Estudo experimental da calorimetria atrav?s da utiliza??o de um calor?metro constru?do com material de baixo custo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/580 |
Resumo: | Sabe-se que um recurso indispens?vel no ensino da disciplina de Qu?mica ? a experimenta??o. Por?m, uma das problem?ticas desse ensino ? a aus?ncia de laborat?rios nas escolas. A maior parte das escolas no Brasil n?o disp?e de um espa?o f?sico adequado para a realiza??o de aulas pr?ticas dessa disciplina. Diante deste quadro, o professor deve adequar-se ? realidade da escola, buscando estrat?gias que superem esta problem?tica. Uma sa?da ? a constru??o e utiliza??o de equipamentos elaborados com material de baixo custo, que possibilitem o ensino da qu?mica com um vi?s experimental no laborat?rio ou em sala de aula, fazendo deste ?ltimo um laborat?rio alternativo. Diante do exposto, a relev?ncia deste trabalho recai na necessidade dos docentes em adaptar as aulas experimentais de modo a superar as fragilidades encontradas em particular no ensino de ci?ncias. Assim, foi constru?do um calor?metro alternativo utilizando materiais de baixo custo e de f?cil obten??o, como forma de melhorar o n?vel de aprendizado dos discentes envolvidos na utiliza??o do dispositivo. O calor?metro ? um equipamento que nos permite estudar as transfer?ncias de energia na forma de calor. Atrav?s deste aparelho pode-se determinar, por exemplo, a entalpia de neutraliza??o de rea??es ?cido-base. Com isso, este trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu na montagem, testes de efici?ncia, determina??o da capacidade t?rmica do equipamento; a segunda versou na determina??o da entalpia de neutraliza??o para ?cidos e bases e na aplica??o experimental para uma turma da disciplina de F?sico-qu?mica I do curso de Licenciatura em Qu?mica do IFPB. Os resultados obtidos nessa pesquisa revelaram um erro experimental para a entalpia de neutraliza??o em rela??o ao valor te?rico na ordem de 6%, estando este valor dentro do esperado sendo bastante satisfat?rio para um ensaio experimental com um dispositivo alternativo. Com base na montagem efetuada e nos testes realizados comprovou-se que o equipamento pode substituir o calor?metro comercial e pode ser utilizado nas aulas pr?ticas da disciplina de F?sico-qu?mica I, aproximando, desta forma, teoria e pr?tica atrav?s de um processo de f?cil execu??o. No tocante aos resultados obtidos em sala de aula atrav?s dos question?rios aplicados aos alunos envolvidos na pesquisa, verificou-se que noventa por cento (90%) dos discentes obtiveram um melhor desempenho te?rico-experimental fruto da metodologia de experimenta??o desenvolvida nesse trabalho. |
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