Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arraia, Maria Clara de Oliveira Bandeiras
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10662
Resumo: O relatório que se apresenta, procura documentar a experiência pedagógica da prática de ensino supervisionado ocorrido na Escola Secundária São Pedro em Vila Real, regulamentado pela portaria nº 1189/2010, e pelo Despacho n.º 6262 de 2011. O estágio profissionalizante integra a qualificação obrigatória para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. Nele se inclui o projeto que se defende Tecnologias educativas, ferramentas digitais para o ensino, que para além da diferenciação pedagógica, pretende-se também divulgar e partilhar um manual de tecnologias, que concentre num só local recursos que são utilizados em aula por diversos professores, de diferentes disciplinas, em diferentes escolas. A ideia do projeto surgiu da necessidade e da falta de informação em português, que reunisse num só local o essencial das tecnologias, para um rápido acesso à informação disponibilizada nessa área. A juntar à ideia do projeto, está aliado o objetivo de partilha de conhecimento, que por vezes não é colocado ao serviço de toda a comunidade escolar. Por força das circunstâncias do ano 2020, pandemia por Covid-19, inclui-se neste relatório não só aulas realizadas no modo Ensino à distância, como as respetivas tecnologias educativas de suporte a esta modalidade de ensino. O manual foi ainda concebido numa versão reduzida para consulta e acesso online. No que concerne à prática pedagógica o relatório foca aspetos como a observação, os tipos de observação, vantagens da observação e a instrumentalização, como parte importante do processo ensino e aprendizagem. Contém um capítulo dedicado à caracterização da escola e do meio envolvente. Seguindo-se os capítulos principais referentes à observação das seis turmas e tudo o que envolve a prática docente como a caracterização das turmas, as disciplinas envolvidas, todas as planificações, as avaliações, as reuniões, os momentos práticos e ou cooperantes, bem como as atividades extras anuais como o caso do dia da internet.
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