Socrative: um website para avaliação formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468 |
Resumo: | Constantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa. |
id |
CESGRAN-1_ebbd8fc4724cbd5ea4e592783ff64749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3468 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Socrative: um website para avaliação formativaAvaliação Formativa; TICs; websiteConstantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa.Fundação CesgranrioCapes, Fundação Auracária.Oliveira, Luana Rodrigues de SouzaTorrentes, Greice Castela2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/346810.22347/2175-2753v13i41.3468Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 41 (2021): REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.; 840-8592175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468/pdfAmericasDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-10T19:08:35Zoai:ojs.localhost:article/3468Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-03-10T19:08:35Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socrative: um website para avaliação formativa |
title |
Socrative: um website para avaliação formativa |
spellingShingle |
Socrative: um website para avaliação formativa Oliveira, Luana Rodrigues de Souza Avaliação Formativa; TICs; website |
title_short |
Socrative: um website para avaliação formativa |
title_full |
Socrative: um website para avaliação formativa |
title_fullStr |
Socrative: um website para avaliação formativa |
title_full_unstemmed |
Socrative: um website para avaliação formativa |
title_sort |
Socrative: um website para avaliação formativa |
author |
Oliveira, Luana Rodrigues de Souza |
author_facet |
Oliveira, Luana Rodrigues de Souza Torrentes, Greice Castela |
author_role |
author |
author2 |
Torrentes, Greice Castela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes, Fundação Auracária. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luana Rodrigues de Souza Torrentes, Greice Castela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formativa; TICs; website |
topic |
Avaliação Formativa; TICs; website |
description |
Constantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468 10.22347/2175-2753v13i41.3468 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v13i41.3468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 41 (2021): REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.; 840-859 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672706670592 |