ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667 |
Resumo: | As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informa??o (NTCIs) em salas de aulas, como hip?tese ? not?ria a defici?ncia de algumas institui??es perceber que as Novas Tecnologias da Informa??o, devem ter papel de evid?ncia nas pr?ticas pedag?gicas, pois n?o ? poss?vel viver apartado da atual realidade e da rela??o estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no s?culo XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliogr?fica, descritiva, explicativa e explorat?ria. A partir desta, percebe-se que a utiliza??o desses equipamentos e seus perif?ricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencializa??o da possibilidade de incorpora??o das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacita??es para seus servidores, abrindo espa?os para novas rela??es do saber. A partir da identifica??o dos caminhos trilhados por essa escola na constru??o de suas pr?ticas com o uso das tecnologias, ser? proposto um plano de a??o educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem pr?ticas do uso das TIC em seus contextos. |
id |
IFPB_a0585317f8c54375409f775e4142212f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1667 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, K?ssioSilva, Jo?oSilva, LedevandeLira, Erygeanne2021-09-09T14:05:37Z2021-09-09T14:05:37Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informa??o (NTCIs) em salas de aulas, como hip?tese ? not?ria a defici?ncia de algumas institui??es perceber que as Novas Tecnologias da Informa??o, devem ter papel de evid?ncia nas pr?ticas pedag?gicas, pois n?o ? poss?vel viver apartado da atual realidade e da rela??o estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no s?culo XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliogr?fica, descritiva, explicativa e explorat?ria. A partir desta, percebe-se que a utiliza??o desses equipamentos e seus perif?ricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencializa??o da possibilidade de incorpora??o das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacita??es para seus servidores, abrindo espa?os para novas rela??es do saber. A partir da identifica??o dos caminhos trilhados por essa escola na constru??o de suas pr?ticas com o uso das tecnologias, ser? proposto um plano de a??o educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem pr?ticas do uso das TIC em seus contextos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-09-06T12:09:40Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdf: 216999 bytes, checksum: 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 (MD5) ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdf: 264865 bytes, checksum: 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:05:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdf: 216999 bytes, checksum: 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 (MD5) ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdf: 264865 bytes, checksum: 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdf: 216999 bytes, checksum: 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 (MD5) ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdf: 264865 bytes, checksum: 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb (MD5) Previous issue date: 2021-03TecnologiaEduca??oPr?tica pedag?gica inovadoraLetramento digitalENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdfAta de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdfapplication/pdf216999http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/1/Ata+de+defesa_K%C3%A1ssio+Klay+Vilar+de+Almeida.pdf14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2MD51ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdfENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdfapplication/pdf264865http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/2/ENSINO+REMOTO++inser%C3%A7%C3%A3o+das+novas+tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o+no+ensino+fundamental+II_Tcc.pdf1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdbMD52177683/16672021-09-09 11:05:37.091oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:05:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
title |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
spellingShingle |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II Almeida, K?ssio Tecnologia Educa??o Pr?tica pedag?gica inovadora Letramento digital |
title_short |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
title_full |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
title_fullStr |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
title_sort |
ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II |
author |
Almeida, K?ssio |
author_facet |
Almeida, K?ssio Silva, Jo?o Silva, Ledevande Lira, Erygeanne |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jo?o Silva, Ledevande Lira, Erygeanne |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, K?ssio Silva, Jo?o Silva, Ledevande Lira, Erygeanne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educa??o Pr?tica pedag?gica inovadora Letramento digital |
topic |
Tecnologia Educa??o Pr?tica pedag?gica inovadora Letramento digital |
description |
As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informa??o (NTCIs) em salas de aulas, como hip?tese ? not?ria a defici?ncia de algumas institui??es perceber que as Novas Tecnologias da Informa??o, devem ter papel de evid?ncia nas pr?ticas pedag?gicas, pois n?o ? poss?vel viver apartado da atual realidade e da rela??o estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no s?culo XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliogr?fica, descritiva, explicativa e explorat?ria. A partir desta, percebe-se que a utiliza??o desses equipamentos e seus perif?ricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencializa??o da possibilidade de incorpora??o das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacita??es para seus servidores, abrindo espa?os para novas rela??es do saber. A partir da identifica??o dos caminhos trilhados por essa escola na constru??o de suas pr?ticas com o uso das tecnologias, ser? proposto um plano de a??o educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem pr?ticas do uso das TIC em seus contextos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T14:05:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-09T14:05:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/1/Ata+de+defesa_K%C3%A1ssio+Klay+Vilar+de+Almeida.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/2/ENSINO+REMOTO++inser%C3%A7%C3%A3o+das+novas+tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o+no+ensino+fundamental+II_Tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439385341952 |