ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, K?ssio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Jo?o, Silva, Ledevande, Lira, Erygeanne
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667
Resumo: As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informa??o (NTCIs) em salas de aulas, como hip?tese ? not?ria a defici?ncia de algumas institui??es perceber que as Novas Tecnologias da Informa??o, devem ter papel de evid?ncia nas pr?ticas pedag?gicas, pois n?o ? poss?vel viver apartado da atual realidade e da rela??o estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no s?culo XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliogr?fica, descritiva, explicativa e explorat?ria. A partir desta, percebe-se que a utiliza??o desses equipamentos e seus perif?ricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencializa??o da possibilidade de incorpora??o das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacita??es para seus servidores, abrindo espa?os para novas rela??es do saber. A partir da identifica??o dos caminhos trilhados por essa escola na constru??o de suas pr?ticas com o uso das tecnologias, ser? proposto um plano de a??o educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem pr?ticas do uso das TIC em seus contextos.
id IFPB_a0585317f8c54375409f775e4142212f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1667
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Almeida, K?ssioSilva, Jo?oSilva, LedevandeLira, Erygeanne2021-09-09T14:05:37Z2021-09-09T14:05:37Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informa??o (NTCIs) em salas de aulas, como hip?tese ? not?ria a defici?ncia de algumas institui??es perceber que as Novas Tecnologias da Informa??o, devem ter papel de evid?ncia nas pr?ticas pedag?gicas, pois n?o ? poss?vel viver apartado da atual realidade e da rela??o estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no s?culo XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliogr?fica, descritiva, explicativa e explorat?ria. A partir desta, percebe-se que a utiliza??o desses equipamentos e seus perif?ricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencializa??o da possibilidade de incorpora??o das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacita??es para seus servidores, abrindo espa?os para novas rela??es do saber. A partir da identifica??o dos caminhos trilhados por essa escola na constru??o de suas pr?ticas com o uso das tecnologias, ser? proposto um plano de a??o educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem pr?ticas do uso das TIC em seus contextos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-09-06T12:09:40Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdf: 216999 bytes, checksum: 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 (MD5) ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdf: 264865 bytes, checksum: 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:05:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdf: 216999 bytes, checksum: 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 (MD5) ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdf: 264865 bytes, checksum: 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdf: 216999 bytes, checksum: 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2 (MD5) ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdf: 264865 bytes, checksum: 1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb (MD5) Previous issue date: 2021-03TecnologiaEduca??oPr?tica pedag?gica inovadoraLetramento digitalENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdfAta de defesa_K?ssio Klay Vilar de Almeida.pdfapplication/pdf216999http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/1/Ata+de+defesa_K%C3%A1ssio+Klay+Vilar+de+Almeida.pdf14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2MD51ENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdfENSINO REMOTO inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II_Tcc.pdfapplication/pdf264865http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/2/ENSINO+REMOTO++inser%C3%A7%C3%A3o+das+novas+tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o+no+ensino+fundamental+II_Tcc.pdf1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdbMD52177683/16672021-09-09 11:05:37.091oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:05:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
title ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
spellingShingle ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
Almeida, K?ssio
Tecnologia
Educa??o
Pr?tica pedag?gica inovadora
Letramento digital
title_short ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
title_full ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
title_fullStr ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
title_full_unstemmed ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
title_sort ENSINO REMOTO: inser??o das novas tecnologias de informa??o e comunica??o no ensino fundamental II
author Almeida, K?ssio
author_facet Almeida, K?ssio
Silva, Jo?o
Silva, Ledevande
Lira, Erygeanne
author_role author
author2 Silva, Jo?o
Silva, Ledevande
Lira, Erygeanne
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, K?ssio
Silva, Jo?o
Silva, Ledevande
Lira, Erygeanne
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educa??o
Pr?tica pedag?gica inovadora
Letramento digital
topic Tecnologia
Educa??o
Pr?tica pedag?gica inovadora
Letramento digital
description As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informa??o (NTCIs) em salas de aulas, como hip?tese ? not?ria a defici?ncia de algumas institui??es perceber que as Novas Tecnologias da Informa??o, devem ter papel de evid?ncia nas pr?ticas pedag?gicas, pois n?o ? poss?vel viver apartado da atual realidade e da rela??o estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no s?culo XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliogr?fica, descritiva, explicativa e explorat?ria. A partir desta, percebe-se que a utiliza??o desses equipamentos e seus perif?ricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencializa??o da possibilidade de incorpora??o das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacita??es para seus servidores, abrindo espa?os para novas rela??es do saber. A partir da identifica??o dos caminhos trilhados por essa escola na constru??o de suas pr?ticas com o uso das tecnologias, ser? proposto um plano de a??o educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem pr?ticas do uso das TIC em seus contextos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T14:05:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T14:05:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/1/Ata+de+defesa_K%C3%A1ssio+Klay+Vilar+de+Almeida.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1667/2/ENSINO+REMOTO++inser%C3%A7%C3%A3o+das+novas+tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o+no+ensino+fundamental+II_Tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14b79bea874386dd8ef1ba4e1468dec2
1533604de6c6ea81c0a513055bf8ffdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439385341952