Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/848 |
Resumo: | No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes. |
id |
IFPB_a96c4f9ad08fb0748b6c40b7e218ba12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/848 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Janete Andrade deCarrazoni, Rebeca S? do Nascimento2019-07-23T17:42:28Z2019-07-23T17:42:28Z2018-11-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/848No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes.Submitted by pamella araujo (pamellasa19.1@gmail.com) on 2019-07-19T11:19:11Z No. of bitstreams: 1 Janete Andrade de Souza - Percep??o da Qualidade dos Servi?os Prestados pela P?s-Gradua??o de uma IES P?blica na Mod~1.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2019-07-23T17:42:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Janete Andrade de Souza - Percep??o da Qualidade dos Servi?os Prestados pela P?s-Gradua??o de uma IES P?blica na Mod~1.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-23T17:42:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Janete Andrade de Souza - Percep??o da Qualidade dos Servi?os Prestados pela P?s-Gradua??o de uma IES P?blica na Mod~1.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Previous issue date: 2018-11-21Educa??o ? dist?nciaQualidadeEADPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaDbachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigoIFPBORIGINALJanete Andrade de Souza - Percep??o da Qualidade dos Servi?os Prestados pela P?s-Gradua??o de uma IES P?blica na Mod~1.pdfJanete Andrade de Souza - Percep??o da Qualidade dos Servi?os Prestados pela P?s-Gradua??o de uma IES P?blica na Mod~1.pdfPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD - Janete Andrade de Souzaapplication/pdf559318http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/848/1/Janete+Andrade+de+Souza+-+Percep%C3%A7%C3%A3o+da+Qualidade+dos+Servi%C3%A7os+Prestados+pela+P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o+de+uma+IES+P%C3%BAblica+na+Mod%7E1.pdf6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94MD51177683/8482019-07-23 14:42:28.878oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-07-23T17:42:28Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
spellingShingle |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD Souza, Janete Andrade de Educa??o ? dist?ncia Qualidade EAD |
title_short |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_full |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_fullStr |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_full_unstemmed |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_sort |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
author |
Souza, Janete Andrade de |
author_facet |
Souza, Janete Andrade de Carrazoni, Rebeca S? do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Carrazoni, Rebeca S? do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Janete Andrade de Carrazoni, Rebeca S? do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o ? dist?ncia Qualidade EAD |
topic |
Educa??o ? dist?ncia Qualidade EAD |
description |
No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-23T17:42:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-23T17:42:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelorThesis info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/848 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/848/1/Janete+Andrade+de+Souza+-+Percep%C3%A7%C3%A3o+da+Qualidade+dos+Servi%C3%A7os+Prestados+pela+P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o+de+uma+IES+P%C3%BAblica+na+Mod%7E1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660432825450496 |