PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606
Resumo: O presente artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica no Curso T?cnico em Agr?cola, do Instituto Federal da Para?ba-IFPB, polo Araruna-PB. Sabe-se que munic?pio de Araruna, localizada na regi?o do brejo da Para?ba, j? vem h? alguns anos despontando como sendo um importante produtor de maracuj? da esp?cie Passiflora edulis no estado da Para?ba. Esse tipo de esp?cie soma-se um grande n?mero com cerca de 400, sendo cerca de 120 nativas do Brasil, sua caracter?stica ? baseada numa ?nica esp?cie popularmente conhecido como o maracuj?-amarelo ou azedo, representando mais de 95% dos pomares, devido ? qualidade dos seus frutos, vigor, produ??o e rendimento quando transformado em suco, al?m de, ser considerado uma fruta de cultura dom?stica ao longo dos anos por possuir propriedades relevante para a medicina. Portanto, os cuidados no cultivo do maracujazeiro (Passiflora edulis) requer cuidados, conhecimento para um manejo menos prejudicial a esp?cie e orienta??es sobre cultura de subsist?ncia sem a utiliza??o de agrot?xicos. Para tanto, o objetivo desse estudo ? apresentar a import?ncia da cultura e o manejo coerente do maracujazeiro, aplicado no Curso de T?cnico em Agr?cola, da disciplina de Fruticultura, dando destaque como fonte econ?mica local do munic?pio de Araruna, localizada no interior da Para?ba. A metodologia adotada deu-se por meio de um planejamento constitu?do por propostas a serem desenvolvidas com alunos do curso t?cnico na sala de aula, e a literatura embasada por autores que fundamentaram o estudo como: Meletti (2011), Rizzi (1998), Piza Junior (1998), entre outros. A referida proposta de interven??o poder? contribuir na forma??o do conhecimento do aluno, desde o acesso a informa??o do cultivo do fruto, produtividade da cultura, mapeamento das comunidades que lidam com a produ??o, al?m da, contribui??o para o fortalecimento da economia local.
id IFPB_75846c6343f96010f14240d3ad697902
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2606
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE2022-11-29T21:39:37Z2022-11-29T21:39:37Z2022-05-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606O presente artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica no Curso T?cnico em Agr?cola, do Instituto Federal da Para?ba-IFPB, polo Araruna-PB. Sabe-se que munic?pio de Araruna, localizada na regi?o do brejo da Para?ba, j? vem h? alguns anos despontando como sendo um importante produtor de maracuj? da esp?cie Passiflora edulis no estado da Para?ba. Esse tipo de esp?cie soma-se um grande n?mero com cerca de 400, sendo cerca de 120 nativas do Brasil, sua caracter?stica ? baseada numa ?nica esp?cie popularmente conhecido como o maracuj?-amarelo ou azedo, representando mais de 95% dos pomares, devido ? qualidade dos seus frutos, vigor, produ??o e rendimento quando transformado em suco, al?m de, ser considerado uma fruta de cultura dom?stica ao longo dos anos por possuir propriedades relevante para a medicina. Portanto, os cuidados no cultivo do maracujazeiro (Passiflora edulis) requer cuidados, conhecimento para um manejo menos prejudicial a esp?cie e orienta??es sobre cultura de subsist?ncia sem a utiliza??o de agrot?xicos. Para tanto, o objetivo desse estudo ? apresentar a import?ncia da cultura e o manejo coerente do maracujazeiro, aplicado no Curso de T?cnico em Agr?cola, da disciplina de Fruticultura, dando destaque como fonte econ?mica local do munic?pio de Araruna, localizada no interior da Para?ba. A metodologia adotada deu-se por meio de um planejamento constitu?do por propostas a serem desenvolvidas com alunos do curso t?cnico na sala de aula, e a literatura embasada por autores que fundamentaram o estudo como: Meletti (2011), Rizzi (1998), Piza Junior (1998), entre outros. A referida proposta de interven??o poder? contribuir na forma??o do conhecimento do aluno, desde o acesso a informa??o do cultivo do fruto, produtividade da cultura, mapeamento das comunidades que lidam com a produ??o, al?m da, contribui??o para o fortalecimento da economia local.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-11-18T12:23:40Z No. of bitstreams: 2 ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdf: 259575 bytes, checksum: 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 (MD5) ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdf: 96989 bytes, checksum: f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-11-29T21:39:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdf: 259575 bytes, checksum: 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 (MD5) ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdf: 96989 bytes, checksum: f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-29T21:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdf: 259575 bytes, checksum: 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 (MD5) ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdf: 96989 bytes, checksum: f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d (MD5) Previous issue date: 2022-05-13N?O H?maracujazeirocultivoconhecimentobenef?ciosgera??o de rendaPROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdfANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdfapplication/pdf259575http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/1/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA.pdf4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077MD51ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdfANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdfapplication/pdf96989http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/2/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA+1.pdff0d8f78935083d9c715ab572e4e9662dMD52177683/26062022-11-29 18:39:37.699oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-29T21:39:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
title PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
spellingShingle PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE
maracujazeiro
cultivo
conhecimento
benef?cios
gera??o de renda
title_short PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
title_full PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
title_fullStr PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
title_full_unstemmed PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
title_sort PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
author SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE
author_facet SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE
dc.subject.por.fl_str_mv maracujazeiro
cultivo
conhecimento
benef?cios
gera??o de renda
topic maracujazeiro
cultivo
conhecimento
benef?cios
gera??o de renda
description O presente artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica no Curso T?cnico em Agr?cola, do Instituto Federal da Para?ba-IFPB, polo Araruna-PB. Sabe-se que munic?pio de Araruna, localizada na regi?o do brejo da Para?ba, j? vem h? alguns anos despontando como sendo um importante produtor de maracuj? da esp?cie Passiflora edulis no estado da Para?ba. Esse tipo de esp?cie soma-se um grande n?mero com cerca de 400, sendo cerca de 120 nativas do Brasil, sua caracter?stica ? baseada numa ?nica esp?cie popularmente conhecido como o maracuj?-amarelo ou azedo, representando mais de 95% dos pomares, devido ? qualidade dos seus frutos, vigor, produ??o e rendimento quando transformado em suco, al?m de, ser considerado uma fruta de cultura dom?stica ao longo dos anos por possuir propriedades relevante para a medicina. Portanto, os cuidados no cultivo do maracujazeiro (Passiflora edulis) requer cuidados, conhecimento para um manejo menos prejudicial a esp?cie e orienta??es sobre cultura de subsist?ncia sem a utiliza??o de agrot?xicos. Para tanto, o objetivo desse estudo ? apresentar a import?ncia da cultura e o manejo coerente do maracujazeiro, aplicado no Curso de T?cnico em Agr?cola, da disciplina de Fruticultura, dando destaque como fonte econ?mica local do munic?pio de Araruna, localizada no interior da Para?ba. A metodologia adotada deu-se por meio de um planejamento constitu?do por propostas a serem desenvolvidas com alunos do curso t?cnico na sala de aula, e a literatura embasada por autores que fundamentaram o estudo como: Meletti (2011), Rizzi (1998), Piza Junior (1998), entre outros. A referida proposta de interven??o poder? contribuir na forma??o do conhecimento do aluno, desde o acesso a informa??o do cultivo do fruto, produtividade da cultura, mapeamento das comunidades que lidam com a produ??o, al?m da, contribui??o para o fortalecimento da economia local.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T21:39:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T21:39:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/1/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/2/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA+1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077
f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446335303680