EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, HUSTON ANDRADE DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405
Resumo: O cen?rio mundial econ?mico principalmente nos dias atuais, exige da sociedade assim como das empresas, a busca por novos meios de desenvolvimento e a readequa??o diante das novidades e demandas que surgem cotidianamente. Neste contexto o presente artigo busca apresentar a import?ncia e a contribui??o da interven??o pedag?gica na disciplina de empreendedorismo do curso t?cnico em administra??o ofertado pela escola estadual de ensino m?dio Augusto dos Anjos da cidade de Mari ? PB, corroborando de tal forma com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA. Foi elaborada uma proposta de interven??o pedag?gica a fim de observar o impacto e contribuir no desenvolvimento dos alunos assim como consequentemente no com?rcio local, nos empreendimentos. Onde na proposta ser? oferecida uma jun??o entre teoria e pr?tica, em sala de aula atrav?s da exposi??o de casos de estudo pr?ticos. A proposta de interven??o dar-se-? atrav?s de uma pesquisa qualitativa e em ess?ncia participativa, ou seja, com o foco direcionado a conseguir informa??es. Na qual o professor disponibilizar? os materiais necess?rios (textos, apresenta??o de slides, apresenta??o de v?deos e exposi??o de casos pr?ticos) para que os alunos desenvolvam o aprendizado e a??o de educa??o e, atrav?s da exposi??o de casos pr?ticos finalizar a interven??o pedag?gica. Projetando vislumbrar e refletir a oportunidade de colocar em pr?tica o conhecimento adquirido atrav?s da teoria. Pois o aluno atrav?s desta proposta de interven??o pedag?gica poder? potencializar o que aprendeu no curso t?cnico em administra??o, na disciplina de empreendedorismo, e assim levar esse conhecimento na pr?tica para o mercado de trabalho.
id IFPB_819d25940a559ec2c09160d534eadce0
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2405
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SOUZA, HUSTON ANDRADE DE2022-09-13T19:56:40Z2022-09-13T19:56:40Z2022-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405O cen?rio mundial econ?mico principalmente nos dias atuais, exige da sociedade assim como das empresas, a busca por novos meios de desenvolvimento e a readequa??o diante das novidades e demandas que surgem cotidianamente. Neste contexto o presente artigo busca apresentar a import?ncia e a contribui??o da interven??o pedag?gica na disciplina de empreendedorismo do curso t?cnico em administra??o ofertado pela escola estadual de ensino m?dio Augusto dos Anjos da cidade de Mari ? PB, corroborando de tal forma com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA. Foi elaborada uma proposta de interven??o pedag?gica a fim de observar o impacto e contribuir no desenvolvimento dos alunos assim como consequentemente no com?rcio local, nos empreendimentos. Onde na proposta ser? oferecida uma jun??o entre teoria e pr?tica, em sala de aula atrav?s da exposi??o de casos de estudo pr?ticos. A proposta de interven??o dar-se-? atrav?s de uma pesquisa qualitativa e em ess?ncia participativa, ou seja, com o foco direcionado a conseguir informa??es. Na qual o professor disponibilizar? os materiais necess?rios (textos, apresenta??o de slides, apresenta??o de v?deos e exposi??o de casos pr?ticos) para que os alunos desenvolvam o aprendizado e a??o de educa??o e, atrav?s da exposi??o de casos pr?ticos finalizar a interven??o pedag?gica. Projetando vislumbrar e refletir a oportunidade de colocar em pr?tica o conhecimento adquirido atrav?s da teoria. Pois o aluno atrav?s desta proposta de interven??o pedag?gica poder? potencializar o que aprendeu no curso t?cnico em administra??o, na disciplina de empreendedorismo, e assim levar esse conhecimento na pr?tica para o mercado de trabalho.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-05T14:08:36Z No. of bitstreams: 2 HUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdf: 515658 bytes, checksum: a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c (MD5) Huston Andrade de Souza.pdf: 122051 bytes, checksum: b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-13T19:56:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 HUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdf: 515658 bytes, checksum: a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c (MD5) Huston Andrade de Souza.pdf: 122051 bytes, checksum: b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-13T19:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdf: 515658 bytes, checksum: a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c (MD5) Huston Andrade de Souza.pdf: 122051 bytes, checksum: b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 (MD5) Previous issue date: 2022-05-02N?O H?.EJAinterven??o pedag?gicaempreendedorismocurso t?cnico em administra??oEMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALHUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdfHUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdfapplication/pdf515658http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/1/HUSTON+ANDRADE+DE+SOUZA.pdfa24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37cMD51Huston Andrade de Souza.pdfHuston Andrade de Souza.pdfapplication/pdf122051http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/2/Huston+Andrade+de+Souza.pdfb3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14MD52177683/24052022-09-13 16:56:40.768oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-13T19:56:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
title EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
spellingShingle EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
SOUZA, HUSTON ANDRADE DE
EJA
interven??o pedag?gica
empreendedorismo
curso t?cnico em administra??o
title_short EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_full EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_fullStr EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
title_sort EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
author SOUZA, HUSTON ANDRADE DE
author_facet SOUZA, HUSTON ANDRADE DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, HUSTON ANDRADE DE
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
interven??o pedag?gica
empreendedorismo
curso t?cnico em administra??o
topic EJA
interven??o pedag?gica
empreendedorismo
curso t?cnico em administra??o
description O cen?rio mundial econ?mico principalmente nos dias atuais, exige da sociedade assim como das empresas, a busca por novos meios de desenvolvimento e a readequa??o diante das novidades e demandas que surgem cotidianamente. Neste contexto o presente artigo busca apresentar a import?ncia e a contribui??o da interven??o pedag?gica na disciplina de empreendedorismo do curso t?cnico em administra??o ofertado pela escola estadual de ensino m?dio Augusto dos Anjos da cidade de Mari ? PB, corroborando de tal forma com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA. Foi elaborada uma proposta de interven??o pedag?gica a fim de observar o impacto e contribuir no desenvolvimento dos alunos assim como consequentemente no com?rcio local, nos empreendimentos. Onde na proposta ser? oferecida uma jun??o entre teoria e pr?tica, em sala de aula atrav?s da exposi??o de casos de estudo pr?ticos. A proposta de interven??o dar-se-? atrav?s de uma pesquisa qualitativa e em ess?ncia participativa, ou seja, com o foco direcionado a conseguir informa??es. Na qual o professor disponibilizar? os materiais necess?rios (textos, apresenta??o de slides, apresenta??o de v?deos e exposi??o de casos pr?ticos) para que os alunos desenvolvam o aprendizado e a??o de educa??o e, atrav?s da exposi??o de casos pr?ticos finalizar a interven??o pedag?gica. Projetando vislumbrar e refletir a oportunidade de colocar em pr?tica o conhecimento adquirido atrav?s da teoria. Pois o aluno atrav?s desta proposta de interven??o pedag?gica poder? potencializar o que aprendeu no curso t?cnico em administra??o, na disciplina de empreendedorismo, e assim levar esse conhecimento na pr?tica para o mercado de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T19:56:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-13T19:56:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/1/HUSTON+ANDRADE+DE+SOUZA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/2/Huston+Andrade+de+Souza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c
b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444896657408