PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3074
Resumo: A constru??o de habilidades e compet?ncias profissionais constitui o principal objetivo da educa??o profissional tecnol?gica. No entanto, o exerc?cio de uma profiss?o requer outros tipos de habilidades e compet?ncias que v?o al?m daquelas adquiridas em sala de aula. No ambiente de trabalho da constru??o civil, profissionais com diferentes n?veis de educa??o formal e especializa??es se relacionam e mobilizam saberes pr?prios das fun??es que desempenham, requerendo de cada um a capacidade de traduzir e interpretar informa??es e procedimentos t?cnicos que podem possuir nomenclaturas e formas de executar diferentes daquelas que s?o ensinadas em sala de aula. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consistiu em elaborar uma proposta de interven??o para o curso t?cnico em edifica??es, com vistas ? melhoria da compreens?o dos processos construtivos e ? valoriza??o dos fazeres-saberes dos profissionais da constru??o civil. A elabora??o da proposta de interven??o foi feita a partir de uma pesquisa descritiva, bibliogr?fica e qualitativa, que resultou em um plano de interven??o contendo tema, objetivo, descri??o, recursos necess?rios, resultados esperados e forma de avalia??o da atividade proposta.
id IFPB_575b4777fc63accd89ecd6ee73fa1cd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3074
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE2023-08-09T17:56:35Z2023-08-09T17:56:35Z2022-07-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3074A constru??o de habilidades e compet?ncias profissionais constitui o principal objetivo da educa??o profissional tecnol?gica. No entanto, o exerc?cio de uma profiss?o requer outros tipos de habilidades e compet?ncias que v?o al?m daquelas adquiridas em sala de aula. No ambiente de trabalho da constru??o civil, profissionais com diferentes n?veis de educa??o formal e especializa??es se relacionam e mobilizam saberes pr?prios das fun??es que desempenham, requerendo de cada um a capacidade de traduzir e interpretar informa??es e procedimentos t?cnicos que podem possuir nomenclaturas e formas de executar diferentes daquelas que s?o ensinadas em sala de aula. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consistiu em elaborar uma proposta de interven??o para o curso t?cnico em edifica??es, com vistas ? melhoria da compreens?o dos processos construtivos e ? valoriza??o dos fazeres-saberes dos profissionais da constru??o civil. A elabora??o da proposta de interven??o foi feita a partir de uma pesquisa descritiva, bibliogr?fica e qualitativa, que resultou em um plano de interven??o contendo tema, objetivo, descri??o, recursos necess?rios, resultados esperados e forma de avalia??o da atividade proposta.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-08-07T14:58:11Z No. of bitstreams: 2 TCC Camila de Andrade Oliveira.pdf: 971744 bytes, checksum: a0f24817cad7ec784da9bc42e5cad377 (MD5) Termo Camila de Andrade Oliveira.pdf: 123666 bytes, checksum: 9310aad9ca2a3e408afe6379fbf73adb (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-08-09T17:56:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Camila de Andrade Oliveira.pdf: 971744 bytes, checksum: a0f24817cad7ec784da9bc42e5cad377 (MD5) Termo Camila de Andrade Oliveira.pdf: 123666 bytes, checksum: 9310aad9ca2a3e408afe6379fbf73adb (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-09T17:56:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Camila de Andrade Oliveira.pdf: 971744 bytes, checksum: a0f24817cad7ec784da9bc42e5cad377 (MD5) Termo Camila de Andrade Oliveira.pdf: 123666 bytes, checksum: 9310aad9ca2a3e408afe6379fbf73adb (MD5) Previous issue date: 2022-07-19N?o h?interven??o pedag?gicaedifica??esfazeres-saberesconstru??o civilPROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALTCC Camila de Andrade Oliveira.pdfTCC Camila de Andrade Oliveira.pdfapplication/pdf971744http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3074/1/TCC+Camila+de+Andrade+Oliveira.pdfa0f24817cad7ec784da9bc42e5cad377MD51Termo Camila de Andrade Oliveira.pdfTermo Camila de Andrade Oliveira.pdfapplication/pdf123666http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3074/2/Termo+Camila+de+Andrade+Oliveira.pdf9310aad9ca2a3e408afe6379fbf73adbMD52177683/30742023-08-09 14:56:35.952oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-09T17:56:35Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
title PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
spellingShingle PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE
interven??o pedag?gica
edifica??es
fazeres-saberes
constru??o civil
title_short PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
title_full PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
title_fullStr PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
title_full_unstemmed PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
title_sort PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA PARA O CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZA??O DE FAZERES SABERES NA CONSTRU??O CIVIL
author OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE
author_facet OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE
dc.subject.por.fl_str_mv interven??o pedag?gica
edifica??es
fazeres-saberes
constru??o civil
topic interven??o pedag?gica
edifica??es
fazeres-saberes
constru??o civil
description A constru??o de habilidades e compet?ncias profissionais constitui o principal objetivo da educa??o profissional tecnol?gica. No entanto, o exerc?cio de uma profiss?o requer outros tipos de habilidades e compet?ncias que v?o al?m daquelas adquiridas em sala de aula. No ambiente de trabalho da constru??o civil, profissionais com diferentes n?veis de educa??o formal e especializa??es se relacionam e mobilizam saberes pr?prios das fun??es que desempenham, requerendo de cada um a capacidade de traduzir e interpretar informa??es e procedimentos t?cnicos que podem possuir nomenclaturas e formas de executar diferentes daquelas que s?o ensinadas em sala de aula. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consistiu em elaborar uma proposta de interven??o para o curso t?cnico em edifica??es, com vistas ? melhoria da compreens?o dos processos construtivos e ? valoriza??o dos fazeres-saberes dos profissionais da constru??o civil. A elabora??o da proposta de interven??o foi feita a partir de uma pesquisa descritiva, bibliogr?fica e qualitativa, que resultou em um plano de interven??o contendo tema, objetivo, descri??o, recursos necess?rios, resultados esperados e forma de avalia??o da atividade proposta.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-09T17:56:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-09T17:56:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3074
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3074/1/TCC+Camila+de+Andrade+Oliveira.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3074/2/Termo+Camila+de+Andrade+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0f24817cad7ec784da9bc42e5cad377
9310aad9ca2a3e408afe6379fbf73adb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449442234368