ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350 |
Resumo: | A higiene e a seguran?a do trabalho s?o conte?dos tratados em diversos cursos al?m de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedag?gicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as hist?rias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discuss?o. O objetivo da proposta foi analisar a constru??o de hist?rias em quadrinhos como ferramenta pedag?gica para aprimorar o ensino de conte?dos de seguran?a do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a interven??o ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - Campus Princesa Isabel, localizado no munic?pio de Princesa Isabel, sert?o paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso t?cnico em controle ambiental, integrado ao ensino m?dio. Dentro da matriz curricular desse curso, al?m de componentes curriculares da forma??o geral (?rea proped?utica), tem-se a prepara??o para o trabalho e as disciplinas t?cnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exerc?cio de compet?ncias e habilidade como poder de s?ntese, trabalho em grupo, discuss?o de ideias, o uso da criatividade, apresenta??o de resultados e boa argumenta??o dos alunos. Foi poss?vel observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a din?mica textual da HQ despertaram o interesse. |
id |
IFPB_a76a8f3f58e8a25ef5e6892f28285503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2350 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA2022-08-30T21:29:22Z2022-08-30T21:29:22Z2022-06-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350A higiene e a seguran?a do trabalho s?o conte?dos tratados em diversos cursos al?m de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedag?gicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as hist?rias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discuss?o. O objetivo da proposta foi analisar a constru??o de hist?rias em quadrinhos como ferramenta pedag?gica para aprimorar o ensino de conte?dos de seguran?a do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a interven??o ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - Campus Princesa Isabel, localizado no munic?pio de Princesa Isabel, sert?o paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso t?cnico em controle ambiental, integrado ao ensino m?dio. Dentro da matriz curricular desse curso, al?m de componentes curriculares da forma??o geral (?rea proped?utica), tem-se a prepara??o para o trabalho e as disciplinas t?cnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exerc?cio de compet?ncias e habilidade como poder de s?ntese, trabalho em grupo, discuss?o de ideias, o uso da criatividade, apresenta??o de resultados e boa argumenta??o dos alunos. Foi poss?vel observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a din?mica textual da HQ despertaram o interesse.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-29T15:05:03Z No. of bitstreams: 2 VIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdf: 858270 bytes, checksum: eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 (MD5) VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdf: 114844 bytes, checksum: 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-08-30T21:29:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdf: 858270 bytes, checksum: eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 (MD5) VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdf: 114844 bytes, checksum: 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-30T21:29:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdf: 858270 bytes, checksum: eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 (MD5) VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdf: 114844 bytes, checksum: 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 (MD5) Previous issue date: 2022-06-06N?O H?.educa??ohist?rias em quadrinhosNR-31seguran?a do trabalhoENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALVIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdfVIN?CIUS BATISTA CAMPOS.pdfapplication/pdf858270http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/1/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS.pdfeab069f865f699d254c66eed85d3c9a5MD51VIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdfVIN?CIUS BATISTA CAMPOS 2.pdfapplication/pdf114844http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/2/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS+2.pdf19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31MD52177683/23502022-08-30 18:29:22.076oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2350Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-30T21:29:22Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
title |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
spellingShingle |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA educa??o hist?rias em quadrinhos NR-31 seguran?a do trabalho |
title_short |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
title_full |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
title_fullStr |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
title_sort |
ENSINO DE NORMA REGULAMENTADORA (NR) POR MEIO DE HIST?RIAS EM QUADRINHOS (HQ) |
author |
CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA |
author_facet |
CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOS, VIN?CIUS BATISTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o hist?rias em quadrinhos NR-31 seguran?a do trabalho |
topic |
educa??o hist?rias em quadrinhos NR-31 seguran?a do trabalho |
description |
A higiene e a seguran?a do trabalho s?o conte?dos tratados em diversos cursos al?m de somente os relacionados a engenharia. Para seu ensino, diferentes recursos pedag?gicos podem ser implementados, tais como: sala invertida, TICs, dentre outros. Neste trabalho, tendo em vista a falta de estudos semelhantes, decidimos utilizar as hist?rias em quadrinhos (HQs) como facilitador dessa discuss?o. O objetivo da proposta foi analisar a constru??o de hist?rias em quadrinhos como ferramenta pedag?gica para aprimorar o ensino de conte?dos de seguran?a do trabalho, mais especificamente, a NR-31. Visando os objetivos propostos do estudo, a interven??o ocorreu entre agosto e dezembro de 2018, no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - Campus Princesa Isabel, localizado no munic?pio de Princesa Isabel, sert?o paraibano. Para o estudo, a atividade foi concebida para 24 estudantes do curso t?cnico em controle ambiental, integrado ao ensino m?dio. Dentro da matriz curricular desse curso, al?m de componentes curriculares da forma??o geral (?rea proped?utica), tem-se a prepara??o para o trabalho e as disciplinas t?cnicas. As HQs revelaram-se recursos muito eficazes no ensino da NR-31, pois possibilitaram o exerc?cio de compet?ncias e habilidade como poder de s?ntese, trabalho em grupo, discuss?o de ideias, o uso da criatividade, apresenta??o de resultados e boa argumenta??o dos alunos. Foi poss?vel observar, ainda, que os discentes se atentaram muito a detalhes e que as imagens e a din?mica textual da HQ despertaram o interesse. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-30T21:29:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-30T21:29:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/1/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2350/2/VIN%C3%8DCIUS+BATISTA+CAMPOS+2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eab069f865f699d254c66eed85d3c9a5 19fd8b40dc35256fb5267994e8256d31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422313212674048 |