RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778 |
Resumo: | A Tecnologia Assistiva (TA) ? um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com defici?ncia. No cerne do processo de inclus?o escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como quest?es de investiga??o: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclus?o escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promo??o da Educa??o Matem?tica Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com defici?ncia visual no contexto do ensino de Matem?tica. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliogr?fica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com caracter?sticas evolutiva e sistem?tica do aprendizado em Matem?tica, atrav?s dos materiais did?ticos de baixo custo e por meio dos sentidos t?teis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma op??o para a aprendizagem das opera??es b?sicas de Matem?tica e para o desenvolvimento do racioc?nio l?gico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text ? um prot?tipo de software livre, de aplica??o voltada para web, com diferentes padr?es de sa?da, que possibilita ao usu?rio ferramentas acess?veis para a manipula??o de objetos matem?ticos. Contudo, refor?amos sobre a import?ncia de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promo??o de ambientes formativos inclusivos. |
id |
IFPB_6eddecf359ffd3b50ebc38264d11bab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1778 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE2021-12-29T00:32:51Z2021-12-29T00:32:51Z2021-11-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778A Tecnologia Assistiva (TA) ? um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com defici?ncia. No cerne do processo de inclus?o escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como quest?es de investiga??o: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclus?o escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promo??o da Educa??o Matem?tica Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com defici?ncia visual no contexto do ensino de Matem?tica. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliogr?fica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com caracter?sticas evolutiva e sistem?tica do aprendizado em Matem?tica, atrav?s dos materiais did?ticos de baixo custo e por meio dos sentidos t?teis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma op??o para a aprendizagem das opera??es b?sicas de Matem?tica e para o desenvolvimento do racioc?nio l?gico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text ? um prot?tipo de software livre, de aplica??o voltada para web, com diferentes padr?es de sa?da, que possibilita ao usu?rio ferramentas acess?veis para a manipula??o de objetos matem?ticos. Contudo, refor?amos sobre a import?ncia de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promo??o de ambientes formativos inclusivos.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-12-20T12:35:14Z No. of bitstreams: 1 TCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdf: 1203706 bytes, checksum: 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-12-29T00:32:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdf: 1203706 bytes, checksum: 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-29T00:32:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdf: 1203706 bytes, checksum: 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef (MD5) Previous issue date: 2021-11-30Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica.RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdfTCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1203706http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1778/1/TCC+MANOEL+RAIMUNDO+DE+OLIVEIRA.pdf0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467efMD51177683/17782021-12-28 21:32:51.358oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1778Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-12-29T00:32:51Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
title |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
spellingShingle |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica. |
title_short |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
title_full |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
title_fullStr |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
title_full_unstemmed |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
title_sort |
RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA |
author |
OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE |
author_facet |
OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica. |
topic |
Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica. |
description |
A Tecnologia Assistiva (TA) ? um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com defici?ncia. No cerne do processo de inclus?o escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como quest?es de investiga??o: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclus?o escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promo??o da Educa??o Matem?tica Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com defici?ncia visual no contexto do ensino de Matem?tica. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliogr?fica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com caracter?sticas evolutiva e sistem?tica do aprendizado em Matem?tica, atrav?s dos materiais did?ticos de baixo custo e por meio dos sentidos t?teis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma op??o para a aprendizagem das opera??es b?sicas de Matem?tica e para o desenvolvimento do racioc?nio l?gico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text ? um prot?tipo de software livre, de aplica??o voltada para web, com diferentes padr?es de sa?da, que possibilita ao usu?rio ferramentas acess?veis para a manipula??o de objetos matem?ticos. Contudo, refor?amos sobre a import?ncia de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promo??o de ambientes formativos inclusivos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-29T00:32:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-29T00:32:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1778/1/TCC+MANOEL+RAIMUNDO+DE+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660440295505920 |