WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ledevande, Andrade, Littyanni, Araujo, Jefferson, Bezerra, Francisca
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620
Resumo: As frequentes mudan?as que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cen?rio faz-se necess?rio que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedag?gico, o uso de recursos tecnol?gicos, poder? despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedag?gica para auxiliar o professor de Ci?ncias em sua metodologia, tendo como objetivos espec?ficos dinamizar as aulas como forma de despertar a aten??o dos alunos e promover aprendizagem; inovar as pr?ticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seq??ncia did?tica, sobre o estudo do conte?do V?rus, suas caracter?sticas gerais, meios de preven??o, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informa??o, como tamb?m de conscientiza??o sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seq??ncia did?tica foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos s?ncronos atrav?s do Google Meet, e tr?s aulas a serem realizadas nos momentos ass?ncronos atrav?s do Google Classroom, com os alunos do s?timo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benef?cios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem aut?noma e ativa de acordo com as contribui??es da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentra??o, racioc?nio l?gico, senso cr?tico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavor?vel para o uso do novo recurso digital Wordwall ? o acesso limitado para a elabora??o de apenas cinco atividades diferentes na vers?o gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-a??o de natureza tamb?m bibliogr?fica, no m?todo qualitativo.
id IFPB_a13aa9819619d9bd8a45ea6ea6f32e9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1620
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Nunes, MariaSilva, LedevandeAndrade, LittyanniAraujo, JeffersonBezerra, Francisca2021-07-28T22:27:06Z2021-07-28T22:27:06Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620As frequentes mudan?as que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cen?rio faz-se necess?rio que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedag?gico, o uso de recursos tecnol?gicos, poder? despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedag?gica para auxiliar o professor de Ci?ncias em sua metodologia, tendo como objetivos espec?ficos dinamizar as aulas como forma de despertar a aten??o dos alunos e promover aprendizagem; inovar as pr?ticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seq??ncia did?tica, sobre o estudo do conte?do V?rus, suas caracter?sticas gerais, meios de preven??o, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informa??o, como tamb?m de conscientiza??o sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seq??ncia did?tica foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos s?ncronos atrav?s do Google Meet, e tr?s aulas a serem realizadas nos momentos ass?ncronos atrav?s do Google Classroom, com os alunos do s?timo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benef?cios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem aut?noma e ativa de acordo com as contribui??es da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentra??o, racioc?nio l?gico, senso cr?tico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavor?vel para o uso do novo recurso digital Wordwall ? o acesso limitado para a elabora??o de apenas cinco atividades diferentes na vers?o gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-a??o de natureza tamb?m bibliogr?fica, no m?todo qualitativo.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-16T22:01:41Z No. of bitstreams: 2 WORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdf: 813941 bytes, checksum: e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 (MD5) Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdf: 138420 bytes, checksum: e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:27:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 WORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdf: 813941 bytes, checksum: e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 (MD5) Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdf: 138420 bytes, checksum: e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 WORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdf: 813941 bytes, checksum: e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 (MD5) Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdf: 138420 bytes, checksum: e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 (MD5) Previous issue date: 2020-12TecnologiasFerramentas digitaisCi?ncias e Educa??oWORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALWORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdfWORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdfapplication/pdf813941http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/1/WORDWALL+FERRAMENTA+DIGITAL+AUXILIANDO+PEDAGOGICAMENTE+A+DISCIPLINA+DE+CIENCIAS_Maria+Rosinete+Ayres+Nunes.pdfe4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3MD51Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdfAta de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdfapplication/pdf138420http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/2/Ata+de+defesa_Maria+Rosinete+Ayres++Nobrega.pdfe156fe1ffcbef057e412de5d7c743659MD52177683/16202021-07-28 19:27:06.204oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1620Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:27:06Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
title WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
spellingShingle WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
Nunes, Maria
Tecnologias
Ferramentas digitais
Ci?ncias e Educa??o
title_short WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
title_full WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
title_fullStr WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
title_full_unstemmed WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
title_sort WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
author Nunes, Maria
author_facet Nunes, Maria
Silva, Ledevande
Andrade, Littyanni
Araujo, Jefferson
Bezerra, Francisca
author_role author
author2 Silva, Ledevande
Andrade, Littyanni
Araujo, Jefferson
Bezerra, Francisca
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria
Silva, Ledevande
Andrade, Littyanni
Araujo, Jefferson
Bezerra, Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Ferramentas digitais
Ci?ncias e Educa??o
topic Tecnologias
Ferramentas digitais
Ci?ncias e Educa??o
description As frequentes mudan?as que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cen?rio faz-se necess?rio que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedag?gico, o uso de recursos tecnol?gicos, poder? despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedag?gica para auxiliar o professor de Ci?ncias em sua metodologia, tendo como objetivos espec?ficos dinamizar as aulas como forma de despertar a aten??o dos alunos e promover aprendizagem; inovar as pr?ticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seq??ncia did?tica, sobre o estudo do conte?do V?rus, suas caracter?sticas gerais, meios de preven??o, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informa??o, como tamb?m de conscientiza??o sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seq??ncia did?tica foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos s?ncronos atrav?s do Google Meet, e tr?s aulas a serem realizadas nos momentos ass?ncronos atrav?s do Google Classroom, com os alunos do s?timo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benef?cios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem aut?noma e ativa de acordo com as contribui??es da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentra??o, racioc?nio l?gico, senso cr?tico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavor?vel para o uso do novo recurso digital Wordwall ? o acesso limitado para a elabora??o de apenas cinco atividades diferentes na vers?o gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-a??o de natureza tamb?m bibliogr?fica, no m?todo qualitativo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-28T22:27:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-28T22:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/1/WORDWALL+FERRAMENTA+DIGITAL+AUXILIANDO+PEDAGOGICAMENTE+A+DISCIPLINA+DE+CIENCIAS_Maria+Rosinete+Ayres+Nunes.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/2/Ata+de+defesa_Maria+Rosinete+Ayres++Nobrega.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3
e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439278387200