UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474 |
Resumo: | Em seu cotidiano, os(as) docentes de disciplinas t?cnicas de n?vel m?dio enfrentam o desafio da falta de motiva??o dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica, a qual tem por objetivo geral explorar o uso dos materiais l?dicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados no IFPB Campus Catol? do Rocha. A proposta visa a utiliza??o de materiais did?ticos l?dicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Logo, espera-se que o uso do l?dico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conte?do da disciplina e torne a experi?ncia de ensino-aprendizagem mais prazerosa. Por fim, mesmo sendo uma proposta, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de m?todos de ensino mais eficazes e envolventes. |
id |
IFPB_4d5f35ead35ad569e3b69522af432278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3474 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, C?CERO ALVES DA2024-01-15T16:12:14Z2024-01-15T16:12:14Z2023-11-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474Em seu cotidiano, os(as) docentes de disciplinas t?cnicas de n?vel m?dio enfrentam o desafio da falta de motiva??o dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica, a qual tem por objetivo geral explorar o uso dos materiais l?dicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados no IFPB Campus Catol? do Rocha. A proposta visa a utiliza??o de materiais did?ticos l?dicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Logo, espera-se que o uso do l?dico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conte?do da disciplina e torne a experi?ncia de ensino-aprendizagem mais prazerosa. Por fim, mesmo sendo uma proposta, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de m?todos de ensino mais eficazes e envolventes.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-11T11:55:30Z No. of bitstreams: 1 C?CERO ALVES DA SILVA.pdf: 597457 bytes, checksum: 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T16:12:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 C?CERO ALVES DA SILVA.pdf: 597457 bytes, checksum: 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T16:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 C?CERO ALVES DA SILVA.pdf: 597457 bytes, checksum: 59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30n?o h?l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagemUMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALC?CERO ALVES DA SILVA.pdfC?CERO ALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf597457http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3474/1/C%C3%8DCERO+ALVES+DA+SILVA.pdf59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9MD51177683/34742024-01-15 13:12:14.67oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T16:12:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
title |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS SILVA, C?CERO ALVES DA l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagem |
title_short |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
title_full |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE UTILIZA??O DO L?DICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR BANCO DE DADOS |
author |
SILVA, C?CERO ALVES DA |
author_facet |
SILVA, C?CERO ALVES DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, C?CERO ALVES DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagem |
topic |
l?dico;banco de dados;motiva??o;engajamento;ensino-aprendizagem |
description |
Em seu cotidiano, os(as) docentes de disciplinas t?cnicas de n?vel m?dio enfrentam o desafio da falta de motiva??o dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica, a qual tem por objetivo geral explorar o uso dos materiais l?dicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados no IFPB Campus Catol? do Rocha. A proposta visa a utiliza??o de materiais did?ticos l?dicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Logo, espera-se que o uso do l?dico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conte?do da disciplina e torne a experi?ncia de ensino-aprendizagem mais prazerosa. Por fim, mesmo sendo uma proposta, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de m?todos de ensino mais eficazes e envolventes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-15T16:12:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-15T16:12:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3474/1/C%C3%8DCERO+ALVES+DA+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59bc13832bdf07c6991299d97b026cb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452940283904 |