A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536 |
Resumo: | Este trabalho aborda o contexto hist?rico do surgimento do sistema num?rico e a inven??o do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliogr?fico sobre os principais contribuintes do Sistema Num?rico e do zero, fazendo uso da Hist?ria em Quadrinhos para ensinar o sistema num?rico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema num?rico, em especial ao n?mero ?zero?, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado hist?ria da matem?tica e apresentar as Hist?rias em Quadrinhos Como recurso did?tico-pedag?gico para os docentes utilizarem em suas pr?ticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte quest?o: Como utilizar as Hist?rias em quadrinhos como proposta did?tica para o ensino do sistema num?rico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Num?rico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), j? para os estudos sobre as Hist?ria em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendo?a(2007). Atrav?s das leituras e an?lises realizadas, mostramos a import?ncia e os benef?cios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matem?tica utilizando-se da Hist?ria da Matem?tica e as HQ?s. |
id |
IFPB_b5470d5921d235ac675b7faf23f9b5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1536 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, MAYRLA CARREIRO2021-07-02T13:30:38Z2021-07-02T13:30:38Z2020-12-23http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536Este trabalho aborda o contexto hist?rico do surgimento do sistema num?rico e a inven??o do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliogr?fico sobre os principais contribuintes do Sistema Num?rico e do zero, fazendo uso da Hist?ria em Quadrinhos para ensinar o sistema num?rico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema num?rico, em especial ao n?mero ?zero?, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado hist?ria da matem?tica e apresentar as Hist?rias em Quadrinhos Como recurso did?tico-pedag?gico para os docentes utilizarem em suas pr?ticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte quest?o: Como utilizar as Hist?rias em quadrinhos como proposta did?tica para o ensino do sistema num?rico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Num?rico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), j? para os estudos sobre as Hist?ria em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendo?a(2007). Atrav?s das leituras e an?lises realizadas, mostramos a import?ncia e os benef?cios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matem?tica utilizando-se da Hist?ria da Matem?tica e as HQ?s.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-22T01:15:42Z No. of bitstreams: 1 TCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdf: 996101 bytes, checksum: 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-02T13:30:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdf: 996101 bytes, checksum: 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T13:30:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdf: 996101 bytes, checksum: 404b6ad208b8e1a691db60887a130fad (MD5) Previous issue date: 2020-12-23Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos.A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdfTCC MAYRLA CARREIRO LIMA.pdfapplication/pdf996101http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1536/1/TCC+MAYRLA+CARREIRO+LIMA.pdf404b6ad208b8e1a691db60887a130fadMD51177683/15362021-07-02 10:30:38.822oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-02T13:30:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
title |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
spellingShingle |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA LIMA, MAYRLA CARREIRO Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos. |
title_short |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
title_full |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
title_fullStr |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
title_full_unstemmed |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
title_sort |
A HIST?RIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVEN??O DO ZERO: A UTILIZA??O DA HIST?RIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DID?TICA |
author |
LIMA, MAYRLA CARREIRO |
author_facet |
LIMA, MAYRLA CARREIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, MAYRLA CARREIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos. |
topic |
Sistema num?rico; Zero; Hist?ria da Matem?tica; Hist?ria em quadrinhos. |
description |
Este trabalho aborda o contexto hist?rico do surgimento do sistema num?rico e a inven??o do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliogr?fico sobre os principais contribuintes do Sistema Num?rico e do zero, fazendo uso da Hist?ria em Quadrinhos para ensinar o sistema num?rico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema num?rico, em especial ao n?mero ?zero?, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado hist?ria da matem?tica e apresentar as Hist?rias em Quadrinhos Como recurso did?tico-pedag?gico para os docentes utilizarem em suas pr?ticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte quest?o: Como utilizar as Hist?rias em quadrinhos como proposta did?tica para o ensino do sistema num?rico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Num?rico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), j? para os estudos sobre as Hist?ria em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendo?a(2007). Atrav?s das leituras e an?lises realizadas, mostramos a import?ncia e os benef?cios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matem?tica utilizando-se da Hist?ria da Matem?tica e as HQ?s. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-02T13:30:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-02T13:30:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1536/1/TCC+MAYRLA+CARREIRO+LIMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
404b6ad208b8e1a691db60887a130fad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660438631415808 |