Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/605 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elabora??o de uma Tabela Peri?dica L?dica e Interativa (TPLI) utilizada como auxiliar nas atividades de ensino de Qu?mica de N?vel m?dio e como instrumento de divulga??o de Ci?ncia e Tecnologia em eventos. A tabela Peri?dica ? uma organiza??o dos elementos qu?micos por ordem crescente de n?mero at?mico e apresenta os s?mbolos dos ?tomos organizados em grupos e per?odos. Ela ? uma ferramenta important?ssima para o ensino de Qu?mica pois, atrav?s de seu manuseio, ? poss?vel apreender a simbologia qu?mica relativa ? representa??o dos elementos qu?micos e facilitar o reconhecimento de propriedades peri?dicas associadas com caracter?sticas f?sicas e qu?micas dos materiais como, por exemplo, suas reatividades. Apesar de sua import?ncia para o ensino de Qu?mica, a tabela peri?dica ? normalmente apresentada como uma ferramenta de consulta de n?meros at?micos e desta forma n?o promove o interesse do aluno de modo a perceber a import?ncia da mesma. Com a proposta deste trabalho, procurou-se utilizar a ludicidade para motivar e entreter os alunos de Qu?mica de n?vel m?dio de modo a propiciar um aprendizado de Qu?mica mais prazeroso. Desta forma, uma TPLI e uma metodologia de aplica??o da mesma utilizando um jogo de cartas em que as propriedades qu?micas de elementos s?o utilizadas como parte de uma brincadeira foram desenvolvidas. O trabalho foi aplicado como facilitador do aprendizado de Qu?mica em salas de aula e na dissemina??o de ci?ncia e tecnologia em encontros locais e nacionais. |
id |
IFPB_f7d29a30953f9fbe5f3255f50afd80e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/605 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA JUNIOR, Osmir Lima da2019-05-08T15:21:01Z2019-05-08T15:21:01Z2016-06-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/605Este trabalho apresenta a elabora??o de uma Tabela Peri?dica L?dica e Interativa (TPLI) utilizada como auxiliar nas atividades de ensino de Qu?mica de N?vel m?dio e como instrumento de divulga??o de Ci?ncia e Tecnologia em eventos. A tabela Peri?dica ? uma organiza??o dos elementos qu?micos por ordem crescente de n?mero at?mico e apresenta os s?mbolos dos ?tomos organizados em grupos e per?odos. Ela ? uma ferramenta important?ssima para o ensino de Qu?mica pois, atrav?s de seu manuseio, ? poss?vel apreender a simbologia qu?mica relativa ? representa??o dos elementos qu?micos e facilitar o reconhecimento de propriedades peri?dicas associadas com caracter?sticas f?sicas e qu?micas dos materiais como, por exemplo, suas reatividades. Apesar de sua import?ncia para o ensino de Qu?mica, a tabela peri?dica ? normalmente apresentada como uma ferramenta de consulta de n?meros at?micos e desta forma n?o promove o interesse do aluno de modo a perceber a import?ncia da mesma. Com a proposta deste trabalho, procurou-se utilizar a ludicidade para motivar e entreter os alunos de Qu?mica de n?vel m?dio de modo a propiciar um aprendizado de Qu?mica mais prazeroso. Desta forma, uma TPLI e uma metodologia de aplica??o da mesma utilizando um jogo de cartas em que as propriedades qu?micas de elementos s?o utilizadas como parte de uma brincadeira foram desenvolvidas. O trabalho foi aplicado como facilitador do aprendizado de Qu?mica em salas de aula e na dissemina??o de ci?ncia e tecnologia em encontros locais e nacionais.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-08T13:48:06Z No. of bitstreams: 1 TCC- Osmir Lima da Silva Junior.pdf: 1462561 bytes, checksum: 87f64284b367c34c1fa01ea06f2d726c (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-08T15:21:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- Osmir Lima da Silva Junior.pdf: 1462561 bytes, checksum: 87f64284b367c34c1fa01ea06f2d726c (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-08T15:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Osmir Lima da Silva Junior.pdf: 1462561 bytes, checksum: 87f64284b367c34c1fa01ea06f2d726c (MD5) Previous issue date: 2016-06-13Ensino de Qu?micaTabela peri?dicaEnsino l?dicoTabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC- Osmir Lima da Silva Junior.pdfTCC- Osmir Lima da Silva Junior.pdfapplication/pdf1462561http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/605/1/TCC-+Osmir+Lima+da+Silva+Junior.pdf87f64284b367c34c1fa01ea06f2d726cMD51177683/6052022-08-19 10:40:47.252oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-19T13:40:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
title |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
spellingShingle |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica SILVA JUNIOR, Osmir Lima da Ensino de Qu?mica Tabela peri?dica Ensino l?dico |
title_short |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
title_full |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
title_fullStr |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
title_full_unstemmed |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
title_sort |
Tabela peri?dica l?dica interativa - uma ferramenta facilitadora do ensino de qu?mica |
author |
SILVA JUNIOR, Osmir Lima da |
author_facet |
SILVA JUNIOR, Osmir Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, Osmir Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Qu?mica Tabela peri?dica Ensino l?dico |
topic |
Ensino de Qu?mica Tabela peri?dica Ensino l?dico |
description |
Este trabalho apresenta a elabora??o de uma Tabela Peri?dica L?dica e Interativa (TPLI) utilizada como auxiliar nas atividades de ensino de Qu?mica de N?vel m?dio e como instrumento de divulga??o de Ci?ncia e Tecnologia em eventos. A tabela Peri?dica ? uma organiza??o dos elementos qu?micos por ordem crescente de n?mero at?mico e apresenta os s?mbolos dos ?tomos organizados em grupos e per?odos. Ela ? uma ferramenta important?ssima para o ensino de Qu?mica pois, atrav?s de seu manuseio, ? poss?vel apreender a simbologia qu?mica relativa ? representa??o dos elementos qu?micos e facilitar o reconhecimento de propriedades peri?dicas associadas com caracter?sticas f?sicas e qu?micas dos materiais como, por exemplo, suas reatividades. Apesar de sua import?ncia para o ensino de Qu?mica, a tabela peri?dica ? normalmente apresentada como uma ferramenta de consulta de n?meros at?micos e desta forma n?o promove o interesse do aluno de modo a perceber a import?ncia da mesma. Com a proposta deste trabalho, procurou-se utilizar a ludicidade para motivar e entreter os alunos de Qu?mica de n?vel m?dio de modo a propiciar um aprendizado de Qu?mica mais prazeroso. Desta forma, uma TPLI e uma metodologia de aplica??o da mesma utilizando um jogo de cartas em que as propriedades qu?micas de elementos s?o utilizadas como parte de uma brincadeira foram desenvolvidas. O trabalho foi aplicado como facilitador do aprendizado de Qu?mica em salas de aula e na dissemina??o de ci?ncia e tecnologia em encontros locais e nacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T15:21:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-08T15:21:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/605 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/605/1/TCC-+Osmir+Lima+da+Silva+Junior.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87f64284b367c34c1fa01ea06f2d726c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422304313409536 |