O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Allisson Jos? de Farias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matem?tica para estudantes com defici?ncia visual. A pesquisa est? inserida no contexto da educa??o inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participa??o plena da pessoa com defici?ncia na sociedade, e uma abordagem pedag?gica adequada nas aulas de matem?tica com estudantes com defici?ncia visual. Neste estudo, fizemos uma an?lise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educa??o inclusiva e da inser??o do discente com defici?ncia visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos m?todos que possam vir a dirimir os obst?culos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matem?tica, n?o apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adapta??es e explora??es das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condi??es estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matem?tica. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a import?ncia da educa??o inclusiva para os alunos com defici?ncia visual, bem como as adapta??es curriculares e estrat?gias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Tamb?m mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de forma??o de professores. Al?m disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos did?ticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acess?vel e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientiza??o sobre a import?ncia da educa??o inclusiva tamb?m nas aulas de matem?tica e inspire institui??es e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas pr?ticas pedag?gicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com defici?ncia visual.
id IFPB_cd64e6bcbe39ed818cf64886d335e31c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3316
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Alves, Allisson Jos? de Farias2023-10-30T14:48:04Z2023-10-30T14:48:04Z2023-09-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matem?tica para estudantes com defici?ncia visual. A pesquisa est? inserida no contexto da educa??o inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participa??o plena da pessoa com defici?ncia na sociedade, e uma abordagem pedag?gica adequada nas aulas de matem?tica com estudantes com defici?ncia visual. Neste estudo, fizemos uma an?lise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educa??o inclusiva e da inser??o do discente com defici?ncia visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos m?todos que possam vir a dirimir os obst?culos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matem?tica, n?o apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adapta??es e explora??es das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condi??es estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matem?tica. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a import?ncia da educa??o inclusiva para os alunos com defici?ncia visual, bem como as adapta??es curriculares e estrat?gias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Tamb?m mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de forma??o de professores. Al?m disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos did?ticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acess?vel e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientiza??o sobre a import?ncia da educa??o inclusiva tamb?m nas aulas de matem?tica e inspire institui??es e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas pr?ticas pedag?gicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com defici?ncia visual.Submitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2023-10-30T14:48:04Z No. of bitstreams: 1 Alves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdf: 817972 bytes, checksum: a7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-30T14:48:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdf: 817972 bytes, checksum: a7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706 (MD5) Previous issue date: 2023-09-21Educa??o matem?ticaEduca??o inclusiva - matem?ticaPessoa com defici?ncia (PCD) - cegueiraO ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAlves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdfAlves, Allisson Jos? de Farias - TCC.pdfapplication/pdf817972http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3316/1/Alves%2C+Allisson+Jos%C3%A9+de+Farias+-+TCC.pdfa7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706MD51177683/33162023-10-30 11:48:04.114oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-10-30T14:48:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
title O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
spellingShingle O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
Alves, Allisson Jos? de Farias
Educa??o matem?tica
Educa??o inclusiva - matem?tica
Pessoa com defici?ncia (PCD) - cegueira
title_short O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
title_full O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
title_fullStr O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
title_full_unstemmed O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
title_sort O ensino de matem?tica para estudantes com defici?ncia visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos
author Alves, Allisson Jos? de Farias
author_facet Alves, Allisson Jos? de Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Allisson Jos? de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o matem?tica
Educa??o inclusiva - matem?tica
Pessoa com defici?ncia (PCD) - cegueira
topic Educa??o matem?tica
Educa??o inclusiva - matem?tica
Pessoa com defici?ncia (PCD) - cegueira
description Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matem?tica para estudantes com defici?ncia visual. A pesquisa est? inserida no contexto da educa??o inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participa??o plena da pessoa com defici?ncia na sociedade, e uma abordagem pedag?gica adequada nas aulas de matem?tica com estudantes com defici?ncia visual. Neste estudo, fizemos uma an?lise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educa??o inclusiva e da inser??o do discente com defici?ncia visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos m?todos que possam vir a dirimir os obst?culos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matem?tica, n?o apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adapta??es e explora??es das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condi??es estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matem?tica. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a import?ncia da educa??o inclusiva para os alunos com defici?ncia visual, bem como as adapta??es curriculares e estrat?gias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Tamb?m mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de forma??o de professores. Al?m disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos did?ticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acess?vel e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientiza??o sobre a import?ncia da educa??o inclusiva tamb?m nas aulas de matem?tica e inspire institui??es e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas pr?ticas pedag?gicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com defici?ncia visual.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-30T14:48:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-30T14:48:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3316/1/Alves%2C+Allisson+Jos%C3%A9+de+Farias+-+TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a7bcc8d7b11aff781169a89ec1013706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452181114880