Socrative: um website para avaliação formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luana Rodrigues de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Torrentes, Greice Castela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468
Resumo: Constantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa.
id CESGRAN-1_ebbd8fc4724cbd5ea4e592783ff64749
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3468
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Socrative: um website para avaliação formativaAvaliação Formativa; TICs; websiteConstantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa.Fundação CesgranrioCapes, Fundação Auracária.Oliveira, Luana Rodrigues de SouzaTorrentes, Greice Castela2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/346810.22347/2175-2753v13i41.3468Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 41 (2021): REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.; 840-8592175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468/pdfAmericasDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-10T19:08:35Zoai:ojs.localhost:article/3468Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-03-10T19:08:35Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Socrative: um website para avaliação formativa
title Socrative: um website para avaliação formativa
spellingShingle Socrative: um website para avaliação formativa
Oliveira, Luana Rodrigues de Souza
Avaliação Formativa; TICs; website
title_short Socrative: um website para avaliação formativa
title_full Socrative: um website para avaliação formativa
title_fullStr Socrative: um website para avaliação formativa
title_full_unstemmed Socrative: um website para avaliação formativa
title_sort Socrative: um website para avaliação formativa
author Oliveira, Luana Rodrigues de Souza
author_facet Oliveira, Luana Rodrigues de Souza
Torrentes, Greice Castela
author_role author
author2 Torrentes, Greice Castela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes, Fundação Auracária.
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luana Rodrigues de Souza
Torrentes, Greice Castela
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Formativa; TICs; website
topic Avaliação Formativa; TICs; website
description Constantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468
10.22347/2175-2753v13i41.3468
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v13i41.3468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3468/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 41 (2021): REVISTA META: AVALIAÇÃO OUT./DEZ.; 840-859
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672706670592