UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, C?CERO ALVES DA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474
Resumo: Em seu cotidiano, os(as) docentes de disciplinas t?cnicas de n?vel m?dio enfrentam o desafio da falta de motiva??o dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica, a qual tem por objetivo geral explorar o uso dos materiais l?dicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados no IFPB Campus Catol? do Rocha. A proposta visa a utiliza??o de materiais did?ticos l?dicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Logo, espera-se que o uso do l?dico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conte?do da disciplina e torne a experi?ncia de ensino-aprendizagem mais prazerosa. Por fim, mesmo sendo uma proposta, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de m?todos de ensino mais eficazes e envolventes.
id IFPB_4d5f35ead35ad569e3b69522af432278
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3474
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, C?CERO ALVES DA2024-01-15T16:12:14Z2024-01-15T16:12:14Z2023-11-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474Em seu cotidiano, os(as) docentes de disciplinas t?cnicas de n?vel m?dio enfrentam o desafio da falta de motiva??o dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica, a qual tem por objetivo geral explorar o uso dos materiais l?dicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados no IFPB Campus Catol? do Rocha. A proposta visa a utiliza??o de materiais did?ticos l?dicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Logo, espera-se que o uso do l?dico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conte?do da disciplina e torne a experi?ncia de ensino-aprendizagem mais prazerosa. Por fim, mesmo sendo uma proposta, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de m?todos de ensino mais eficazes e envolventes.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-11T11:55:30Z No. of bitstreams: 1 C?CERO ALVES DA SILVA.pdf: 597457 bytes, checksum: 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T16:12:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 C?CERO ALVES DA SILVA.pdf: 597457 bytes, checksum: 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T16:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 C?CERO ALVES DA SILVA.pdf: 597457 bytes, checksum: 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30n?o h?l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagemUMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALC?CERO ALVES DA SILVA.pdfC?CERO ALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf597457http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3474/1/C%C3%8DCERO+ALVES+DA+SILVA.pdf59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9MD51177683/34742024-01-15 13:12:14.67oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T16:12:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
title UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
spellingShingle UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
SILVA, C?CERO ALVES DA
l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagem
title_short UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
title_full UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
title_fullStr UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
title_sort UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
author SILVA, C?CERO ALVES DA
author_facet SILVA, C?CERO ALVES DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, C?CERO ALVES DA
dc.subject.por.fl_str_mv l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagem
topic l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagem
description Em seu cotidiano, os(as) docentes de disciplinas t?cnicas de n?vel m?dio enfrentam o desafio da falta de motiva??o dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica, a qual tem por objetivo geral explorar o uso dos materiais l?dicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados no IFPB Campus Catol? do Rocha. A proposta visa a utiliza??o de materiais did?ticos l?dicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Logo, espera-se que o uso do l?dico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conte?do da disciplina e torne a experi?ncia de ensino-aprendizagem mais prazerosa. Por fim, mesmo sendo uma proposta, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de m?todos de ensino mais eficazes e envolventes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T16:12:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T16:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3474/1/C%C3%8DCERO+ALVES+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452940283904