PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica no Curso T?cnico em Agr?cola, do Instituto Federal da Para?ba-IFPB, polo Araruna-PB. Sabe-se que munic?pio de Araruna, localizada na regi?o do brejo da Para?ba, j? vem h? alguns anos despontando como sendo um importante produtor de maracuj? da esp?cie Passiflora edulis no estado da Para?ba. Esse tipo de esp?cie soma-se um grande n?mero com cerca de 400, sendo cerca de 120 nativas do Brasil, sua caracter?stica ? baseada numa ?nica esp?cie popularmente conhecido como o maracuj?-amarelo ou azedo, representando mais de 95% dos pomares, devido ? qualidade dos seus frutos, vigor, produ??o e rendimento quando transformado em suco, al?m de, ser considerado uma fruta de cultura dom?stica ao longo dos anos por possuir propriedades relevante para a medicina. Portanto, os cuidados no cultivo do maracujazeiro (Passiflora edulis) requer cuidados, conhecimento para um manejo menos prejudicial a esp?cie e orienta??es sobre cultura de subsist?ncia sem a utiliza??o de agrot?xicos. Para tanto, o objetivo desse estudo ? apresentar a import?ncia da cultura e o manejo coerente do maracujazeiro, aplicado no Curso de T?cnico em Agr?cola, da disciplina de Fruticultura, dando destaque como fonte econ?mica local do munic?pio de Araruna, localizada no interior da Para?ba. A metodologia adotada deu-se por meio de um planejamento constitu?do por propostas a serem desenvolvidas com alunos do curso t?cnico na sala de aula, e a literatura embasada por autores que fundamentaram o estudo como: Meletti (2011), Rizzi (1998), Piza Junior (1998), entre outros. A referida proposta de interven??o poder? contribuir na forma??o do conhecimento do aluno, desde o acesso a informa??o do cultivo do fruto, produtividade da cultura, mapeamento das comunidades que lidam com a produ??o, al?m da, contribui??o para o fortalecimento da economia local. |
id |
IFPB_75846c6343f96010f14240d3ad697902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2606 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE2022-11-29T21:39:37Z2022-11-29T21:39:37Z2022-05-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606O presente artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica no Curso T?cnico em Agr?cola, do Instituto Federal da Para?ba-IFPB, polo Araruna-PB. Sabe-se que munic?pio de Araruna, localizada na regi?o do brejo da Para?ba, j? vem h? alguns anos despontando como sendo um importante produtor de maracuj? da esp?cie Passiflora edulis no estado da Para?ba. Esse tipo de esp?cie soma-se um grande n?mero com cerca de 400, sendo cerca de 120 nativas do Brasil, sua caracter?stica ? baseada numa ?nica esp?cie popularmente conhecido como o maracuj?-amarelo ou azedo, representando mais de 95% dos pomares, devido ? qualidade dos seus frutos, vigor, produ??o e rendimento quando transformado em suco, al?m de, ser considerado uma fruta de cultura dom?stica ao longo dos anos por possuir propriedades relevante para a medicina. Portanto, os cuidados no cultivo do maracujazeiro (Passiflora edulis) requer cuidados, conhecimento para um manejo menos prejudicial a esp?cie e orienta??es sobre cultura de subsist?ncia sem a utiliza??o de agrot?xicos. Para tanto, o objetivo desse estudo ? apresentar a import?ncia da cultura e o manejo coerente do maracujazeiro, aplicado no Curso de T?cnico em Agr?cola, da disciplina de Fruticultura, dando destaque como fonte econ?mica local do munic?pio de Araruna, localizada no interior da Para?ba. A metodologia adotada deu-se por meio de um planejamento constitu?do por propostas a serem desenvolvidas com alunos do curso t?cnico na sala de aula, e a literatura embasada por autores que fundamentaram o estudo como: Meletti (2011), Rizzi (1998), Piza Junior (1998), entre outros. A referida proposta de interven??o poder? contribuir na forma??o do conhecimento do aluno, desde o acesso a informa??o do cultivo do fruto, produtividade da cultura, mapeamento das comunidades que lidam com a produ??o, al?m da, contribui??o para o fortalecimento da economia local.