PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564 |
Resumo: | Este estudo foi organizado a partir de uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, utilizando a experimenta??o. Nortearam a pesquisa: a pr?tica experimental como metodologia para forma??o t?cnica, demostrando que apenas as aulas expositivas n?o s?o satisfat?rias, pois, n?o despertam o interesse dos alunos; a import?ncia das pr?ticas significativas no processo de aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino t?cnico, apontando as import?ncias relacionadas a estrutura do conhecimento. O experimento mostrar? o processo de contamina??o por v?rus, utilizados materiais simples e de f?cil acesso. O uso dessa estrat?gia pode resultar na constru??o do conhecimento que vai al?m da simples transmiss?o, desenvolvendo as potencialidades dos alunos. |
id |
IFPB_9034af21903163c85d75578288faede4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2564 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LIRA, LUZIA DOS SANTOS2022-10-31T19:48:49Z2022-10-31T19:48:49Z2022-04-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564Este estudo foi organizado a partir de uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, utilizando a experimenta??o. Nortearam a pesquisa: a pr?tica experimental como metodologia para forma??o t?cnica, demostrando que apenas as aulas expositivas n?o s?o satisfat?rias, pois, n?o despertam o interesse dos alunos; a import?ncia das pr?ticas significativas no processo de aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino t?cnico, apontando as import?ncias relacionadas a estrutura do conhecimento. O experimento mostrar? o processo de contamina??o por v?rus, utilizados materiais simples e de f?cil acesso. O uso dessa estrat?gia pode resultar na constru??o do conhecimento que vai al?m da simples transmiss?o, desenvolvendo as potencialidades dos alunos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-19T13:02:45Z No. of bitstreams: 2 LUZIA DOS SANTOS LIRA.pdf: 370965 bytes, checksum: c3f702671f239c5551d71ea6212decfe (MD5) Luzia dos Santos Lira.pdf: 1054596 bytes, checksum: 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T19:48:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUZIA DOS SANTOS LIRA.pdf: 370965 bytes, checksum: c3f702671f239c5551d71ea6212decfe (MD5) Luzia dos Santos Lira.pdf: 1054596 bytes, checksum: 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T19:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUZIA DOS SANTOS LIRA.pdf: 370965 bytes, checksum: c3f702671f239c5551d71ea6212decfe (MD5) Luzia dos Santos Lira.pdf: 1054596 bytes, checksum: 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-19N?O H?ensino profissionalinterven??o pedag?gicav?rusPR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLUZIA DOS SANTOS LIRA.pdfLUZIA DOS SANTOS LIRA.pdfapplication/pdf370965http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/1/LUZIA+DOS+SANTOS+LIRA.pdfc3f702671f239c5551d71ea6212decfeMD51Luzia dos Santos Lira.pdfLuzia dos Santos Lira.pdfapplication/pdf1054596http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/2/Luzia+dos+Santos+Lira.pdf4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9MD52177683/25642022-10-31 16:48:49.313oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T19:48:49Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
title |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
spellingShingle |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. LIRA, LUZIA DOS SANTOS ensino profissional interven??o pedag?gica v?rus |
title_short |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
title_full |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
title_fullStr |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
title_full_unstemmed |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
title_sort |
PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
author |
LIRA, LUZIA DOS SANTOS |
author_facet |
LIRA, LUZIA DOS SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIRA, LUZIA DOS SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino profissional interven??o pedag?gica v?rus |
topic |
ensino profissional interven??o pedag?gica v?rus |
description |
Este estudo foi organizado a partir de uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, utilizando a experimenta??o. Nortearam a pesquisa: a pr?tica experimental como metodologia para forma??o t?cnica, demostrando que apenas as aulas expositivas n?o s?o satisfat?rias, pois, n?o despertam o interesse dos alunos; a import?ncia das pr?ticas significativas no processo de aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino t?cnico, apontando as import?ncias relacionadas a estrutura do conhecimento. O experimento mostrar? o processo de contamina??o por v?rus, utilizados materiais simples e de f?cil acesso. O uso dessa estrat?gia pode resultar na constru??o do conhecimento que vai al?m da simples transmiss?o, desenvolvendo as potencialidades dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T19:48:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T19:48:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/1/LUZIA+DOS+SANTOS+LIRA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/2/Luzia+dos+Santos+Lira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3f702671f239c5551d71ea6212decfe 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445720838144 |