RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778
Resumo: A Tecnologia Assistiva (TA) ? um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com defici?ncia. No cerne do processo de inclus?o escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como quest?es de investiga??o: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclus?o escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promo??o da Educa??o Matem?tica Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com defici?ncia visual no contexto do ensino de Matem?tica. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliogr?fica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com caracter?sticas evolutiva e sistem?tica do aprendizado em Matem?tica, atrav?s dos materiais did?ticos de baixo custo e por meio dos sentidos t?teis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma op??o para a aprendizagem das opera??es b?sicas de Matem?tica e para o desenvolvimento do racioc?nio l?gico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text ? um prot?tipo de software livre, de aplica??o voltada para web, com diferentes padr?es de sa?da, que possibilita ao usu?rio ferramentas acess?veis para a manipula??o de objetos matem?ticos. Contudo, refor?amos sobre a import?ncia de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promo??o de ambientes formativos inclusivos.
id IFPB_6eddecf359ffd3b50ebc38264d11bab5
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1778
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE2021-12-29T00:32:51Z2021-12-29T00:32:51Z2021-11-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778A Tecnologia Assistiva (TA) ? um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com defici?ncia. No cerne do processo de inclus?o escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como quest?es de investiga??o: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclus?o escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promo??o da Educa??o Matem?tica Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com defici?ncia visual no contexto do ensino de Matem?tica. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliogr?fica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com caracter?sticas evolutiva e sistem?tica do aprendizado em Matem?tica, atrav?s dos materiais did?ticos de baixo custo e por meio dos sentidos t?teis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma op??o para a aprendizagem das opera??es b?sicas de Matem?tica e para o desenvolvimento do racioc?nio l?gico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text ? um prot?tipo de software livre, de aplica??o voltada para web, com diferentes padr?es de sa?da, que possibilita ao usu?rio ferramentas acess?veis para a manipula??o de objetos matem?ticos. Contudo, refor?amos sobre a import?ncia de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promo??o de ambientes formativos inclusivos.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-12-20T12:35:14Z No. of bitstreams: 1 TCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdf: 1203706 bytes, checksum: 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-12-29T00:32:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdf: 1203706 bytes, checksum: 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-29T00:32:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdf: 1203706 bytes, checksum: 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef (MD5) Previous issue date: 2021-11-30Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica.RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdfTCC MANOEL RAIMUNDO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1203706http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1778/1/TCC+MANOEL+RAIMUNDO+DE+OLIVEIRA.pdf0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467efMD51177683/17782021-12-28 21:32:51.358oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1778Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-12-29T00:32:51Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
title RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
spellingShingle RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE
Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica.
title_short RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
title_full RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
title_fullStr RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
title_full_unstemmed RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
title_sort RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEM?TICA
author OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE
author_facet OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica.
topic Tecnologia Assistiva; Inclus?o escolar; Defici?ncia visual; Matem?tica.
description A Tecnologia Assistiva (TA) ? um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com defici?ncia. No cerne do processo de inclus?o escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como quest?es de investiga??o: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclus?o escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promo??o da Educa??o Matem?tica Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com defici?ncia visual no contexto do ensino de Matem?tica. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliogr?fica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com caracter?sticas evolutiva e sistem?tica do aprendizado em Matem?tica, atrav?s dos materiais did?ticos de baixo custo e por meio dos sentidos t?teis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma op??o para a aprendizagem das opera??es b?sicas de Matem?tica e para o desenvolvimento do racioc?nio l?gico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text ? um prot?tipo de software livre, de aplica??o voltada para web, com diferentes padr?es de sa?da, que possibilita ao usu?rio ferramentas acess?veis para a manipula??o de objetos matem?ticos. Contudo, refor?amos sobre a import?ncia de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promo??o de ambientes formativos inclusivos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-29T00:32:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-29T00:32:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1778/1/TCC+MANOEL+RAIMUNDO+DE+OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d1b0d2db5511ca7e18c50985ab467ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440295505920