LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2554 |
Resumo: | O presente estudo consiste em uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico subsequente em edifica??es do Instituto Federal da Para?ba. Dada ? lacuna curricular na grade do curso ? aus?ncia do estudo de compatibiliza??o de projetos e estudo de objetos isolados ? a proposta de interven??o ? a cria??o (e desenvolvimento) de uma atividade de extens?o denominada ?Laprob - Laborat?rio de projetos e obra?, com o objetivo de proporcionar aos alunos um exerc?cio pr?tico de interdisciplinaridade e comunh?o de conhecimentos curriculares (estudo arquitet?nico, el?trico, hidr?ulico, estrutural) em uma mesma edifica??o. A proposta consiste em um ateli? de estudos e atividades t?cnicas de engenharia e arquitetura, no qual os alunos poder?o desenvolver levantamentos, diagn?sticos, diretrizes, projetos e avalia??es p?s-ocupacionais de edifica??es, ou seja, atuar em um objeto ?nico de estudo, com vistas no todo, no processo completo. A proposta do Laprob contribui com o vi?s interdisciplinar e para a expans?o do conhecimento produzido nas institui??es de ensino para a comunidade local e, ainda, refor?a/amplia o espectro de compet?ncias profissionais do curso, em destaque a supervis?o de obras e o controle de processos. |
id |
IFPB_ab4273085a3914a903b873a04b3ea0f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2554 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, BRUNIELLY DE ALMEIDA2022-10-31T18:52:18Z2022-10-31T18:52:18Z2022-05-25http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2554O presente estudo consiste em uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico subsequente em edifica??es do Instituto Federal da Para?ba. Dada ? lacuna curricular na grade do curso ? aus?ncia do estudo de compatibiliza??o de projetos e estudo de objetos isolados ? a proposta de interven??o ? a cria??o (e desenvolvimento) de uma atividade de extens?o denominada ?Laprob - Laborat?rio de projetos e obra?, com o objetivo de proporcionar aos alunos um exerc?cio pr?tico de interdisciplinaridade e comunh?o de conhecimentos curriculares (estudo arquitet?nico, el?trico, hidr?ulico, estrutural) em uma mesma edifica??o. A proposta consiste em um ateli? de estudos e atividades t?cnicas de engenharia e arquitetura, no qual os alunos poder?o desenvolver levantamentos, diagn?sticos, diretrizes, projetos e avalia??es p?s-ocupacionais de edifica??es, ou seja, atuar em um objeto ?nico de estudo, com vistas no todo, no processo completo. A proposta do Laprob contribui com o vi?s interdisciplinar e para a expans?o do conhecimento produzido nas institui??es de ensino para a comunidade local e, ainda, refor?a/amplia o espectro de compet?ncias profissionais do curso, em destaque a supervis?o de obras e o controle de processos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-18T13:15:40Z No. of bitstreams: 2 Brunielly de Almeida Silva.pdf: 191692 bytes, checksum: 1b2a0d366d9cf26d4a3c01e75f941040 (MD5) Brunielly de Almeida Silva.pdf: 120309 bytes, checksum: 32e009320259cc6f2f26f2d2a25bd53b (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T18:52:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Brunielly de Almeida Silva.pdf: 191692 bytes, checksum: 1b2a0d366d9cf26d4a3c01e75f941040 (MD5) Brunielly de Almeida Silva.pdf: 120309 bytes, checksum: 32e009320259cc6f2f26f2d2a25bd53b (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T18:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Brunielly de Almeida Silva.pdf: 191692 bytes, checksum: 1b2a0d366d9cf26d4a3c01e75f941040 (MD5) Brunielly de Almeida Silva.pdf: 120309 bytes, checksum: 32e009320259cc6f2f26f2d2a25bd53b (MD5) Previous issue date: 2022-05-25N?O H?educa??o profissionallaprobinterven??o pedag?gicat?cnico em edifica??esLAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALBrunielly de Almeida Silva.pdfBrunielly de Almeida Silva.pdfapplication/pdf191692http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2554/1/Brunielly+de+Almeida+Silva.pdf1b2a0d366d9cf26d4a3c01e75f941040MD51Brunielly de Almeida Silva.pdfBrunielly de Almeida Silva.pdfapplication/pdf120309http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2554/2/Brunielly+de+Almeida+Silva.pdf32e009320259cc6f2f26f2d2a25bd53bMD52177683/25542022-10-31 15:52:18.932oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2554Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T18:52:18Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
title |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
spellingShingle |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es SILVA, BRUNIELLY DE ALMEIDA educa??o profissional laprob interven??o pedag?gica t?cnico em edifica??es |
title_short |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
title_full |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
title_fullStr |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
title_full_unstemmed |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
title_sort |
LAPROB Laborat?rio de projetos e obra: uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico em edifica??es |
author |
SILVA, BRUNIELLY DE ALMEIDA |
author_facet |
SILVA, BRUNIELLY DE ALMEIDA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, BRUNIELLY DE ALMEIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o profissional laprob interven??o pedag?gica t?cnico em edifica??es |
topic |
educa??o profissional laprob interven??o pedag?gica t?cnico em edifica??es |
description |
O presente estudo consiste em uma proposta de interven??o pedag?gica para o curso t?cnico subsequente em edifica??es do Instituto Federal da Para?ba. Dada ? lacuna curricular na grade do curso ? aus?ncia do estudo de compatibiliza??o de projetos e estudo de objetos isolados ? a proposta de interven??o ? a cria??o (e desenvolvimento) de uma atividade de extens?o denominada ?Laprob - Laborat?rio de projetos e obra?, com o objetivo de proporcionar aos alunos um exerc?cio pr?tico de interdisciplinaridade e comunh?o de conhecimentos curriculares (estudo arquitet?nico, el?trico, hidr?ulico, estrutural) em uma mesma edifica??o. A proposta consiste em um ateli? de estudos e atividades t?cnicas de engenharia e arquitetura, no qual os alunos poder?o desenvolver levantamentos, diagn?sticos, diretrizes, projetos e avalia??es p?s-ocupacionais de edifica??es, ou seja, atuar em um objeto ?nico de estudo, com vistas no todo, no processo completo. A proposta do Laprob contribui com o vi?s interdisciplinar e para a expans?o do conhecimento produzido nas institui??es de ensino para a comunidade local e, ainda, refor?a/amplia o espectro de compet?ncias profissionais do curso, em destaque a supervis?o de obras e o controle de processos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T18:52:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T18:52:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2554 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2554/1/Brunielly+de+Almeida+Silva.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2554/2/Brunielly+de+Almeida+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b2a0d366d9cf26d4a3c01e75f941040 32e009320259cc6f2f26f2d2a25bd53b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660428652118016 |