Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829 |
Resumo: | Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O com?rcio e as ind?strias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que al?m de lidar com as transforma??es no ambiente de neg?cios, tamb?m possu?am outras atribui??es, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propaga??o do v?rus, como o isolamento social. Nessas circunst?ncias, ? imprescind?vel inserir pr?ticas de inova??o no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as pr?ticas de inova??o em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus neg?cios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e explorat?ria, utilizando como procedimentos t?cnicos um estudo de caso m?ltiplos. Para coletar os dados, optouse pela t?cnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplica??o do question?rio aberto. Houve v?rias sess?es de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido ?s circunst?ncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de seguran?a voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, atrav?s do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as pr?ticas de inova??o em marketing sugeridas aos neg?cios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus neg?cios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a amplia??o dos seus portf?lios de produtos/servi?os. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os neg?cios estudados, como tamb?m, vem agregar a literatura sobre o tema em quest?o, atrav?s das informa??es levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto. |
id |
IFPB_a3d7fce971eda40a40d80dd451275fd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1829 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos2022-03-10T13:59:58Z2022-03-10T13:59:58Z2022-02-15http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O com?rcio e as ind?strias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que al?m de lidar com as transforma??es no ambiente de neg?cios, tamb?m possu?am outras atribui??es, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propaga??o do v?rus, como o isolamento social. Nessas circunst?ncias, ? imprescind?vel inserir pr?ticas de inova??o no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as pr?ticas de inova??o em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus neg?cios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e explorat?ria, utilizando como procedimentos t?cnicos um estudo de caso m?ltiplos. Para coletar os dados, optouse pela t?cnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplica??o do question?rio aberto. Houve v?rias sess?es de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido ?s circunst?ncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de seguran?a voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, atrav?s do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as pr?ticas de inova??o em marketing sugeridas aos neg?cios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus neg?cios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a amplia??o dos seus portf?lios de produtos/servi?os. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os neg?cios estudados, como tamb?m, vem agregar a literatura sobre o tema em quest?o, atrav?s das informa??es levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2022-03-10T13:59:58Z No. of bitstreams: 2 L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdf: 1714646 bytes, checksum: b987d36586fe5421fad0887833d88f2a (MD5) Termo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdf: 156897 bytes, checksum: d8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-10T13:59:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdf: 1714646 bytes, checksum: b987d36586fe5421fad0887833d88f2a (MD5) Termo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdf: 156897 bytes, checksum: d8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3 (MD5) Previous issue date: 2022-02-15Empreendedorismo femininoMarketing de neg?ciosCovid-19Pequenos neg?ciosPandemiaEmpreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?ciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALL?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdfL?via Vit?ria Rodrigues dos Santos -Empreendedorismo feminino- inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios.pdfapplication/pdf1714646http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/1/L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos+-Empreendedorismo+feminino-+inova%C3%A7%C3%A3o+em+marketing+no+combate+aos+efeitos+negativos+da+pandemia+da+covid-19+em+pequenos+neg%C3%B3cios.pdfb987d36586fe5421fad0887833d88f2aMD51Termo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdfTermo de autoriza??o-L?via Vit?ria Rodrigues dos Santos .pdfapplication/pdf156897http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o-L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos++.pdfd8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3MD52177683/18292022-03-10 10:59:58.282oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-10T13:59:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
title |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
spellingShingle |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos Empreendedorismo feminino Marketing de neg?cios Covid-19 Pequenos neg?cios Pandemia |
title_short |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
title_full |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
title_fullStr |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
title_sort |
Empreendedorismo feminino: inova??o em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos neg?cios |
author |
Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, L?via Vit?ria Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo feminino Marketing de neg?cios Covid-19 Pequenos neg?cios Pandemia |
topic |
Empreendedorismo feminino Marketing de neg?cios Covid-19 Pequenos neg?cios Pandemia |
description |
Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronav?rus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O com?rcio e as ind?strias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que al?m de lidar com as transforma??es no ambiente de neg?cios, tamb?m possu?am outras atribui??es, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propaga??o do v?rus, como o isolamento social. Nessas circunst?ncias, ? imprescind?vel inserir pr?ticas de inova??o no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as pr?ticas de inova??o em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus neg?cios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e explorat?ria, utilizando como procedimentos t?cnicos um estudo de caso m?ltiplos. Para coletar os dados, optouse pela t?cnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplica??o do question?rio aberto. Houve v?rias sess?es de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido ?s circunst?ncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de seguran?a voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, atrav?s do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as pr?ticas de inova??o em marketing sugeridas aos neg?cios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus neg?cios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a amplia??o dos seus portf?lios de produtos/servi?os. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os neg?cios estudados, como tamb?m, vem agregar a literatura sobre o tema em quest?o, atrav?s das informa??es levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-10T13:59:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-10T13:59:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/1/L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos+-Empreendedorismo+feminino-+inova%C3%A7%C3%A3o+em+marketing+no+combate+aos+efeitos+negativos+da+pandemia+da+covid-19+em+pequenos+neg%C3%B3cios.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1829/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o-L%C3%ADvia+Vit%C3%B3ria+Rodrigues+dos+Santos++.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b987d36586fe5421fad0887833d88f2a d8ba967ed6fcfffc57cd057842fb57f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441220349952 |