Ensino de qu?mica experimental de n?vel m?dio com aux?lio de um espectrofot?metro alternativo na regi?o do vis?vel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2948 |
Resumo: | Atualmente a utiliza??o de m?todos diversificados com aulas pr?ticas tem sido um dos fatores mais importantes para a compreens?o e desenvolvimento do conhecimento Qu?mico. Dessa forma, dentre algumas alternativas importantes para se ensinar a Qu?mica, verificam-se as aulas experimentais que funcionam como suporte facilitador da aprendizagem, a exemplo, aulas em laborat?rios que se tornam fundamentais neste processo, saindo do m?todo tradicional com ensino obsoleto. Entretanto, para a realiza??o da pr?tica, alguns fatores precisaram ser considerados assim como, a princ?pio, o alto custo de instrumentos para an?lises. Com base nisso, o trabalho traz resultados obtidos atrav?s de aulas experimentais, ocorridas no Laborat?rio de Qu?mica da Escola Estadual Jo?o da Cunha Vinagre, localizada no munic?pio do Conde-PB. Portanto, o trabalho apresenta uma abordagem a conceitos qu?micos destacados no 2? ano do ensino m?dio, e tendo como objetivo o desenvolvimento de um espectrofot?metro, utilizando materiais de baixo custo, e aplica??o a fim de analisar solu??es de diferentes concentra??es, de modo a instigar e estimular a participa??o dos discentes, numa constru??o efetiva do conhecimento cientifico. |
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