Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10662 |
Resumo: | O relatório que se apresenta, procura documentar a experiência pedagógica da prática de ensino supervisionado ocorrido na Escola Secundária São Pedro em Vila Real, regulamentado pela portaria nº 1189/2010, e pelo Despacho n.º 6262 de 2011. O estágio profissionalizante integra a qualificação obrigatória para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. Nele se inclui o projeto que se defende Tecnologias educativas, ferramentas digitais para o ensino, que para além da diferenciação pedagógica, pretende-se também divulgar e partilhar um manual de tecnologias, que concentre num só local recursos que são utilizados em aula por diversos professores, de diferentes disciplinas, em diferentes escolas. A ideia do projeto surgiu da necessidade e da falta de informação em português, que reunisse num só local o essencial das tecnologias, para um rápido acesso à informação disponibilizada nessa área. A juntar à ideia do projeto, está aliado o objetivo de partilha de conhecimento, que por vezes não é colocado ao serviço de toda a comunidade escolar. Por força das circunstâncias do ano 2020, pandemia por Covid-19, inclui-se neste relatório não só aulas realizadas no modo Ensino à distância, como as respetivas tecnologias educativas de suporte a esta modalidade de ensino. O manual foi ainda concebido numa versão reduzida para consulta e acesso online. No que concerne à prática pedagógica o relatório foca aspetos como a observação, os tipos de observação, vantagens da observação e a instrumentalização, como parte importante do processo ensino e aprendizagem. Contém um capítulo dedicado à caracterização da escola e do meio envolvente. Seguindo-se os capítulos principais referentes à observação das seis turmas e tudo o que envolve a prática docente como a caracterização das turmas, as disciplinas envolvidas, todas as planificações, as avaliações, as reuniões, os momentos práticos e ou cooperantes, bem como as atividades extras anuais como o caso do dia da internet. |
id |
RCAP_b0bf7a9792e8017db4e3cd42f1dbc648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10662 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino SupervisionadoTecnologia EducativaFerramentas DigitaisO relatório que se apresenta, procura documentar a experiência pedagógica da prática de ensino supervisionado ocorrido na Escola Secundária São Pedro em Vila Real, regulamentado pela portaria nº 1189/2010, e pelo Despacho n.º 6262 de 2011. O estágio profissionalizante integra a qualificação obrigatória para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. Nele se inclui o projeto que se defende Tecnologias educativas, ferramentas digitais para o ensino, que para além da diferenciação pedagógica, pretende-se também divulgar e partilhar um manual de tecnologias, que concentre num só local recursos que são utilizados em aula por diversos professores, de diferentes disciplinas, em diferentes escolas. A ideia do projeto surgiu da necessidade e da falta de informação em português, que reunisse num só local o essencial das tecnologias, para um rápido acesso à informação disponibilizada nessa área. A juntar à ideia do projeto, está aliado o objetivo de partilha de conhecimento, que por vezes não é colocado ao serviço de toda a comunidade escolar. Por força das circunstâncias do ano 2020, pandemia por Covid-19, inclui-se neste relatório não só aulas realizadas no modo Ensino à distância, como as respetivas tecnologias educativas de suporte a esta modalidade de ensino. O manual foi ainda concebido numa versão reduzida para consulta e acesso online. No que concerne à prática pedagógica o relatório foca aspetos como a observação, os tipos de observação, vantagens da observação e a instrumentalização, como parte importante do processo ensino e aprendizagem. Contém um capítulo dedicado à caracterização da escola e do meio envolvente. Seguindo-se os capítulos principais referentes à observação das seis turmas e tudo o que envolve a prática docente como a caracterização das turmas, as disciplinas envolvidas, todas as planificações, as avaliações, as reuniões, os momentos práticos e ou cooperantes, bem como as atividades extras anuais como o caso do dia da internet.The report that is presented, seeks to document the pedagogical experience of supervised teaching practice that took place at Escola Secundária São Pedro in Vila Real, regulated by Ordinance No. 1189/2010, and by Order No. 6262 of 2011. The professional internship integrates the qualification mandatory for obtaining a Master's degree in Computer Science. It includes the project that defends “Educational technologies: digital tools for teaching” which, in addition to pedagogical differentiation, is also intended to disseminate and share a technology manual