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-11-18T12:23:40Z No. of bitstreams: 2 ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdf: 259575 bytes, checksum: 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 (MD5) ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdf: 96989 bytes, checksum: f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-11-29T21:39:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdf: 259575 bytes, checksum: 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 (MD5) ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdf: 96989 bytes, checksum: f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-29T21:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdf: 259575 bytes, checksum: 4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 (MD5) ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdf: 96989 bytes, checksum: f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d (MD5) Previous issue date: 2022-05-13N?O H?maracujazeirocultivoconhecimentobenef?ciosgera??o de rendaPROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdfANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA.pdfapplication/pdf259575http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/1/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA.pdf4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077MD51ANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdfANTONIO ALFREDO VITORINO DE SOUSA 1.pdfapplication/pdf96989http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/2/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA+1.pdff0d8f78935083d9c715ab572e4e9662dMD52177683/26062022-11-29 18:39:37.699oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-29T21:39:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
title |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
spellingShingle |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE maracujazeiro cultivo conhecimento benef?cios gera??o de renda |
title_short |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
title_full |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
title_fullStr |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
title_sort |
PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA SOBRE A CULTURA E PRODU??O DO MARACUJAZEIRO (PASSIFLORA EDULIS) NO CURSO T?CNICO AGR?COLA |
author |
SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE |
author_facet |
SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, ANTONIO ALFREDO VITORINO DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
maracujazeiro cultivo conhecimento benef?cios gera??o de renda |
topic |
maracujazeiro cultivo conhecimento benef?cios gera??o de renda |
description |
O presente artigo apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica no Curso T?cnico em Agr?cola, do Instituto Federal da Para?ba-IFPB, polo Araruna-PB. Sabe-se que munic?pio de Araruna, localizada na regi?o do brejo da Para?ba, j? vem h? alguns anos despontando como sendo um importante produtor de maracuj? da esp?cie Passiflora edulis no estado da Para?ba. Esse tipo de esp?cie soma-se um grande n?mero com cerca de 400, sendo cerca de 120 nativas do Brasil, sua caracter?stica ? baseada numa ?nica esp?cie popularmente conhecido como o maracuj?-amarelo ou azedo, representando mais de 95% dos pomares, devido ? qualidade dos seus frutos, vigor, produ??o e rendimento quando transformado em suco, al?m de, ser considerado uma fruta de cultura dom?stica ao longo dos anos por possuir propriedades relevante para a medicina. Portanto, os cuidados no cultivo do maracujazeiro (Passiflora edulis) requer cuidados, conhecimento para um manejo menos prejudicial a esp?cie e orienta??es sobre cultura de subsist?ncia sem a utiliza??o de agrot?xicos. Para tanto, o objetivo desse estudo ? apresentar a import?ncia da cultura e o manejo coerente do maracujazeiro, aplicado no Curso de T?cnico em Agr?cola, da disciplina de Fruticultura, dando destaque como fonte econ?mica local do munic?pio de Araruna, localizada no interior da Para?ba. A metodologia adotada deu-se por meio de um planejamento constitu?do por propostas a serem desenvolvidas com alunos do curso t?cnico na sala de aula, e a literatura embasada por autores que fundamentaram o estudo como: Meletti (2011), Rizzi (1998), Piza Junior (1998), entre outros. A referida proposta de interven??o poder? contribuir na forma??o do conhecimento do aluno, desde o acesso a informa??o do cultivo do fruto, produtividade da cultura, mapeamento das comunidades que lidam com a produ??o, al?m da, contribui??o para o fortalecimento da economia local. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-29T21:39:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-29T21:39:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/1/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2606/2/ANTONIO+ALFREDO+VITORINO+DE+SOUSA+1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4aed29ab0192bb5ac009e13c66239077 f0d8f78935083d9c715ab572e4e9662d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446335303680 |