a71c6fe9aad1537a760cb6d08d329cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2695 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LINS, Francisco Antonio Vieira2023-01-06T10:42:08Z2023-01-06T10:42:08Z2021-04-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2695Vivemos em uma era onde o uso da internet vem ganhando muito destaque, tanto nos meios econ?micos e sociais, quanto no meio educacional. A utiliza??o dessa ferramenta ? de fundamental import?ncia, pois al?m de oferecer muitas informa??es, ela tamb?m ? capaz de ofertar uma diversidade de oportunidades interativas para educadores e alunos. Atrav?s do acesso ? internet, os alunos e professores possuem acesso a uma gama de websites que auxiliam nas pesquisas escolares, bem como na retirada de d?vidas de v?rios conte?dos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o n?vel de confiabilidade das informa??es presentes em dez websites de Qu?mica no que tange aos conte?dos de Qu?mica do Ensino M?dio relacionados a ?Subst?ncias e Misturas?, ?Calor e Temperatura? e ?Classifica??es do Carbono e Cadeias Carb?nicas?. A pesquisa possui car?ter qualitativo e a avalia??o dos websites foi baseada nos indicadores propostos por Costa et. al (2003) e Cabral e Leite (2008). Esses indicadores v?o desde a estrutura geral de um site at? a forma como os conte?dos est?o dispostos, de modo a analisar se as homepages possuem car?ter educativo e se est?o aptos para serem usados como fontes de pesquisas escolares. A partir dessa pesquisa, p?de-se observar que os websites escolhidos atendem aos crit?rios apresentados na metodologia, de modo que as informa??es dispon?veis nesses portais n?o apresentam erros ou equ?vocos que levem os visitantes a um entendimento err?neo dos conte?dos mencionados.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T10:42:08Z No. of bitstreams: 2 Francisco Ant?nio - TCC.pdf: 1104143 bytes, checksum: ded10d28ad7aacf965ae357e1b71375c (MD5) Francisco Ant?nio - Termo de Autoriza??o.pdf: 152430 bytes, checksum: 294fbd93f86d44ca17dc3ed939908fd4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T10:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Francisco Ant?nio - TCC.pdf: 1104143 bytes, checksum: ded10d28ad7aacf965ae357e1b71375c (MD5) Francisco Ant?nio - Termo de Autoriza??o.pdf: 152430 bytes, checksum: 294fbd93f86d44ca17dc3ed939908fd4 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30TICsInternetWebsites de qu?micaAn?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALFrancisco Ant?nio - TCC.pdfFrancisco Ant?nio - TCC.pdfapplication/pdf1104143http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2695/1/Francisco+Ant%C3%B4nio+-+TCC.pdfded10d28ad7aacf965ae357e1b71375cMD51Francisco Ant?nio - Termo de Autoriza??o.pdfFrancisco Ant?nio - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf152430http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2695/2/Francisco+Ant%C3%B4nio+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf294fbd93f86d44ca17dc3ed939908fd4MD52177683/26952023-01-06 07:42:08.083oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T10:42:08Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
title |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
spellingShingle |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica LINS, Francisco Antonio Vieira TICs Internet Websites de qu?mica |
title_short |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
title_full |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
title_fullStr |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
title_full_unstemmed |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
title_sort |
An?lise dos conte?dos presentes em websites voltados para o ensino de qu?mica |
author |
LINS, Francisco Antonio Vieira |
author_facet |
LINS, Francisco Antonio Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LINS, Francisco Antonio Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs Internet Websites de qu?mica |
topic |
TICs Internet Websites de qu?mica |
description |
Vivemos em uma era onde o uso da internet vem ganhando muito destaque, tanto nos meios econ?micos e sociais, quanto no meio educacional. A utiliza??o dessa ferramenta ? de fundamental import?ncia, pois al?m de oferecer muitas informa??es, ela tamb?m ? capaz de ofertar uma diversidade de oportunidades interativas para educadores e alunos. Atrav?s do acesso ? internet, os alunos e professores possuem acesso a uma gama de websites que auxiliam nas pesquisas escolares, bem como na retirada de d?vidas de v?rios conte?dos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o n?vel de confiabilidade das informa??es presentes em dez websites de Qu?mica no que tange aos conte?dos de Qu?mica do Ensino M?dio relacionados a ?Subst?ncias e Misturas?, ?Calor e Temperatura? e ?Classifica??es do Carbono e Cadeias Carb?nicas?. A pesquisa possui car?ter qualitativo e a avalia??o dos websites foi baseada nos indicadores propostos por Costa et. al (2003) e Cabral e Leite (2008). Esses indicadores v?o desde a estrutura geral de um site at? a forma como os conte?dos est?o dispostos, de modo a analisar se as homepages possuem car?ter educativo e se est?o aptos para serem usados como fontes de pesquisas escolares. A partir dessa pesquisa, p?de-se observar que os websites escolhidos atendem aos crit?rios apresentados na metodologia, de modo que as informa??es dispon?veis nesses portais n?o apresentam erros ou equ?vocos que levem os visitantes a um entendimento err?neo dos conte?dos mencionados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T10:42:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T10:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2695 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2695/1/Francisco+Ant%C3%B4nio+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2695/2/Francisco+Ant%C3%B4nio+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ded10d28ad7aacf965ae357e1b71375c 294fbd93f86d44ca17dc3ed939908fd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447031558144 |