O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matem?tica para estudantes com defici?ncia visual. A pesquisa est? inserida no contexto da educa??o inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participa??o plena da pessoa com defici?ncia na sociedade, e uma abordagem pedag?gica adequada nas aulas de matem?tica com estudantes com defici?ncia visual. Neste estudo, fizemos uma an?lise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educa??o inclusiva e da inser??o do discente com defici?ncia visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos m?todos que possam vir a dirimir os obst?culos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matem?tica, n?o apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adapta??es e explora??es das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condi??es estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matem?tica. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a import?ncia da educa??o inclusiva para os alunos com defici?ncia visual, bem como as adapta??es curriculares e estrat?gias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Tamb?m mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de forma??o de professores. Al?m disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos did?ticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acess?vel e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientiza??o sobre a import?ncia da educa??o inclusiva tamb?m nas aulas de matem?tica e inspire institui??es e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas pr?ticas pedag?gicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com defici?ncia visual. |
id |
IFPB_cd64e6bcbe39ed818cf64886d335e31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3316 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Allisson Jos? de Farias2023-10-30T14:48:04Z2023-10-30T14:48:04Z2023-09-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matem?tica para estudantes com defici?ncia visual. A pesquisa est? inserida no contexto da educa??o inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participa??o plena da pessoa com defici?ncia na sociedade, e uma abordagem pedag?gica adequada nas aulas de matem?tica com estudantes com defici?ncia visual. Neste estudo, fizemos uma an?lise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educa??o inclusiva e da inser??o do discente com defici?ncia visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos m?todos que possam vir a dirimir os obst?culos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matem?tica, n?o apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adapta??es e explora??es das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condi??es estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matem?tica. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a import?ncia da educa??o inclusiva para os alunos com defici?ncia visual, bem como as adapta??es curriculares e estrat?gias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Tamb?m mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de forma??o de professores. Al?m disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos did?ticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acess?vel e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientiza??o sobre a import?ncia da educa??o inclusiva tamb?m nas aulas de matem?tica e inspire institui??es e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas pr?ticas pedag?gicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com defici?ncia visual.Submitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-10-30T14:48:04Z No. of bitstreams: 1 Alves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdf: 817972 bytes, checksum: a7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-30T14:48:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdf: 817972 bytes, checksum: a7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706 (MD5) Previous issue date: 2023-09-21Educa??o matem?ticaEduca??o inclusiva - matem?ticaPessoa com defici?ncia (PCD) - cegueiraO ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAlves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdfAlves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdfapplication/pdf817972http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3316/1/Alves%2C+Allisson+Jos%C3%A9+de+Farias+-+TCC.pdfa7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706MD51177683/33162023-10-30 11:48:04.114oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-10-30T14:48:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
title |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
spellingShingle |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos Alves, Allisson Jos? de Farias Educa??o matem?tica Educa??o inclusiva - matem?tica Pessoa com defici?ncia (PCD) - cegueira |
title_short |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
title_full |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
title_fullStr |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
title_full_unstemmed |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
title_sort |
O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos |
author |
Alves, Allisson Jos? de Farias |
author_facet |
Alves, Allisson Jos? de Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Allisson Jos? de Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o matem?tica Educa??o inclusiva - matem?tica Pessoa com defici?ncia (PCD) - cegueira |
topic |
Educa??o matem?tica Educa??o inclusiva - matem?tica Pessoa com defici?ncia (PCD) - cegueira |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matem?tica para estudantes com defici?ncia visual. A pesquisa est? inserida no contexto da educa??o inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participa??o plena da pessoa com defici?ncia na sociedade, e uma abordagem pedag?gica adequada nas aulas de matem?tica com estudantes com defici?ncia visual. Neste estudo, fizemos uma an?lise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educa??o inclusiva e da inser??o do discente com defici?ncia visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos m?todos que possam vir a dirimir os obst?culos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matem?tica, n?o apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adapta??es e explora??es das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condi??es estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matem?tica. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a import?ncia da educa??o inclusiva para os alunos com defici?ncia visual, bem como as adapta??es curriculares e estrat?gias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Tamb?m mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de forma??o de professores. Al?m disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos did?ticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acess?vel e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientiza??o sobre a import?ncia da educa??o inclusiva tamb?m nas aulas de matem?tica e inspire institui??es e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas pr?ticas pedag?gicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com defici?ncia visual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-30T14:48:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-30T14:48:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3316/1/Alves%2C+Allisson+Jos%C3%A9+de+Farias+-+TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452181114880 |