Avalia??o Antropom?trica em Discentes do Ensino M?dio em uma Institui??o Federal de Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1595 |
Resumo: | A antropometria inclui m?todos e t?cnicas que visam obter as medidas f?sicas do corpo humano, seja o todo ou em seguimentos corporais. A avalia??o antropom?trica ? fundamental para a defini??o do projeto, inclus?o dos espa?os est?ticos e aqueles necess?rios para a realiza??o dos movimentos, onde a inadequa??o pode levar a posturas inadequadas capazes de gerar les?es e doen?as osteomusculares. Desse modo, ao pensar no mobili?rio escolar e a permaneciam dos alunos durante as aulas, pode se observar que a inadequa??o destes mobili?rios pode gerar desconforto e comprometer o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento antropom?trico dos discentes de uma turma do curso integrado de uma Institui??o Federal de Ensino. A metodologia utilizada foi a avalia??o antropom?trica SAPO, avalia??o da carteira escolar utilizada pelo discentes e o question?rio de Queixas Musculoesquel?tica de Corlett e Manenica, a amostra composta por 15 discentes com faixa et?ria de aproximadamente 16 anos. A an?lise de dados ocorreu atrav?s do Software Excel 2018 e SPSS Statistics 20.0. Dentre os resultados alcan?ados pode se observar que a cadeira escolar apresentava os assentos como um fator que interfere as condi??es posturais e outros fatores intr?nsecos, pois de acordo com a ABNT est? inadequado: a largura do encosto, altura do encosto em rela??o ao assento e a inclina??o do encosto. Os alunos relataram atrav?s do question?rio de Corlett predom?nio de desconforto extremo, nas regi?es: cervical; dorso superior, m?dio e inferior esquerdo; e membro inferior esquerdo. Podendo assim, interferir na aprendizagem dos discentes. |
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