Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955 |
Resumo: | No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes. |
id |
IFPB_84ee38192cf8d179c424442152b20dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/955 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Janete Andrade deCarrazzoni, Rebeca S? do Nascimento2020-02-07T13:54:07Z2020-02-07T13:54:07Z2018-11-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes.Submitted by andre silva (andre.cavalcante@ifpb.edu.br) on 2020-01-28T14:32:49Z No. of bitstreams: 2 Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Termo de Autoriza??o.pdf: 892359 bytes, checksum: cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-02-07T13:54:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Termo de Autoriza??o.pdf: 892359 bytes, checksum: cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-07T13:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdf: 559318 bytes, checksum: 6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 (MD5) Termo de Autoriza??o.pdf: 892359 bytes, checksum: cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 (MD5) Previous issue date: 2018-11-21Educa??o ? dist?nciaQualidade em servi?osEscala ServqualPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigoIFPB - Instituto Federal da Para?baORIGINALPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdfPercep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradu.pdfArtigoapplication/pdf559318http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/1/Percep%C3%A7%C3%A3o+da+qualidade+dos+servi%C3%A7os+prestados+pela+p%C3%B3s-gradu.pdf6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94MD51Termo de Autoriza??o.pdfTermo de Autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o de postagemapplication/pdf892359http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfcdf5b87847de562d5623995791d0ae23MD52177683/9552020-02-07 10:54:07.415oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-02-07T13:54:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
spellingShingle |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD Souza, Janete Andrade de Educa??o ? dist?ncia Qualidade em servi?os Escala Servqual |
title_short |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_full |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_fullStr |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_full_unstemmed |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
title_sort |
Percep??o da qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD |
author |
Souza, Janete Andrade de |
author_facet |
Souza, Janete Andrade de Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Janete Andrade de Carrazzoni, Rebeca S? do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o ? dist?ncia Qualidade em servi?os Escala Servqual |
topic |
Educa??o ? dist?ncia Qualidade em servi?os Escala Servqual |
description |
No Brasil, a educa??o ? dist?ncia apresenta um crescimento significativo, inclusive quando ofertada pelo setor p?blico, por este motivo se faz necess?rio incentivar discuss?es acerca da qualidade nessa modalidade de ensino. Partindo dessa reflex?o, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percep??o dos estudantes sobre a qualidade dos servi?os prestados pela p?s-gradua??o de uma IES p?blica na modalidade EaD, por meio de uma adapta??o da escala Servqual. Para coletar os dados foi utilizado um question?rio desenvolvido a partir de uma adapta??o da escala Servqual (PARASURAMAN; ZEITHAML; BERRY, 1988), no qual se incluiu dimens?es espec?ficas do contexto educacional conforme o modelo proposto por Sarquis et al. (2017). O universo da pesquisa compreendeu os estudantes regularmente matriculados em um curso de p?s-gradua??o ? dist?ncia de uma IES p?blica, a amostra correspondeu a 22% do referido universo. A an?lise de dados, por sua vez, envolveu t?cnicas de estat?stica descritiva. Em seus resultados, a pesquisa identificou que grande parte das vari?veis foi avaliada de maneira insatisfat?ria, o que refletiu negativamente na percep??o da qualidade. Sendo assim, foram sugeridas a??es gerenciais que visem ? melhoria dos atributos de qualidade, a fim de se atender as expectativas dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-07T13:54:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-07T13:54:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/1/Percep%C3%A7%C3%A3o+da+qualidade+dos+servi%C3%A7os+prestados+pela+p%C3%B3s-gradu.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/955/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bbb07321dc19ce8f92c3797e821eb94 cdf5b87847de562d5623995791d0ae23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660433550016512 |