AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1630 |
Resumo: | As escolas, devido ao isolamento social, mediante a pandemia da COVID-19, precisaram dar continuidade ao ensino de forma diferenciada, buscando alternativas que envolvessem os alunos no processo formativo. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as pr?ticas pedag?gicas dos professores na Escola Manoel Proc?pio de Ara?jo no contexto da pandemia da COVID-19. Tomamos como referencial te?rico os estudos de Ara?jo (2017), Caldart (2004), Freire (1996), Valle e Marcom (2020), entre outros estudiosos que discutem a tem?tica pesquisada. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. O l?cus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Proc?pio de Ara?jo, localizada no munic?pio de Olho D??gua/PB. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplica??o de um question?rio aberto. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que as pr?ticas pedag?gicas da institui??o est?o sendo desenvolvidas por meio do aplicativo WhatsApp, bem como atrav?s de atividades impressas para os alunos que n?o possuem acesso ? internet. As professoras est?o utilizando diversas estrat?gias de ensino, como por exemplo, v?deos do YouTube, atividades xerocopiadas, utiliza??o do livro did?tico, entre outros recursos que garantem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As maiores dificuldades nesse contexto das aulas remotas s?o: al?m do isolamento social e com isso, a aus?ncia da intera??o f?sica; as dificuldades de acesso ? internet, bem como a falta de apoio das fam?lias com rela??o as atividades propostas para os alunos. Al?m disso, d?-se ?nfase ao desafio de proporcionar uma educa??o que considere a realidade sociocultural dos alunos j? que o ensino remoto n?o ? uma proposta de educa??o adequada para a escola do campo, pois n?o proporciona a mesma condi??o de ensino para todos os alunos, e assim, alguns sujeitos s?o exclu?dos desse processo formativo. |
id |
IFPB_06dbe2691805dac81d4ebfb0905160d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1630 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, MariaAraujo, JeffersonBezerra, FranciscaPatrocinio, Maria2021-08-02T16:26:15Z2021-08-02T16:26:15Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1630As escolas, devido ao isolamento social, mediante a pandemia da COVID-19, precisaram dar continuidade ao ensino de forma diferenciada, buscando alternativas que envolvessem os alunos no processo formativo. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as pr?ticas pedag?gicas dos professores na Escola Manoel Proc?pio de Ara?jo no contexto da pandemia da COVID-19. Tomamos como referencial te?rico os estudos de Ara?jo (2017), Caldart (2004), Freire (1996), Valle e Marcom (2020), entre outros estudiosos que discutem a tem?tica pesquisada. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. O l?cus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Proc?pio de Ara?jo, localizada no munic?pio de Olho D??gua/PB. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplica??o de um question?rio aberto. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que as pr?ticas pedag?gicas da institui??o est?o sendo desenvolvidas por meio do aplicativo WhatsApp, bem como atrav?s de atividades impressas para os alunos que n?o possuem acesso ? internet. As professoras est?o utilizando diversas estrat?gias de ensino, como por exemplo, v?deos do YouTube, atividades xerocopiadas, utiliza??o do livro did?tico, entre outros recursos que garantem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As maiores dificuldades nesse contexto das aulas remotas s?o: al?m do isolamento social e com isso, a aus?ncia da intera??o f?sica; as dificuldades de acesso ? internet, bem como a falta de apoio das fam?lias com rela??o as atividades propostas para os alunos. Al?m disso, d?-se ?nfase ao desafio de proporcionar uma educa??o que considere a realidade sociocultural dos alunos j? que o ensino remoto n?o ? uma proposta de educa??o adequada para a escola do campo, pois n?o proporciona a mesma condi??o de ensino para todos os alunos, e assim, alguns sujeitos s?o exclu?dos desse processo formativo.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-28T18:59:09Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Maria das Neves Tiburtino Leite.pdf: 942673 bytes, checksum: 33d9510add9896997db48932ace53951 (MD5) AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_MARIA DAS NEVES TIBURTINO LEITE.pdf: 992361 bytes, checksum: 2ab5012d6478994b281c34e467ae88d4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-08-02T16:26:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Maria das Neves Tiburtino Leite.pdf: 942673 bytes, checksum: 33d9510add9896997db48932ace53951 (MD5) AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_MARIA DAS NEVES TIBURTINO LEITE.pdf: 992361 bytes, checksum: 2ab5012d6478994b281c34e467ae88d4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-02T16:26:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Maria