WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620 |
Resumo: | As frequentes mudan?as que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cen?rio faz-se necess?rio que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedag?gico, o uso de recursos tecnol?gicos, poder? despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedag?gica para auxiliar o professor de Ci?ncias em sua metodologia, tendo como objetivos espec?ficos dinamizar as aulas como forma de despertar a aten??o dos alunos e promover aprendizagem; inovar as pr?ticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seq??ncia did?tica, sobre o estudo do conte?do V?rus, suas caracter?sticas gerais, meios de preven??o, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informa??o, como tamb?m de conscientiza??o sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seq??ncia did?tica foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos s?ncronos atrav?s do Google Meet, e tr?s aulas a serem realizadas nos momentos ass?ncronos atrav?s do Google Classroom, com os alunos do s?timo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benef?cios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem aut?noma e ativa de acordo com as contribui??es da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentra??o, racioc?nio l?gico, senso cr?tico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavor?vel para o uso do novo recurso digital Wordwall ? o acesso limitado para a elabora??o de apenas cinco atividades diferentes na vers?o gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-a??o de natureza tamb?m bibliogr?fica, no m?todo qualitativo. |
id |
IFPB_a13aa9819619d9bd8a45ea6ea6f32e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1620 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, MariaSilva, LedevandeAndrade, LittyanniAraujo, JeffersonBezerra, Francisca2021-07-28T22:27:06Z2021-07-28T22:27:06Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620As frequentes mudan?as que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cen?rio faz-se necess?rio que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedag?gico, o uso de recursos tecnol?gicos, poder? despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedag?gica para auxiliar o professor de Ci?ncias em sua metodologia, tendo como objetivos espec?ficos dinamizar as aulas como forma de despertar a aten??o dos alunos e promover aprendizagem; inovar as pr?ticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seq??ncia did?tica, sobre o estudo do conte?do V?rus, suas caracter?sticas gerais, meios de preven??o, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informa??o, como tamb?m de conscientiza??o sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seq??ncia did?tica foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos s?ncronos atrav?s do Google Meet, e tr?s aulas a serem realizadas nos momentos ass?ncronos atrav?s do Google Classroom, com os alunos do s?timo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benef?cios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem aut?noma e ativa de acordo com as contribui??es da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentra??o, racioc?nio l?gico, senso cr?tico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavor?vel para o uso do novo recurso digital Wordwall ? o acesso limitado para a elabora??o de apenas cinco atividades diferentes na vers?o gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-a??o de natureza tamb?m bibliogr?fica, no m?todo qualitativo.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-16T22:01:41Z No. of bitstreams: 2 WORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdf: 813941 bytes, checksum: e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 (MD5) Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdf: 138420 bytes, checksum: e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:27:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 WORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdf: 813941 bytes, checksum: e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 (MD5) Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdf: 138420 bytes, checksum: e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 WORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdf: 813941 bytes, checksum: e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 (MD5) Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdf: 138420 bytes, checksum: e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 (MD5) Previous issue date: 2020-12TecnologiasFerramentas digitaisCi?ncias e Educa??oWORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALWORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdfWORDWALL FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIENCIAS_Maria Rosinete Ayres Nunes.pdfapplication/pdf813941http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/1/WORDWALL+FERRAMENTA+DIGITAL+AUXILIANDO+PEDAGOGICAMENTE+A+DISCIPLINA+DE+CIENCIAS_Maria+Rosinete+Ayres+Nunes.pdfe4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3MD51Ata de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdfAta de defesa_Maria Rosinete Ayres Nobrega.pdfapplication/pdf138420http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/2/Ata+de+defesa_Maria+Rosinete+Ayres++Nobrega.pdfe156fe1ffcbef057e412de5d7c743659MD52177683/16202021-07-28 19:27:06.204oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1620Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:27:06Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
title |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
spellingShingle |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS Nunes, Maria Tecnologias Ferramentas digitais Ci?ncias e Educa??o |
title_short |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
title_full |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
title_fullStr |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
title_full_unstemmed |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
title_sort |
WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CI?NCIAS |
author |
Nunes, Maria |
author_facet |
Nunes, Maria Silva, Ledevande Andrade, Littyanni Araujo, Jefferson Bezerra, Francisca |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ledevande Andrade, Littyanni Araujo, Jefferson Bezerra, Francisca |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria Silva, Ledevande Andrade, Littyanni Araujo, Jefferson Bezerra, Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Ferramentas digitais Ci?ncias e Educa??o |
topic |
Tecnologias Ferramentas digitais Ci?ncias e Educa??o |
description |
As frequentes mudan?as que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cen?rio faz-se necess?rio que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedag?gico, o uso de recursos tecnol?gicos, poder? despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedag?gica para auxiliar o professor de Ci?ncias em sua metodologia, tendo como objetivos espec?ficos dinamizar as aulas como forma de despertar a aten??o dos alunos e promover aprendizagem; inovar as pr?ticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seq??ncia did?tica, sobre o estudo do conte?do V?rus, suas caracter?sticas gerais, meios de preven??o, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informa??o, como tamb?m de conscientiza??o sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seq??ncia did?tica foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos s?ncronos atrav?s do Google Meet, e tr?s aulas a serem realizadas nos momentos ass?ncronos atrav?s do Google Classroom, com os alunos do s?timo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benef?cios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem aut?noma e ativa de acordo com as contribui??es da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentra??o, racioc?nio l?gico, senso cr?tico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavor?vel para o uso do novo recurso digital Wordwall ? o acesso limitado para a elabora??o de apenas cinco atividades diferentes na vers?o gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-a??o de natureza tamb?m bibliogr?fica, no m?todo qualitativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-28T22:27:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-28T22:27:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/1/WORDWALL+FERRAMENTA+DIGITAL+AUXILIANDO+PEDAGOGICAMENTE+A+DISCIPLINA+DE+CIENCIAS_Maria+Rosinete+Ayres+Nunes.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1620/2/Ata+de+defesa_Maria+Rosinete+Ayres++Nobrega.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4c33627be226cfbe8356c65816a6bc3 e156fe1ffcbef057e412de5d7c743659 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439278387200 |