Estudo do coeficiente de migra??o no concreto em corpo de prova com substitui??o parcial por filler cer?micos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3315 |
Resumo: | A quest?o ambiental est? cada vez mais em pauta no mundo atual, no qual a conscientiza??o da popula??o e das empresas sobre a import?ncia do meio ambiente tem aumentado a preocupa??o com a sustentabilidade. Deste modo, este estudo visou elaborar concretos produzidos com baixo consumo de ligante, no qual parte do cimento Portland ? substitu?do por filler cer?mico, utilizando os princ?pios de empacotamento de part?culas para otimizar o teor de vazios em misturas de concreto simultaneamente ? incorpora??o desse filler cer?mico. O presente estudo se trata de uma pesquisa descritiva, com aplica??o e de abordagem quantitativa, no qual se fez por meio de quatro etapas, que s?o: caracteriza??o dos materiais; defini??o de porcentagem de vazios e dos elementos do tra?o; montagem, moldagem e cura dos corpos de prova; ensaios de migra??o de cloretos n?o estacion?rio, determina??o da absor??o de ?gua por capilaridade e de resist?ncia ? compress?o axial. Deste modo, evidenciou-se que a adi??o de RTM ao concreto pode influenciar sua resist?ncia ? compress?o, com a adi??o de cal hidratada potencializando esse efeito, al?m disso, o empacotamento eficiente dos agregados e o controle preciso da dosagem do concreto mostraram-se importantes para o desenvolvimento das propriedades mec?nicas. Conclui-se ent?o que essas descobertas contribuem para o avan?o no conhecimento sobre a utiliza??o de materiais alternativos na produ??o de concreto, visando a sustentabilidade e a redu??o de impactos ambientais. |
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