that concentrates in one place resources that are used in class by different teachers, from different disciplines, in different schools. The idea of the project arose from the need and lack of information in portuguese, which would bring together in one place the essentials of technologies, for a quick access to the information made available in this area. In addition to the idea of the project, the objective is to share knowledge, which is sometimes not put at the service of the entire school community. Due to the circumstances of the year 2020, the Covid-19 pandemic, this report includes not only classes held in distance learning mode, but the respective educational technologies to support this type of teaching. The manual was also designed in a reduced version for consultation and online access. With regard to pedagogical practice, the report focuses on aspects such as observation, types of observation, advantages of observation and instrumentalization, as an important part of the teaching and learning process. It contains a chapter dedicated to the characterization of the school and its surroundings. Following the main chapters referring to the observation of the six classes and everything that involves teaching practice such as the characterization of classes, the disciplines involved, all planning, evaluations, meetings, practical and or cooperative moments, as well a extra annual activities such as internets day.2021-08-10T16:16:49Z2021-07-23T00:00:00Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10662porArraia, Maria Clara de Oliveira Bandeirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:01.311677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
title |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
spellingShingle |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado Arraia, Maria Clara de Oliveira Bandeiras Tecnologia Educativa Ferramentas Digitais |
title_short |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
title_full |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
title_fullStr |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
title_sort |
Tecnologias Educativas: ferramentas digitais para o ensino: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado |
author |
Arraia, Maria Clara de Oliveira Bandeiras |
author_facet |
Arraia, Maria Clara de Oliveira Bandeiras |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arraia, Maria Clara de Oliveira Bandeiras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educativa Ferramentas Digitais |
topic |
Tecnologia Educativa Ferramentas Digitais |
description |
O relatório que se apresenta, procura documentar a experiência pedagógica da prática de ensino supervisionado ocorrido na Escola Secundária São Pedro em Vila Real, regulamentado pela portaria nº 1189/2010, e pelo Despacho n.º 6262 de 2011. O estágio profissionalizante integra a qualificação obrigatória para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. Nele se inclui o projeto que se defende Tecnologias educativas, ferramentas digitais para o ensino, que para além da diferenciação pedagógica, pretende-se também divulgar e partilhar um manual de tecnologias, que concentre num só local recursos que são utilizados em aula por diversos professores, de diferentes disciplinas, em diferentes escolas. A ideia do projeto surgiu da necessidade e da falta de informação em português, que reunisse num só local o essencial das tecnologias, para um rápido acesso à informação disponibilizada nessa área. A juntar à ideia do projeto, está aliado o objetivo de partilha de conhecimento, que por vezes não é colocado ao serviço de toda a comunidade escolar. Por força das circunstâncias do ano 2020, pandemia por Covid-19, inclui-se neste relatório não só aulas realizadas no modo Ensino à distância, como as respetivas tecnologias educativas de suporte a esta modalidade de ensino. O manual foi ainda concebido numa versão reduzida para consulta e acesso online. No que concerne à prática pedagógica o relatório foca aspetos como a observação, os tipos de observação, vantagens da observação e a instrumentalização, como parte importante do processo ensino e aprendizagem. Contém um capítulo dedicado à caracterização da escola e do meio envolvente. Seguindo-se os capítulos principais referentes à observação das seis turmas e tudo o que envolve a prática docente como a caracterização das turmas, as disciplinas envolvidas, todas as planificações, as avaliações, as reuniões, os momentos práticos e ou cooperantes, bem como as atividades extras anuais como o caso do dia da internet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10T16:16:49Z 2021-07-23T00:00:00Z 2021-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10662 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137083652046848 |