Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2667 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema estudar o comportamento dos consumidores e os novos h?bitos adquiridos com a chegada da pandemia da Covid-19, que foi um evento inesperado que gerou muitas mudan?as. Pretendeu-se analisar e entender as mudan?as dos h?bitos de consumo vivenciadas pelos consumidores da grande Jo?o Pessoa/PB a partir da pandemia. As imposi??es de medidas para a conten??o de cont?gio, fizeram com que os consumidores sofressem adapta??es nos seus h?bitos, passando do mundo f?sico para o on-line para que pudessem acompanhar esse novo contexto, algo que transformou o perfil do consumidor. Este trabalho fundamenta-se em pesquisa do tipo descritiva de abordagem quantitativa com aplica??o de um question?rio a uma amostra de 148 respondentes de ambos os sexos, residentes da grande Jo?o Pessoa/PB. Os resultados permitiram observar que houve mudan?as nos h?bitos dos consumidores, assim como as suas experi?ncias em compras on-line. Por exemplo, a ado??o do pagamento virtual se tornou uma tend?ncia que veio para ficar, pois houve uma redu??o significativa do uso de dinheiro em esp?cie, assim como a frequ?ncia de compras on-line por m?s cresceu em compara??o com o per?odo pr?- pand?mico. Conclui-se que, de fato, surgiram novos h?bitos e essas mudan?as v?o permanecer no cotidiano dos consumidores, fazendo com que os h?bitos de consumo no meio digital s? cres?am. |
id |
IFPB_71e4f1b6dc3e23100f8a884431e70575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2667 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, Amanda Suellen da Silva2023-01-02T14:45:38Z2023-01-02T14:45:38Z2023-01-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2667Este trabalho tem como tema estudar o comportamento dos consumidores e os novos h?bitos adquiridos com a chegada da pandemia da Covid-19, que foi um evento inesperado que gerou muitas mudan?as. Pretendeu-se analisar e entender as mudan?as dos h?bitos de consumo vivenciadas pelos consumidores da grande Jo?o Pessoa/PB a partir da pandemia. As imposi??es de medidas para a conten??o de cont?gio, fizeram com que os consumidores sofressem adapta??es nos seus h?bitos, passando do mundo f?sico para o on-line para que pudessem acompanhar esse novo contexto, algo que transformou o perfil do consumidor. Este trabalho fundamenta-se em pesquisa do tipo descritiva de abordagem quantitativa com aplica??o de um question?rio a uma amostra de 148 respondentes de ambos os sexos, residentes da grande Jo?o Pessoa/PB. Os resultados permitiram observar que houve mudan?as nos h?bitos dos consumidores, assim como as suas experi?ncias em compras on-line. Por exemplo, a ado??o do pagamento virtual se tornou uma tend?ncia que veio para ficar, pois houve uma redu??o significativa do uso de dinheiro em esp?cie, assim como a frequ?ncia de compras on-line por m?s cresceu em compara??o com o per?odo pr?- pand?mico. Conclui-se que, de fato, surgiram novos h?bitos e essas mudan?as v?o permanecer no cotidiano dos consumidores, fazendo com que os h?bitos de consumo no meio digital s? cres?am.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-02T14:45:38Z No. of bitstreams: 2 IMPACTOS DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO E NA DECIS?O DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES EM JO?O PESSOA-PB.pdf: 1066869 bytes, checksum: b7012e25c55b09bccc11e55d38760e93 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem.pdf: 488716 bytes, checksum: 51ce86aaa1c0780333352bee1ea0b3ec (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T14:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 IMPACTOS DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO E NA DECIS?O DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES EM JO?O PESSOA-PB.pdf: 1066869 bytes, checksum: b7012e25c55b09bccc11e55d38760e93 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem.pdf: 488716 bytes, checksum: 51ce86aaa1c0780333352bee1ea0b3ec (MD5) Previous issue date: 2023-01-02Comportamento do consumidorCompras digitaisMarketingCom?rcio eletr?nicoPandemiaCovid-19Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALIMPACTOS DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO E NA DECIS?O DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES EM JO?O PESSOA-PB.pdfIMPACTOS DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO E NA DECIS?O DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES EM JO?O PESSOA-PB.pdfapplication/pdf1066869http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2667/1/IMPACTOS+DA+PANDEMIA+NO+COMPORTAMENTO+E+NA+DECIS%C3%83O+DE+COMPRAS+DOS+CONSUMIDORES+EM+JO%C3%83O+PESSOA-PB.pdfb7012e25c55b09bccc11e55d38760e93MD51Termo de Autoriza??o de Postagem.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem.pdfapplication/pdf488716http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2667/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem.pdf51ce86aaa1c0780333352bee1ea0b3ecMD52177683/26672023-01-02 11:45:38.074oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-02T14:45:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
title |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
spellingShingle |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB Bezerra, Amanda Suellen da Silva Comportamento do consumidor Compras digitais Marketing Com?rcio eletr?nico Pandemia Covid-19 |
title_short |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
title_full |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
title_fullStr |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
title_full_unstemmed |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
title_sort |
Impactos da pandemia no comportamento e na decis?o de compras dos consumidores em Jo?o Pessoa/PB |
author |
Bezerra, Amanda Suellen da Silva |
author_facet |
Bezerra, Amanda Suellen da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Amanda Suellen da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Compras digitais Marketing Com?rcio eletr?nico Pandemia Covid-19 |
topic |
Comportamento do consumidor Compras digitais Marketing Com?rcio eletr?nico Pandemia Covid-19 |
description |
Este trabalho tem como tema estudar o comportamento dos consumidores e os novos h?bitos adquiridos com a chegada da pandemia da Covid-19, que foi um evento inesperado que gerou muitas mudan?as. Pretendeu-se analisar e entender as mudan?as dos h?bitos de consumo vivenciadas pelos consumidores da grande Jo?o Pessoa/PB a partir da pandemia. As imposi??es de medidas para a conten??o de cont?gio, fizeram com que os consumidores sofressem adapta??es nos seus h?bitos, passando do mundo f?sico para o on-line para que pudessem acompanhar esse novo contexto, algo que transformou o perfil do consumidor. Este trabalho fundamenta-se em pesquisa do tipo descritiva de abordagem quantitativa com aplica??o de um question?rio a uma amostra de 148 respondentes de ambos os sexos, residentes da grande Jo?o Pessoa/PB. Os resultados permitiram observar que houve mudan?as nos h?bitos dos consumidores, assim como as suas experi?ncias em compras on-line. Por exemplo, a ado??o do pagamento virtual se tornou uma tend?ncia que veio para ficar, pois houve uma redu??o significativa do uso de dinheiro em esp?cie, assim como a frequ?ncia de compras on-line por m?s cresceu em compara??o com o per?odo pr?- pand?mico. Conclui-se que, de fato, surgiram novos h?bitos e essas mudan?as v?o permanecer no cotidiano dos consumidores, fazendo com que os h?bitos de consumo no meio digital s? cres?am. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-02T14:45:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-02T14:45:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2667 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2667/1/IMPACTOS+DA+PANDEMIA+NO+COMPORTAMENTO+E+NA+DECIS%C3%83O+DE+COMPRAS+DOS+CONSUMIDORES+EM+JO%C3%83O+PESSOA-PB.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2667/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7012e25c55b09bccc11e55d38760e93 51ce86aaa1c0780333352bee1ea0b3ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446462181376 |