?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2869 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica sobre a import?ncia do desenvolvimento da consci?ncia ?tica dentro do contexto da forma??o t?cnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdu??o ? ?tica e abordamos a problem?tica de uma educa??o pensada atrav?s de um vi?s puramente tecnicista e sobre os seus impactos na forma??o dos futuros t?cnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da raz?o cr?tica e o surgimento da raz?o instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avan?o do conhecimento t?cnico, enquanto expans?o do horizonte da atividade do pensamento humano, est? ligado a uma redu??o do poder de criticidade dos indiv?duos e, consequentemente, a um processo de desumaniza??o e deteriora??o de uma consci?ncia ?tica. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que ? importante pensar a educa??o profissional ligada ? uma reflex?o filos?fica que possibilite a constru??o de uma consci?ncia ?tica que seja capaz de fazer com os futuros t?cnicos combatam o processo de desumaniza??o e diminui??o da ?tica dentro da sociedade capitalista dominada por uma no??o tecnicista de educa??o |
id |
IFPB_b27a15e49421f0268b183480355804c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2869 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ALVES, Jos? Clerison Santos2023-03-23T22:31:35Z2023-03-23T22:31:35Z2022-06-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2869O objetivo desse trabalho ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica sobre a import?ncia do desenvolvimento da consci?ncia ?tica dentro do contexto da forma??o t?cnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdu??o ? ?tica e abordamos a problem?tica de uma educa??o pensada atrav?s de um vi?s puramente tecnicista e sobre os seus impactos na forma??o dos futuros t?cnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da raz?o cr?tica e o surgimento da raz?o instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avan?o do conhecimento t?cnico, enquanto expans?o do horizonte da atividade do pensamento humano, est? ligado a uma redu??o do poder de criticidade dos indiv?duos e, consequentemente, a um processo de desumaniza??o e deteriora??o de uma consci?ncia ?tica. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que ? importante pensar a educa??o profissional ligada ? uma reflex?o filos?fica que possibilite a constru??o de uma consci?ncia ?tica que seja capaz de fazer com os futuros t?cnicos combatam o processo de desumaniza??o e diminui??o da ?tica dentro da sociedade capitalista dominada por uma no??o tecnicista de educa??oSubmitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T21:38:02Z No. of bitstreams: 2 JOS? CLERISON SANTOS ALVES.pdf: 472223 bytes, checksum: f6055926e9d87bcedd46ca56bcefc9f6 (MD5) Jos? Clerison Santos Alves.pdf: 136449 bytes, checksum: 392fa94f8244cb2eeda89475c11d2397 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T22:31:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JOS? CLERISON SANTOS ALVES.pdf: 472223 bytes, checksum: f6055926e9d87bcedd46ca56bcefc9f6 (MD5) Jos? Clerison Santos Alves.pdf: 136449 bytes, checksum: 392fa94f8244cb2eeda89475c11d2397 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-23T22:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JOS? CLERISON SANTOS ALVES.pdf: 472223 bytes, checksum: f6055926e9d87bcedd46ca56bcefc9f6 (MD5) Jos? Clerison Santos Alves.pdf: 136449 bytes, checksum: 392fa94f8244cb2eeda89475c11d2397 (MD5) Previous issue date: 2022-06-10n?p h?t?cnica; ?tica; consci?ncia; raz?o instrumental; interven??o pedag?gica?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de Especializa??oIFPBORIGINALJOS? CLERISON SANTOS ALVES.pdfJOS? CLERISON SANTOS ALVES.pdfapplication/pdf472223http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2869/1/JOS%C3%89+CLERISON+SANTOS+ALVES.pdff6055926e9d87bcedd46ca56bcefc9f6MD51Jos? Clerison Santos Alves.pdfJos? Clerison Santos Alves.pdfapplication/pdf136449http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2869/2/Jos%C3%A9+Clerison+Santos+Alves.pdf392fa94f8244cb2eeda89475c11d2397MD52177683/28692023-03-28 12:34:05.595oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2869Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-28T15:34:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
title |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
spellingShingle |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar ALVES, Jos? Clerison Santos t?cnica; ?tica; consci?ncia; raz?o instrumental; interven??o pedag?gica |
title_short |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
title_full |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
title_fullStr |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
title_sort |
?tica na forma??o t?cnica do curso de alimentos: Uma interven??o pedag?gica interdisciplinar |
author |
ALVES, Jos? Clerison Santos |
author_facet |
ALVES, Jos? Clerison Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Jos? Clerison Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
t?cnica; ?tica; consci?ncia; raz?o instrumental; interven??o pedag?gica |
topic |
t?cnica; ?tica; consci?ncia; raz?o instrumental; interven??o pedag?gica |
description |
O objetivo desse trabalho ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica sobre a import?ncia do desenvolvimento da consci?ncia ?tica dentro do contexto da forma??o t?cnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdu??o ? ?tica e abordamos a problem?tica de uma educa??o pensada atrav?s de um vi?s puramente tecnicista e sobre os seus impactos na forma??o dos futuros t?cnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da raz?o cr?tica e o surgimento da raz?o instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avan?o do conhecimento t?cnico, enquanto expans?o do horizonte da atividade do pensamento humano, est? ligado a uma redu??o do poder de criticidade dos indiv?duos e, consequentemente, a um processo de desumaniza??o e deteriora??o de uma consci?ncia ?tica. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que ? importante pensar a educa??o profissional ligada ? uma reflex?o filos?fica que possibilite a constru??o de uma consci?ncia ?tica que seja capaz de fazer com os futuros t?cnicos combatam o processo de desumaniza??o e diminui??o da ?tica dentro da sociedade capitalista dominada por uma no??o tecnicista de educa??o |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-23T22:31:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-23T22:31:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2869 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2869/1/JOS%C3%89+CLERISON+SANTOS+ALVES.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2869/2/Jos%C3%A9+Clerison+Santos+Alves.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6055926e9d87bcedd46ca56bcefc9f6 392fa94f8244cb2eeda89475c11d2397 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447842107392 |