Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Janete Andrade de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955
Resumo: No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes.
id IFPB_84ee38192cf8d179c424442152b20dc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/955
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Souza, Janete Andrade deCarrazzoni, Rebeca S? do Nascimento2020-02-07T13:54:07Z2020-02-07T13:54:07Z2018-11-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes.Submitted by andre silva (andre.cavalcante@ifpb.edu.br) on 2020-01-28T14:32:49Z No. of bitstreams: 2 Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Termo de Autoriza??o.pdf: 892359 bytes, checksum: cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-02-07T13:54:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Termo de Autoriza??o.pdf: 892359 bytes, checksum: cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-07T13:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Termo de Autoriza??o.pdf: 892359 bytes, checksum: cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 (MD5) Previous issue date: 2018-11-21Educa??o ? dist?nciaQualidade em servi?osEscala ServqualPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigoIFPB - Instituto Federal da Para?baORIGINALPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdfPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdfArtigoapplication/pdf559318http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/1/Percep%C3%A7%C3%A3o+da+qualidade+dos+servi%C3%A7os+prestados+pela+p%C3%B3s-gradu.pdf6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94MD51Termo de Autoriza??o.pdfTermo de Autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o de postagemapplication/pdf892359http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfcdf5b87847de562d5623995791d0ae23MD52177683/9552020-02-07 10:54:07.415oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-02-07T13:54:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
title Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
spellingShingle Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
Souza, Janete Andrade de
Educa??o ? dist?ncia
Qualidade em servi?os
Escala Servqual
title_short Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
title_full Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
title_fullStr Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
title_full_unstemmed Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
title_sort Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
author Souza, Janete Andrade de
author_facet Souza, Janete Andrade de
Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento
author_role author
author2 Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Janete Andrade de
Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o ? dist?ncia
Qualidade em servi?os
Escala Servqual
topic Educa??o ? dist?ncia
Qualidade em servi?os
Escala Servqual
description No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-07T13:54:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-07T13:54:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/1/Percep%C3%A7%C3%A3o+da+qualidade+dos+servi%C3%A7os+prestados+pela+p%C3%B3s-gradu.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94
cdf5b87847de562d5623995791d0ae23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660433550016512