O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseno, Jos? Nathan Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2854
Resumo: O estudo de limites ? algo essencial quando nos referimos ao C?lculo Diferencial, j? que o mesmo ? base para entender o comportamento de diversas fun??es. Neste sentido, compreende-se que o estudo de limites de fun??es ? de suma import?ncia como pr?-requisito de outras disciplinas, bem como nas aplica??es em profiss?es de car?ter administrativo, tecnol?gico e engenharia. No entanto, as disciplinas de matem?tica s?o consideradas complicadas pelos discentes e como consequ?ncia, tende a ter os maiores ?ndices de reprova??o. Por este motivo, atrav?s de uma abordagem qualitativa, este trabalho tem como objetivo, analisar softwares e ferramentas digitais que podem contribuir para o ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior. Como resultado, s?o apresentados softwares e ferramentais digitais que podem ser utilizadas por professores, bem como suas potencialidades e limita??es de seu uso no ensino de limites de fun??es.
id IFPB_9843ba13ebda5e5ab77ba2a7f3b9785f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2854
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Roseno, Jos? Nathan Alves2023-03-20T15:39:51Z2023-03-20T15:39:51Z2023-03-08http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2854O estudo de limites ? algo essencial quando nos referimos ao C?lculo Diferencial, j? que o mesmo ? base para entender o comportamento de diversas fun??es. Neste sentido, compreende-se que o estudo de limites de fun??es ? de suma import?ncia como pr?-requisito de outras disciplinas, bem como nas aplica??es em profiss?es de car?ter administrativo, tecnol?gico e engenharia. No entanto, as disciplinas de matem?tica s?o consideradas complicadas pelos discentes e como consequ?ncia, tende a ter os maiores ?ndices de reprova??o. Por este motivo, atrav?s de uma abordagem qualitativa, este trabalho tem como objetivo, analisar softwares e ferramentas digitais que podem contribuir para o ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior. Como resultado, s?o apresentados softwares e ferramentais digitais que podem ser utilizadas por professores, bem como suas potencialidades e limita??es de seu uso no ensino de limites de fun??es.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-03-20T15:39:51Z No. of bitstreams: 2 TCC _ Jos? Nathan Alves Roseno.pdf: 1947760 bytes, checksum: f9507ce534f2217573d6bcd6b3be0d13 (MD5) Termo _ Jose Nathan Alves Roseno.pdf: 642217 bytes, checksum: e8dc2bd41be469df1f4502a63d3351a3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-20T15:39:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC _ Jos? Nathan Alves Roseno.pdf: 1947760 bytes, checksum: f9507ce534f2217573d6bcd6b3be0d13 (MD5) Termo _ Jose Nathan Alves Roseno.pdf: 642217 bytes, checksum: e8dc2bd41be469df1f4502a63d3351a3 (MD5) Previous issue date: 2023-03-08Matem?tica - EnsinoC?lculo diferencialLimite de fun??oFerramentas digitais - EnsinoO ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC _ Jos? Nathan Alves Roseno.pdfTCC _ Jos? Nathan Alves Roseno.pdfapplication/pdf1947760http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2854/1/TCC+_+Jos%C3%A9+Nathan+Alves+Roseno.pdff9507ce534f2217573d6bcd6b3be0d13MD51177683/28542024-03-06 12:29:09.15oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-06T15:29:09Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
title O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
spellingShingle O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
Roseno, Jos? Nathan Alves
Matem?tica - Ensino
C?lculo diferencial
Limite de fun??o
Ferramentas digitais - Ensino
title_short O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
title_full O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
title_fullStr O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
title_full_unstemmed O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
title_sort O ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior atrav?s de softwares e ferramentas digitais
author Roseno, Jos? Nathan Alves
author_facet Roseno, Jos? Nathan Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roseno, Jos? Nathan Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Matem?tica - Ensino
C?lculo diferencial
Limite de fun??o
Ferramentas digitais - Ensino
topic Matem?tica - Ensino
C?lculo diferencial
Limite de fun??o
Ferramentas digitais - Ensino
description O estudo de limites ? algo essencial quando nos referimos ao C?lculo Diferencial, j? que o mesmo ? base para entender o comportamento de diversas fun??es. Neste sentido, compreende-se que o estudo de limites de fun??es ? de suma import?ncia como pr?-requisito de outras disciplinas, bem como nas aplica??es em profiss?es de car?ter administrativo, tecnol?gico e engenharia. No entanto, as disciplinas de matem?tica s?o consideradas complicadas pelos discentes e como consequ?ncia, tende a ter os maiores ?ndices de reprova??o. Por este motivo, atrav?s de uma abordagem qualitativa, este trabalho tem como objetivo, analisar softwares e ferramentas digitais que podem contribuir para o ensino do conceito de limite de fun??es no ensino superior. Como resultado, s?o apresentados softwares e ferramentais digitais que podem ser utilizadas por professores, bem como suas potencialidades e limita??es de seu uso no ensino de limites de fun??es.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-20T15:39:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-20T15:39:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2854
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2854/1/TCC+_+Jos%C3%A9+Nathan+Alves+Roseno.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9507ce534f2217573d6bcd6b3be0d13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447810650112