das Neves Tiburtino Leite.pdf: 942673 bytes, checksum: 33d9510add9896997db48932ace53951 (MD5) AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_MARIA DAS NEVES TIBURTINO LEITE.pdf: 992361 bytes, checksum: 2ab5012d6478994b281c34e467ae88d4 (MD5) Previous issue date: 2020-12Educa??o do CampoEnsino RemotoPr?tica Pedag?gicas.AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Maria das Neves Tiburtino Leite.pdfAta de defesa_Maria das Neves Tiburtino Leite.pdfapplication/pdf942673http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1630/1/Ata+de+defesa_Maria+das+Neves+Tiburtino+Leite.pdf33d9510add9896997db48932ace53951MD51AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_MARIA DAS NEVES TIBURTINO LEITE.pdfAS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_MARIA DAS NEVES TIBURTINO LEITE.pdfapplication/pdf992361http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1630/2/AS+PR%C3%81TICAS+PEDAG%C3%93GICAS+DOS+PROFESSORES+DA+ESCOLA+NO+CAMPO+NO+CONTEXTO+DA+PANDEMIA+DA+COVID-19_MARIA+DAS+NEVES+TIBURTINO+LEITE.pdf2ab5012d6478994b281c34e467ae88d4MD52177683/16302021-08-02 13:26:15.255oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1630Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-08-02T16:26:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
title |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
spellingShingle |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ Leite, Maria Educa??o do Campo Ensino Remoto Pr?tica Pedag?gicas. |
title_short |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
title_full |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
title_fullStr |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
title_full_unstemmed |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
title_sort |
AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_ |
author |
Leite, Maria |
author_facet |
Leite, Maria Araujo, Jefferson Bezerra, Francisca Patrocinio, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Jefferson Bezerra, Francisca Patrocinio, Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Araujo, Jefferson Bezerra, Francisca Patrocinio, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o do Campo Ensino Remoto Pr?tica Pedag?gicas. |
topic |
Educa??o do Campo Ensino Remoto Pr?tica Pedag?gicas. |
description |
As escolas, devido ao isolamento social, mediante a pandemia da COVID-19, precisaram dar continuidade ao ensino de forma diferenciada, buscando alternativas que envolvessem os alunos no processo formativo. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as pr?ticas pedag?gicas dos professores na Escola Manoel Proc?pio de Ara?jo no contexto da pandemia da COVID-19. Tomamos como referencial te?rico os estudos de Ara?jo (2017), Caldart (2004), Freire (1996), Valle e Marcom (2020), entre outros estudiosos que discutem a tem?tica pesquisada. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa explorat?ria. O l?cus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Proc?pio de Ara?jo, localizada no munic?pio de Olho D??gua/PB. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplica??o de um question?rio aberto. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que as pr?ticas pedag?gicas da institui??o est?o sendo desenvolvidas por meio do aplicativo WhatsApp, bem como atrav?s de atividades impressas para os alunos que n?o possuem acesso ? internet. As professoras est?o utilizando diversas estrat?gias de ensino, como por exemplo, v?deos do YouTube, atividades xerocopiadas, utiliza??o do livro did?tico, entre outros recursos que garantem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As maiores dificuldades nesse contexto das aulas remotas s?o: al?m do isolamento social e com isso, a aus?ncia da intera??o f?sica; as dificuldades de acesso ? internet, bem como a falta de apoio das fam?lias com rela??o as atividades propostas para os alunos. Al?m disso, d?-se ?nfase ao desafio de proporcionar uma educa??o que considere a realidade sociocultural dos alunos j? que o ensino remoto n?o ? uma proposta de educa??o adequada para a escola do campo, pois n?o proporciona a mesma condi??o de ensino para todos os alunos, e assim, alguns sujeitos s?o exclu?dos desse processo formativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-02T16:26:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-02T16:26:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1630 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1630/1/Ata+de+defesa_Maria+das+Neves+Tiburtino+Leite.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1630/2/AS+PR%C3%81TICAS+PEDAG%C3%93GICAS+DOS+PROFESSORES+DA+ESCOLA+NO+CAMPO+NO+CONTEXTO+DA+PANDEMIA+DA+COVID-19_MARIA+DAS+NEVES+TIBURTINO+LEITE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33d9510add9896997db48932ace53951 2ab5012d6478994b281c34e467ae88d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439320330240 |