ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350
Resumo: A higiene e a seguran?a do trabalho s?o conte?dos tratados em diversos cursos al?m de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedag?gicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as hist?rias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discuss?o. O objetivo da proposta foi analisar a constru??o de hist?rias em quadrinhos como ferramenta pedag?gica para aprimorar o ensino de conte?dos de seguran?a do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a interven??o ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - Campus Princesa Isabel, localizado no munic?pio de Princesa Isabel, sert?o paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso t?cnico em controle ambiental, integrado ao ensino m?dio. Dentro da matriz curricular desse curso, al?m de componentes curriculares da forma??o geral (?rea proped?utica), tem-se a prepara??o para o trabalho e as disciplinas t?cnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exerc?cio de compet?ncias e habilidade como poder de s?ntese, trabalho em grupo, discuss?o de ideias, o uso da criatividade, apresenta??o de resultados e boa argumenta??o dos alunos. Foi poss?vel observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a din?mica textual da HQ despertaram o interesse.
id IFPB_a76a8f3f58e8a25ef5e6892f28285503
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2350
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA2022-08-30T21:29:22Z2022-08-30T21:29:22Z2022-06-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350A higiene e a seguran?a do trabalho s?o conte?dos tratados em diversos cursos al?m de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedag?gicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as hist?rias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discuss?o. O objetivo da proposta foi analisar a constru??o de hist?rias em quadrinhos como ferramenta pedag?gica para aprimorar o ensino de conte?dos de seguran?a do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a interven??o ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - Campus Princesa Isabel, localizado no munic?pio de Princesa Isabel, sert?o paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso t?cnico em controle ambiental, integrado ao ensino m?dio. Dentro da matriz curricular desse curso, al?m de componentes curriculares da forma??o geral (?rea proped?utica), tem-se a prepara??o para o trabalho e as disciplinas t?cnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exerc?cio de compet?ncias e habilidade como poder de s?ntese, trabalho em grupo, discuss?o de ideias, o uso da criatividade, apresenta??o de resultados e boa argumenta??o dos alunos. Foi poss?vel observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a din?mica textual da HQ despertaram o interesse.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-29T15:05:03Z No. of bitstreams: 2 VIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdf: 858270 bytes, checksum: eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 (MD5) VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdf: 114844 bytes, checksum: 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-08-30T21:29:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdf: 858270 bytes, checksum: eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 (MD5) VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdf: 114844 bytes, checksum: 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-30T21:29:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdf: 858270 bytes, checksum: eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 (MD5) VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdf: 114844 bytes, checksum: 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 (MD5) Previous issue date: 2022-06-06N?O H?.educa??ohist?rias em quadrinhosNR-31seguran?a do trabalhoENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALVIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdfVIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdfapplication/pdf858270http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/1/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS.pdfeab069f865f699d254c66eed85d3c9a5MD51VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdfVIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdfapplication/pdf114844http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/2/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS+2.pdf19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31MD52177683/23502022-08-30 18:29:22.076oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2350Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-30T21:29:22Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
title ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
spellingShingle ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA
educa??o
hist?rias em quadrinhos
NR-31
seguran?a do trabalho
title_short ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
title_full ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
title_fullStr ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
title_full_unstemmed ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
title_sort ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
author CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA
author_facet CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o
hist?rias em quadrinhos
NR-31
seguran?a do trabalho
topic educa??o
hist?rias em quadrinhos
NR-31
seguran?a do trabalho
description A higiene e a seguran?a do trabalho s?o conte?dos tratados em diversos cursos al?m de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedag?gicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as hist?rias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discuss?o. O objetivo da proposta foi analisar a constru??o de hist?rias em quadrinhos como ferramenta pedag?gica para aprimorar o ensino de conte?dos de seguran?a do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a interven??o ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - Campus Princesa Isabel, localizado no munic?pio de Princesa Isabel, sert?o paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso t?cnico em controle ambiental, integrado ao ensino m?dio. Dentro da matriz curricular desse curso, al?m de componentes curriculares da forma??o geral (?rea proped?utica), tem-se a prepara??o para o trabalho e as disciplinas t?cnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exerc?cio de compet?ncias e habilidade como poder de s?ntese, trabalho em grupo, discuss?o de ideias, o uso da criatividade, apresenta??o de resultados e boa argumenta??o dos alunos. Foi poss?vel observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a din?mica textual da HQ despertaram o interesse.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T21:29:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T21:29:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/1/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/2/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5
19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1823422313212674048