Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Evandislau da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3443
Resumo: Reconhecemos que h? in?meras dificuldades no processo de aprendizagem de uma l?ngua estrangeira e, por isso, a busca de alternativas exequ?veis e motivadoras ? tamb?m essencial para tentar minimizar os obst?culos existentes nesse processo. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequ?ncia did?tica que busque, por meio dos conte?dos estudados no componente curricular de L?ngua Espanhola, ampliar a forma??o integral dos alunos do Curso T?cnico do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (Proeja), no ?mbito do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa. Para tanto, foi relizada uma an?lise de documentos norteadores da pol?tica educacional do Proeja, visando conhecer as pol?ticas p?blicas voltadas a esse p?blico, e da organiza??o did?tico-pedag?gica do curso T?cnico em Eventos Integrado ao Ensino M?dio, notadamente no que tange ao ensino de Espanhol. Em seguida, tra?ou-se um perfil dos alunos que integram o programa ? luz do contexto dessa modalidade educacional, a fim de provermos suporte metodol?gico a ser aplicado nos processos pedag?gicos do referido curso, a partir do di?logo estabelecido entre os saberes da educa??o proped?utica e profissional. Como forma de subsidiar a pesquisa, utilizamos os pressupostos te?ricos de autores, como Saviani (2007), Ramos (2014) e Moura (2012), quando tratamos da Educa??o Profissional, incluindo o Proeja, al?m dos estudos de Marcuschi (2005), sobre a teoria dos g?neros textuais, sobretudo os que fazem parte do universo do curso de Eventos, como convite formal, ficha de inscri??o, discurso de cerimonialista; Zabala (1998) sobre sequ?ncia did?tica e Kapl?n (2003) no que se refere a Produto Educacional. Em rela??o ? metodologia empregada, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, haja vista a descri??o de fatos avaliados precisamente por meio da observa??o de aulas de L?ngua Espanhola e dados coletados a partir de aplica??o de question?rio. Os resultados deste estudo apontam indica??o de caminhos apropriados para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em l?ngua espanhola, por meio de g?neros textuais que cerquem o universo do curso de Eventos dos estudantes da educa??o profissional de alunos do curso integrado em eventos (PROEJA), no ?mbito do IFPB ? campus Jo?o Pessoa, promovendo, pois, a constru??o da cidadania e a sua autonomia no contexto atual.
id IFPB_97d7f84418dd756ae9add26ccd6e4c66
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3443
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Moura, Evandislau da Silva2024-01-03T13:54:59Z2024-01-03T13:54:59Z2024-01-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3443Reconhecemos que h? in?meras dificuldades no processo de aprendizagem de uma l?ngua estrangeira e, por isso, a busca de alternativas exequ?veis e motivadoras ? tamb?m essencial para tentar minimizar os obst?culos existentes nesse processo. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequ?ncia did?tica que busque, por meio dos conte?dos estudados no componente curricular de L?ngua Espanhola, ampliar a forma??o integral dos alunos do Curso T?cnico do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (Proeja), no ?mbito do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa. Para tanto, foi relizada uma an?lise de documentos norteadores da pol?tica educacional do Proeja, visando conhecer as pol?ticas p?blicas voltadas a esse p?blico, e da organiza??o did?tico-pedag?gica do curso T?cnico em Eventos Integrado ao Ensino M?dio, notadamente no que tange ao ensino de Espanhol. Em seguida, tra?ou-se um perfil dos alunos que integram o programa ? luz do contexto dessa modalidade educacional, a fim de provermos suporte metodol?gico a ser aplicado nos processos pedag?gicos do referido curso, a partir do di?logo estabelecido entre os saberes da educa??o proped?utica e profissional. Como forma de subsidiar a pesquisa, utilizamos os pressupostos te?ricos de autores, como Saviani (2007), Ramos (2014) e Moura (2012), quando tratamos da Educa??o Profissional, incluindo o Proeja, al?m dos estudos de Marcuschi (2005), sobre a teoria dos g?neros textuais, sobretudo os que fazem parte do universo do curso de Eventos, como convite formal, ficha de inscri??o, discurso de cerimonialista; Zabala (1998) sobre sequ?ncia did?tica e Kapl?n (2003) no que se refere a Produto Educacional. Em rela??o ? metodologia empregada, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, haja vista a descri??o de fatos avaliados precisamente por meio da observa??o de aulas de L?ngua Espanhola e dados coletados a partir de aplica??o de question?rio. Os resultados deste estudo apontam indica??o de caminhos apropriados para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em l?ngua espanhola, por meio de g?neros textuais que cerquem o universo do curso de Eventos dos estudantes da educa??o profissional de alunos do curso integrado em eventos (PROEJA), no ?mbito do IFPB ? campus Jo?o Pessoa, promovendo, pois, a constru??o da cidadania e a sua autonomia no contexto atual.