INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, J?LIO C?SAR JUSTINO DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2453
Resumo: os aspectos, desde a aplica??o adequada de diferentes tipos de investimentos, at? a an?lise de receitas e despesas. Toda a popula??o deve entender e ser capaz de tomar decis?es quando se fala em utilizar o dinheiro, entender os tipos de compra correta, e saber que as compras interferem diretamente na economia. Neste sentido, ? importante que as escolas conhe?am o que motiva os discentes a estudar sobre educa??o financeira, como por exemplo, ter uma reserva de dinheiro futuramente ou planejar corretamente seus objetivos e metas para o futuro. O objetivo geral desta pesquisa ? desenvolver a compreens?o dos discentes do ensino m?dio sobre a tem?tica de educa??o financeira, afim de perceber melhor sobre investir, poupar e economizar no cen?rio pessoal e profissional. A respeito da caracteriza??o desta pesquisa ? classificada como explorat?ria e descritiva, com um p?blico de 100 alunos, de ambos os sexos, e idade variando entre 15 e 20 anos. Os estudantes devem ser oriundos de escolas p?blicas e privadas do munic?pio de Campina Grande-PB. Os resultados que se espera ? que os alunos consigam aprender o conte?do b?sico sobre poupar, economizar e investir e aplic?-los no dia-a-dia. Conclui-se que a presente pesquisa servir? de norte para as escolas apresentarem no??es b?sicas de educa??o financeira e empreg?-las no planejamento.
id IFPB_ad6d7079dfc7b006cdf0060e28cc0582
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2453
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ASSIS, J?LIO C?SAR JUSTINO DE2022-09-23T15:47:54Z2022-09-23T15:47:54Z2022-05-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2453os aspectos, desde a aplica??o adequada de diferentes tipos de investimentos, at? a an?lise de receitas e despesas. Toda a popula??o deve entender e ser capaz de tomar decis?es quando se fala em utilizar o dinheiro, entender os tipos de compra correta, e saber que as compras interferem diretamente na economia. Neste sentido, ? importante que as escolas conhe?am o que motiva os discentes a estudar sobre educa??o financeira, como por exemplo, ter uma reserva de dinheiro futuramente ou planejar corretamente seus objetivos e metas para o futuro. O objetivo geral desta pesquisa ? desenvolver a compreens?o dos discentes do ensino m?dio sobre a tem?tica de educa??o financeira, afim de perceber melhor sobre investir, poupar e economizar no cen?rio pessoal e profissional. A respeito da caracteriza??o desta pesquisa ? classificada como explorat?ria e descritiva, com um p?blico de 100 alunos, de ambos os sexos, e idade variando entre 15 e 20 anos. Os estudantes devem ser oriundos de escolas p?blicas e privadas do munic?pio de Campina Grande-PB. Os resultados que se espera ? que os alunos consigam aprender o conte?do b?sico sobre poupar, economizar e investir e aplic?-los no dia-a-dia. Conclui-se que a presente pesquisa servir? de norte para as escolas apresentarem no??es b?sicas de educa??o financeira e empreg?-las no planejamento.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-21T18:13:18Z No. of bitstreams: 2 J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdf: 235757 bytes, checksum: f8d628c6be2b07f0ebf022a958711160 (MD5) J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdf: 149511 bytes, checksum: bee907a5116f95f9e6f44aaf613d750f (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T15:47:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdf: 235757 bytes, checksum: f8d628c6be2b07f0ebf022a958711160 (MD5) J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdf: 149511 bytes, checksum: bee907a5116f95f9e6f44aaf613d750f (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T15:47:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdf: 235757 bytes, checksum: f8d628c6be2b07f0ebf022a958711160 (MD5) J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdf: 149511 bytes, checksum: bee907a5116f95f9e6f44aaf613d750f (MD5) Previous issue date: 2022-05-10n?o h?educa??o financeirainvestimentopouparINTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJ?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdfJ?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdfapplication/pdf235757http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2453/1/J%C3%BAlio+C%C3%A9sar+Bezerra+Vilar+da+Silva.pdff8d628c6be2b07f0ebf022a958711160MD51J?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdfJ?lio C?sar Bezerra Vilar da Silva.pdfapplication/pdf149511http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2453/2/J%C3%BAlio+C%C3%A9sar+Bezerra+Vilar+da+Silva.pdfbee907a5116f95f9e6f44aaf613d750fMD52177683/24532022-09-23 12:47:54.945oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2453Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-23T15:47:54Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
title INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
spellingShingle INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
ASSIS, J?LIO C?SAR JUSTINO DE
educa??o financeira
investimento
poupar
title_short INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
title_full INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
title_fullStr INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
title_full_unstemmed INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
title_sort INTERVEN??O PEDAG?GICA: A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O.
author ASSIS, J?LIO C?SAR JUSTINO DE
author_facet ASSIS, J?LIO C?SAR JUSTINO DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS, J?LIO C?SAR JUSTINO DE
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o financeira
investimento
poupar
topic educa??o financeira
investimento
poupar
description os aspectos, desde a aplica??o adequada de diferentes tipos de investimentos, at? a an?lise de receitas e despesas. Toda a popula??o deve entender e ser capaz de tomar decis?es quando se fala em utilizar o dinheiro, entender os tipos de compra correta, e saber que as compras interferem diretamente na economia. Neste sentido, ? importante que as escolas conhe?am o que motiva os discentes a estudar sobre educa??o financeira, como por exemplo, ter uma reserva de dinheiro futuramente ou planejar corretamente seus objetivos e metas para o futuro. O objetivo geral desta pesquisa ? desenvolver a compreens?o dos discentes do ensino m?dio sobre a tem?tica de educa??o financeira, afim de perceber melhor sobre investir, poupar e economizar no cen?rio pessoal e profissional. A respeito da caracteriza??o desta pesquisa ? classificada como explorat?ria e descritiva, com um p?blico de 100 alunos, de ambos os sexos, e idade variando entre 15 e 20 anos. Os estudantes devem ser oriundos de escolas p?blicas e privadas do munic?pio de Campina Grande-PB. Os resultados que se espera ? que os alunos consigam aprender o conte?do b?sico sobre poupar, economizar e investir e aplic?-los no dia-a-dia. Conclui-se que a presente pesquisa servir? de norte para as escolas apresentarem no??es b?sicas de educa??o financeira e empreg?-las no planejamento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T15:47:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23T15:47:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2453
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2453/1/J%C3%BAlio+C%C3%A9sar+Bezerra+Vilar+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2453/2/J%C3%BAlio+C%C3%A9sar+Bezerra+Vilar+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8d628c6be2b07f0ebf022a958711160
bee907a5116f95f9e6f44aaf613d750f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445572988928