ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar as estrat?gias e avalia??o relativas ? urg?ncia e emerg?ncia em um curso t?cnico de enfermagem. Tratou-se de uma interven??o pedag?gica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematiza??o e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente interven??o foi efetivada por meio dessas metodologias, que s?o m?todos que se baseiam-se em diferentes perspectivas te?ricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematiza??o, os problemas s?o formulados por meio dos alunos atrav?s das observa??es da realidade. J? para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas s?o concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcan?ar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria ? pr?tica nos mais diversos cen?rios emergenciais; compreendam a assist?ncia pr?-hospitalar e hospitalar em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; desenvolvam a??es educativas em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a sa?de do cliente; reconhe?am as fragilidades e potencialidades mediante ao conte?do repassado, tendo em vista sua realiza??o pessoal e profissional. |
id |
IFPB_94532a3b3949fe1c741a0bb7e15ce140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2395 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
NUNES, JACKSON MUNIZ2022-09-12T22:32:50Z2022-09-12T22:32:50Z2022-04-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395Este estudo teve como objetivo identificar as estrat?gias e avalia??o relativas ? urg?ncia e emerg?ncia em um curso t?cnico de enfermagem. Tratou-se de uma interven??o pedag?gica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematiza??o e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente interven??o foi efetivada por meio dessas metodologias, que s?o m?todos que se baseiam-se em diferentes perspectivas te?ricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematiza??o, os problemas s?o formulados por meio dos alunos atrav?s das observa??es da realidade. J? para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas s?o concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcan?ar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria ? pr?tica nos mais diversos cen?rios emergenciais; compreendam a assist?ncia pr?-hospitalar e hospitalar em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; desenvolvam a??es educativas em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a sa?de do cliente; reconhe?am as fragilidades e potencialidades mediante ao conte?do repassado, tendo em vista sua realiza??o pessoal e profissional.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T15:19:24Z No. of bitstreams: 3 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) termo autoriza??o biblioteca jackson.pdf: 97813 bytes, checksum: 6743df9b88f13e60457289e6e6e75d48 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Solicitamos que RETIRE Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-19T22:16:59Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T18:52:32Z No. of bitstreams: 2 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T22:32:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T22:32:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo RI Jackson.pdf: 63320 bytes, checksum: 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 (MD5) TCC Jackson.pdf: 161781 bytes, checksum: 48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 (MD5) Previous issue date: 2022-04-06n?o h?aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem.ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalhos Acad?micosIFPBORIGINALTCC Jackson.pdfTCC Jackson.pdfapplication/pdf161781http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/3/TCC+Jackson.pdf48124c203f9c196d59d404a8284e11e1MD53termo RI Jackson.pdftermo RI Jackson.pdfapplication/pdf63320http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/1/termo+RI+Jackson.pdf37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181MD51177683/23952023-04-18 14:14:04.749oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2395Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T17:14:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
title |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
spellingShingle |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. NUNES, JACKSON MUNIZ aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem. |
title_short |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
title_full |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
title_fullStr |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
title_full_unstemmed |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
title_sort |
ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS E AVALIA??ES NA DISCIPLINA DE URG?NCIA E EMERG?NCIA: CONTRIBUI??O PARA A FORMA??O DO T?CNICO DE ENFERMAGEM. |
author |
NUNES, JACKSON MUNIZ |
author_facet |
NUNES, JACKSON MUNIZ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, JACKSON MUNIZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem. |
topic |
aprendizagem baseada em problemas; metodologias ativas; educa??o profissional; emerg?ncia; enfermagem. |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar as estrat?gias e avalia??o relativas ? urg?ncia e emerg?ncia em um curso t?cnico de enfermagem. Tratou-se de uma interven??o pedag?gica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematiza??o e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente interven??o foi efetivada por meio dessas metodologias, que s?o m?todos que se baseiam-se em diferentes perspectivas te?ricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematiza??o, os problemas s?o formulados por meio dos alunos atrav?s das observa??es da realidade. J? para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas s?o concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcan?ar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria ? pr?tica nos mais diversos cen?rios emergenciais; compreendam a assist?ncia pr?-hospitalar e hospitalar em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; desenvolvam a??es educativas em situa??es de urg?ncia e emerg?ncia; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a sa?de do cliente; reconhe?am as fragilidades e potencialidades mediante ao conte?do repassado, tendo em vista sua realiza??o pessoal e profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-12T22:32:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-12T22:32:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/3/TCC+Jackson.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2395/1/termo+RI+Jackson.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48124c203f9c196d59d404a8284e11e1 37f2eadf969cfa1b18bc0e25a2d34181 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444246540288 |