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-02T13:34:55Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAC?A?O_EVANDISLAU MOURA_2023.pdf: 1763670 bytes, checksum: 74907f8d9a675a452edd0664228ac418 (MD5) termo repositorio IFPB.pdf: 1151897 bytes, checksum: d1ea2bc4ac614bccded16235114473d7 (MD5)Approved for entry into archive by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2024-01-03T13:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAC?A?O_EVANDISLAU MOURA_2023.pdf: 1763670 bytes, checksum: 74907f8d9a675a452edd0664228ac418 (MD5) termo repositorio IFPB.pdf: 1151897 bytes, checksum: d1ea2bc4ac614bccded16235114473d7 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-03T13:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAC?A?O_EVANDISLAU MOURA_2023.pdf: 1763670 bytes, checksum: 74907f8d9a675a452edd0664228ac418 (MD5) termo repositorio IFPB.pdf: 1151897 bytes, checksum: d1ea2bc4ac614bccded16235114473d7 (MD5) Previous issue date: 2024-01-03Ensino de l?ngua espanholaEduca??o Profissional e Tecnol?gicaEduca??o de Jovens e Adultos (PROEJA)Curso T?cnico de EventosEnsino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oIFPBORIGINALDISSERTAC?A?O_EVANDISLAU MOURA_2023.pdfDISSERTAC?A?O_EVANDISLAU MOURA_2023.pdfapplication/pdf1763670http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3443/1/DISSERTAC%CC%A7A%CC%83O_EVANDISLAU+MOURA_2023.pdf74907f8d9a675a452edd0664228ac418MD51termo repositorio IFPB.pdftermo repositorio IFPB.pdfapplication/pdf1151897http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3443/2/termo+repositorio+IFPB.pdfd1ea2bc4ac614bccded16235114473d7MD52177683/34432024-01-03 10:54:59.447oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-03T13:54:59Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
spellingShingle Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Moura, Evandislau da Silva
Ensino de l?ngua espanhola
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA)
Curso T?cnico de Eventos
title_short Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_fullStr Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full_unstemmed Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_sort Ensino de l?ngua espanhola: sequ?ncia did?tica para o curso T?cnico em Eventos do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
author Moura, Evandislau da Silva
author_facet Moura, Evandislau da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Evandislau da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de l?ngua espanhola
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA)
Curso T?cnico de Eventos
topic Ensino de l?ngua espanhola
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA)
Curso T?cnico de Eventos
description Reconhecemos que h? in?meras dificuldades no processo de aprendizagem de uma l?ngua estrangeira e, por isso, a busca de alternativas exequ?veis e motivadoras ? tamb?m essencial para tentar minimizar os obst?culos existentes nesse processo. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequ?ncia did?tica que busque, por meio dos conte?dos estudados no componente curricular de L?ngua Espanhola, ampliar a forma??o integral dos alunos do Curso T?cnico do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (Proeja), no ?mbito do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa. Para tanto, foi relizada uma an?lise de documentos norteadores da pol?tica educacional do Proeja, visando conhecer as pol?ticas p?blicas voltadas a esse p?blico, e da organiza??o did?tico-pedag?gica do curso T?cnico em Eventos Integrado ao Ensino M?dio, notadamente no que tange ao ensino de Espanhol. Em seguida, tra?ou-se um perfil dos alunos que integram o programa ? luz do contexto dessa modalidade educacional, a fim de provermos suporte metodol?gico a ser aplicado nos processos pedag?gicos do referido curso, a partir do di?logo estabelecido entre os saberes da educa??o proped?utica e profissional. Como forma de subsidiar a pesquisa, utilizamos os pressupostos te?ricos de autores, como Saviani (2007), Ramos (2014) e Moura (2012), quando tratamos da Educa??o Profissional, incluindo o Proeja, al?m dos estudos de Marcuschi (2005), sobre a teoria dos g?neros textuais, sobretudo os que fazem parte do universo do curso de Eventos, como convite formal, ficha de inscri??o, discurso de cerimonialista; Zabala (1998) sobre sequ?ncia did?tica e Kapl?n (2003) no que se refere a Produto Educacional. Em rela??o ? metodologia empregada, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, haja vista a descri??o de fatos avaliados precisamente por meio da observa??o de aulas de L?ngua Espanhola e dados coletados a partir de aplica??o de question?rio. Os resultados deste estudo apontam indica??o de caminhos apropriados para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em l?ngua espanhola, por meio de g?neros textuais que cerquem o universo do curso de Eventos dos estudantes da educa??o profissional de alunos do curso integrado em eventos (PROEJA), no ?mbito do IFPB ? campus Jo?o Pessoa, promovendo, pois, a constru??o da cidadania e a sua autonomia no contexto atual.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-03T13:54:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-03T13:54:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3443
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3443/1/DISSERTAC%CC%A7A%CC%83O_EVANDISLAU+MOURA_2023.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3443/2/termo+repositorio+IFPB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74907f8d9a675a452edd0664228ac418
d1ea2bc4ac614bccded16235114473d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452879466496