ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, JACKSON MUNIZ
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as estrat?gias e avalia??o relativas ? urg?ncia e emerg?ncia em um curso t?cnico de enfermagem. Tratou-se de uma interven??o pedag?gica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematiza??o e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente interven??o foi efetivada por meio dessas metodologias, que s?o m?todos que se baseiam-se em diferentes perspectivas te?ricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematiza??o, os problemas s?o formulados por meio dos alunos atrav?s das observa??es da realidade. J? para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas s?o concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcan?ar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria ? pr?tica nos mais diversos cen?rios emergenciais; compreendam a assist?ncia pr?-hospitalar e hospitalar em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; desenvolvam a??es educativas em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a sa?de do cliente; reconhe?am as fragilidades e potencialidades mediante ao conte?do repassado, tendo em vista sua realiza??o pessoal e profissional.
id IFPB_94532a3b3949fe1c741a0bb7e15ce140
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2395
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling NUNES, JACKSON MUNIZ2022-09-12T22:32:50Z2022-09-12T22:32:50Z2022-04-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395Este estudo teve como objetivo identificar as estrat?gias e avalia??o relativas ? urg?ncia e emerg?ncia em um curso t?cnico de enfermagem. Tratou-se de uma interven??o pedag?gica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematiza??o e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente interven??o foi efetivada por meio dessas metodologias, que s?o m?todos que se baseiam-se em diferentes perspectivas te?ricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematiza??o, os problemas s?o formulados por meio dos alunos atrav?s das observa??es da realidade. J? para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas s?o concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcan?ar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria ? pr?tica nos mais diversos cen?rios emergenciais; compreendam a assist?ncia pr?-hospitalar e hospitalar em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; desenvolvam a??es educativas em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a sa?de do cliente; reconhe?am as fragilidades e potencialidades mediante ao conte?do repassado, tendo em vista sua realiza??o pessoal e profissional.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T15:19:24Z No. of bitstreams: 3 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) termo autoriza??o biblioteca jackson.pdf: 97813 bytes, checksum: 6743df9b88f13e60457289e6e6e75d48 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Solicitamos que RETIRE Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-19T22:16:59Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T18:52:32Z No. of bitstreams: 2 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T22:32:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T22:32:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5) Previous issue date: 2022-04-06n?o h?aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem.ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalhos Acad?micosIFPBORIGINALTCC Jackson.pdfTCC Jackson.pdfapplication/pdf161781http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/3/TCC+Jackson.pdf48124c203f9c196d59d404a8284e11e1MD53termo RI Jackson.pdftermo RI Jackson.pdfapplication/pdf63320http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/1/termo+RI+Jackson.pdf37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181MD51177683/23952023-04-18 14:14:04.749oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2395Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:14:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
title ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
spellingShingle ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
NUNES, JACKSON MUNIZ
aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem.
title_short ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
title_full ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
title_fullStr ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
title_full_unstemmed ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
title_sort ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
author NUNES, JACKSON MUNIZ
author_facet NUNES, JACKSON MUNIZ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, JACKSON MUNIZ
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem.
topic aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem.
description Este estudo teve como objetivo identificar as estrat?gias e avalia??o relativas ? urg?ncia e emerg?ncia em um curso t?cnico de enfermagem. Tratou-se de uma interven??o pedag?gica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematiza??o e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente interven??o foi efetivada por meio dessas metodologias, que s?o m?todos que se baseiam-se em diferentes perspectivas te?ricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematiza??o, os problemas s?o formulados por meio dos alunos atrav?s das observa??es da realidade. J? para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas s?o concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcan?ar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria ? pr?tica nos mais diversos cen?rios emergenciais; compreendam a assist?ncia pr?-hospitalar e hospitalar em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; desenvolvam a??es educativas em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a sa?de do cliente; reconhe?am as fragilidades e potencialidades mediante ao conte?do repassado, tendo em vista sua realiza??o pessoal e profissional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-12T22:32:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-12T22:32:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/3/TCC+Jackson.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/1/termo+RI+Jackson.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1
37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444246540288