PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, LUZIA DOS SANTOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564
Resumo: Este estudo foi organizado a partir de uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, utilizando a experimenta??o. Nortearam a pesquisa: a pr?tica experimental como metodologia para forma??o t?cnica, demostrando que apenas as aulas expositivas n?o s?o satisfat?rias, pois, n?o despertam o interesse dos alunos; a import?ncia das pr?ticas significativas no processo de aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino t?cnico, apontando as import?ncias relacionadas a estrutura do conhecimento. O experimento mostrar? o processo de contamina??o por v?rus, utilizados materiais simples e de f?cil acesso. O uso dessa estrat?gia pode resultar na constru??o do conhecimento que vai al?m da simples transmiss?o, desenvolvendo as potencialidades dos alunos.
id IFPB_9034af21903163c85d75578288faede4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2564
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LIRA, LUZIA DOS SANTOS2022-10-31T19:48:49Z2022-10-31T19:48:49Z2022-04-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564Este estudo foi organizado a partir de uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, utilizando a experimenta??o. Nortearam a pesquisa: a pr?tica experimental como metodologia para forma??o t?cnica, demostrando que apenas as aulas expositivas n?o s?o satisfat?rias, pois, n?o despertam o interesse dos alunos; a import?ncia das pr?ticas significativas no processo de aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino t?cnico, apontando as import?ncias relacionadas a estrutura do conhecimento. O experimento mostrar? o processo de contamina??o por v?rus, utilizados materiais simples e de f?cil acesso. O uso dessa estrat?gia pode resultar na constru??o do conhecimento que vai al?m da simples transmiss?o, desenvolvendo as potencialidades dos alunos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-19T13:02:45Z No. of bitstreams: 2 LUZIA DOS SANTOS LIRA.pdf: 370965 bytes, checksum: c3f702671f239c5551d71ea6212decfe (MD5) Luzia dos Santos Lira.pdf: 1054596 bytes, checksum: 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T19:48:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUZIA DOS SANTOS LIRA.pdf: 370965 bytes, checksum: c3f702671f239c5551d71ea6212decfe (MD5) Luzia dos Santos Lira.pdf: 1054596 bytes, checksum: 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T19:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUZIA DOS SANTOS LIRA.pdf: 370965 bytes, checksum: c3f702671f239c5551d71ea6212decfe (MD5) Luzia dos Santos Lira.pdf: 1054596 bytes, checksum: 4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-19N?O H?ensino profissionalinterven??o pedag?gicav?rusPR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLUZIA DOS SANTOS LIRA.pdfLUZIA DOS SANTOS LIRA.pdfapplication/pdf370965http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/1/LUZIA+DOS+SANTOS+LIRA.pdfc3f702671f239c5551d71ea6212decfeMD51Luzia dos Santos Lira.pdfLuzia dos Santos Lira.pdfapplication/pdf1054596http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/2/Luzia+dos+Santos+Lira.pdf4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9MD52177683/25642022-10-31 16:48:49.313oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T19:48:49Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
title PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
spellingShingle PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
LIRA, LUZIA DOS SANTOS
ensino profissional
interven??o pedag?gica
v?rus
title_short PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
title_full PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
title_fullStr PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
title_full_unstemmed PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
title_sort PR?TICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO T?CNICO: A??O SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
author LIRA, LUZIA DOS SANTOS
author_facet LIRA, LUZIA DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, LUZIA DOS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv ensino profissional
interven??o pedag?gica
v?rus
topic ensino profissional
interven??o pedag?gica
v?rus
description Este estudo foi organizado a partir de uma Proposta de Interven??o Pedag?gica para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, utilizando a experimenta??o. Nortearam a pesquisa: a pr?tica experimental como metodologia para forma??o t?cnica, demostrando que apenas as aulas expositivas n?o s?o satisfat?rias, pois, n?o despertam o interesse dos alunos; a import?ncia das pr?ticas significativas no processo de aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino t?cnico, apontando as import?ncias relacionadas a estrutura do conhecimento. O experimento mostrar? o processo de contamina??o por v?rus, utilizados materiais simples e de f?cil acesso. O uso dessa estrat?gia pode resultar na constru??o do conhecimento que vai al?m da simples transmiss?o, desenvolvendo as potencialidades dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T19:48:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T19:48:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/1/LUZIA+DOS+SANTOS+LIRA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2564/2/Luzia+dos+Santos+Lira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3f702671f239c5551d71ea6212decfe
4cc1b3eef049024e31771c4c83d97cf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445720838144