Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829
Resumo: Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O com?rcio e as ind?strias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que al?m de lidar com as transforma??es no ambiente de neg?cios, tamb?m possu?am outras atribui??es, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propaga??o do v?rus, como o isolamento social. Nessas circunst?ncias, ? imprescind?vel inserir pr?ticas de inova??o no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as pr?ticas de inova??o em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus neg?cios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e explorat?ria, utilizando como procedimentos t?cnicos um estudo de caso m?ltiplos. Para coletar os dados, optouse pela t?cnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplica??o do question?rio aberto. Houve v?rias sess?es de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido ?s circunst?ncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de seguran?a voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, atrav?s do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as pr?ticas de inova??o em marketing sugeridas aos neg?cios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus neg?cios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a amplia??o dos seus portf?lios de produtos/servi?os. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os neg?cios estudados, como tamb?m, vem agregar a literatura sobre o tema em quest?o, atrav?s das informa??es levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto.
id IFPB_a3d7fce971eda40a40d80dd451275fd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1829
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos2022-03-10T13:59:58Z2022-03-10T13:59:58Z2022-02-15http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O com?rcio e as ind?strias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que al?m de lidar com as transforma??es no ambiente de neg?cios, tamb?m possu?am outras atribui??es, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propaga??o do v?rus, como o isolamento social. Nessas circunst?ncias, ? imprescind?vel inserir pr?ticas de inova??o no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as pr?ticas de inova??o em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus neg?cios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e explorat?ria, utilizando como procedimentos t?cnicos um estudo de caso m?ltiplos. Para coletar os dados, optouse pela t?cnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplica??o do question?rio aberto. Houve v?rias sess?es de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido ?s circunst?ncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de seguran?a voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, atrav?s do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as pr?ticas de inova??o em marketing sugeridas aos neg?cios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus neg?cios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a amplia??o dos seus portf?lios de produtos/servi?os. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os neg?cios estudados, como tamb?m, vem agregar a literatura sobre o tema em quest?o, atrav?s das informa??es levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2022-03-10T13:59:58Z No. of bitstreams: 2 L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdf: 1714646 bytes, checksum: b987d36586fe5421fad0887833d88f2a (MD5) Termo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdf: 156897 bytes, checksum: d8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-10T13:59:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdf: 1714646 bytes, checksum: b987d36586fe5421fad0887833d88f2a (MD5) Termo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdf: 156897 bytes, checksum: d8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3 (MD5) Previous issue date: 2022-02-15Empreendedorismo femininoMarketing de neg?ciosCovid-19Pequenos neg?ciosPandemiaEmpreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?ciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALL?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdfL?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdfapplication/pdf1714646http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/1/L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos+-Empreendedorismo+feminino-+inova%C3%A7%C3%A3o+em+marketing+no+combate+aos+efeitos+negativos+da+pandemia+da+covid-19+em+pequenos+neg%C3%B3cios.pdfb987d36586fe5421fad0887833d88f2aMD51Termo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdfTermo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdfapplication/pdf156897http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o-L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos++.pdfd8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3MD52177683/18292022-03-10 10:59:58.282oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-10T13:59:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
title Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
spellingShingle Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos
Empreendedorismo feminino
Marketing de neg?cios
Covid-19
Pequenos neg?cios
Pandemia
title_short Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
title_full Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
title_fullStr Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
title_full_unstemmed Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
title_sort Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
author Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos
author_facet Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo feminino
Marketing de neg?cios
Covid-19
Pequenos neg?cios
Pandemia
topic Empreendedorismo feminino
Marketing de neg?cios
Covid-19
Pequenos neg?cios
Pandemia
description Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O com?rcio e as ind?strias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que al?m de lidar com as transforma??es no ambiente de neg?cios, tamb?m possu?am outras atribui??es, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propaga??o do v?rus, como o isolamento social. Nessas circunst?ncias, ? imprescind?vel inserir pr?ticas de inova??o no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as pr?ticas de inova??o em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus neg?cios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e explorat?ria, utilizando como procedimentos t?cnicos um estudo de caso m?ltiplos. Para coletar os dados, optouse pela t?cnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplica??o do question?rio aberto. Houve v?rias sess?es de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido ?s circunst?ncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de seguran?a voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, atrav?s do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as pr?ticas de inova??o em marketing sugeridas aos neg?cios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus neg?cios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a amplia??o dos seus portf?lios de produtos/servi?os. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os neg?cios estudados, como tamb?m, vem agregar a literatura sobre o tema em quest?o, atrav?s das informa??es levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-10T13:59:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-10T13:59:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/1/L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos+-Empreendedorismo+feminino-+inova%C3%A7%C3%A3o+em+marketing+no+combate+aos+efeitos+negativos+da+pandemia+da+covid-19+em+pequenos+neg%C3%B3cios.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o-L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos++.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b987d36586fe5421fad0887833d88f2a
d8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441220349952