EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405 |
Resumo: | O cen?rio mundial econ?mico principalmente nos dias atuais, exige da sociedade assim como das empresas, a busca por novos meios de desenvolvimento e a readequa??o diante das novidades e demandas que surgem cotidianamente. Neste contexto o presente artigo busca apresentar a import?ncia e a contribui??o da interven??o pedag?gica na disciplina de empreendedorismo do curso t?cnico em administra??o ofertado pela escola estadual de ensino m?dio Augusto dos Anjos da cidade de Mari ? PB, corroborando de tal forma com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA. Foi elaborada uma proposta de interven??o pedag?gica a fim de observar o impacto e contribuir no desenvolvimento dos alunos assim como consequentemente no com?rcio local, nos empreendimentos. Onde na proposta ser? oferecida uma jun??o entre teoria e pr?tica, em sala de aula atrav?s da exposi??o de casos de estudo pr?ticos. A proposta de interven??o dar-se-? atrav?s de uma pesquisa qualitativa e em ess?ncia participativa, ou seja, com o foco direcionado a conseguir informa??es. Na qual o professor disponibilizar? os materiais necess?rios (textos, apresenta??o de slides, apresenta??o de v?deos e exposi??o de casos pr?ticos) para que os alunos desenvolvam o aprendizado e a??o de educa??o e, atrav?s da exposi??o de casos pr?ticos finalizar a interven??o pedag?gica. Projetando vislumbrar e refletir a oportunidade de colocar em pr?tica o conhecimento adquirido atrav?s da teoria. Pois o aluno atrav?s desta proposta de interven??o pedag?gica poder? potencializar o que aprendeu no curso t?cnico em administra??o, na disciplina de empreendedorismo, e assim levar esse conhecimento na pr?tica para o mercado de trabalho. |
id |
IFPB_819d25940a559ec2c09160d534eadce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2405 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUZA, HUSTON ANDRADE DE2022-09-13T19:56:40Z2022-09-13T19:56:40Z2022-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405O cen?rio mundial econ?mico principalmente nos dias atuais, exige da sociedade assim como das empresas, a busca por novos meios de desenvolvimento e a readequa??o diante das novidades e demandas que surgem cotidianamente. Neste contexto o presente artigo busca apresentar a import?ncia e a contribui??o da interven??o pedag?gica na disciplina de empreendedorismo do curso t?cnico em administra??o ofertado pela escola estadual de ensino m?dio Augusto dos Anjos da cidade de Mari ? PB, corroborando de tal forma com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA. Foi elaborada uma proposta de interven??o pedag?gica a fim de observar o impacto e contribuir no desenvolvimento dos alunos assim como consequentemente no com?rcio local, nos empreendimentos. Onde na proposta ser? oferecida uma jun??o entre teoria e pr?tica, em sala de aula atrav?s da exposi??o de casos de estudo pr?ticos. A proposta de interven??o dar-se-? atrav?s de uma pesquisa qualitativa e em ess?ncia participativa, ou seja, com o foco direcionado a conseguir informa??es. Na qual o professor disponibilizar? os materiais necess?rios (textos, apresenta??o de slides, apresenta??o de v?deos e exposi??o de casos pr?ticos) para que os alunos desenvolvam o aprendizado e a??o de educa??o e, atrav?s da exposi??o de casos pr?ticos finalizar a interven??o pedag?gica. Projetando vislumbrar e refletir a oportunidade de colocar em pr?tica o conhecimento adquirido atrav?s da teoria. Pois o aluno atrav?s desta proposta de interven??o pedag?gica poder? potencializar o que aprendeu no curso t?cnico em administra??o, na disciplina de empreendedorismo, e assim levar esse conhecimento na pr?tica para o mercado de trabalho.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-05T14:08:36Z No. of bitstreams: 2 HUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdf: 515658 bytes, checksum: a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c (MD5) Huston Andrade de Souza.pdf: 122051 bytes, checksum: b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-13T19:56:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 HUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdf: 515658 bytes, checksum: a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c (MD5) Huston Andrade de Souza.pdf: 122051 bytes, checksum: b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-13T19:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdf: 515658 bytes, checksum: a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c (MD5) Huston Andrade de Souza.pdf: 122051 bytes, checksum: b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 (MD5) Previous issue date: 2022-05-02N?O H?.EJAinterven??o pedag?gicaempreendedorismocurso t?cnico em administra??oEMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALHUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdfHUSTON ANDRADE DE SOUZA.pdfapplication/pdf515658http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/1/HUSTON+ANDRADE+DE+SOUZA.pdfa24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37cMD51Huston Andrade de Souza.pdfHuston Andrade de Souza.pdfapplication/pdf122051http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/2/Huston+Andrade+de+Souza.pdfb3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14MD52177683/24052022-09-13 16:56:40.768oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-13T19:56:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
title |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
spellingShingle |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA SOUZA, HUSTON ANDRADE DE EJA interven??o pedag?gica empreendedorismo curso t?cnico em administra??o |
title_short |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
title_full |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
title_fullStr |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
title_full_unstemmed |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
title_sort |
EMPREENDEDORISMO E CURSO T?CNICO EM ADMINISTRA??O NA EJA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA |
author |
SOUZA, HUSTON ANDRADE DE |
author_facet |
SOUZA, HUSTON ANDRADE DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, HUSTON ANDRADE DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA interven??o pedag?gica empreendedorismo curso t?cnico em administra??o |
topic |
EJA interven??o pedag?gica empreendedorismo curso t?cnico em administra??o |
description |
O cen?rio mundial econ?mico principalmente nos dias atuais, exige da sociedade assim como das empresas, a busca por novos meios de desenvolvimento e a readequa??o diante das novidades e demandas que surgem cotidianamente. Neste contexto o presente artigo busca apresentar a import?ncia e a contribui??o da interven??o pedag?gica na disciplina de empreendedorismo do curso t?cnico em administra??o ofertado pela escola estadual de ensino m?dio Augusto dos Anjos da cidade de Mari ? PB, corroborando de tal forma com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da modalidade EJA. Foi elaborada uma proposta de interven??o pedag?gica a fim de observar o impacto e contribuir no desenvolvimento dos alunos assim como consequentemente no com?rcio local, nos empreendimentos. Onde na proposta ser? oferecida uma jun??o entre teoria e pr?tica, em sala de aula atrav?s da exposi??o de casos de estudo pr?ticos. A proposta de interven??o dar-se-? atrav?s de uma pesquisa qualitativa e em ess?ncia participativa, ou seja, com o foco direcionado a conseguir informa??es. Na qual o professor disponibilizar? os materiais necess?rios (textos, apresenta??o de slides, apresenta??o de v?deos e exposi??o de casos pr?ticos) para que os alunos desenvolvam o aprendizado e a??o de educa??o e, atrav?s da exposi??o de casos pr?ticos finalizar a interven??o pedag?gica. Projetando vislumbrar e refletir a oportunidade de colocar em pr?tica o conhecimento adquirido atrav?s da teoria. Pois o aluno atrav?s desta proposta de interven??o pedag?gica poder? potencializar o que aprendeu no curso t?cnico em administra??o, na disciplina de empreendedorismo, e assim levar esse conhecimento na pr?tica para o mercado de trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-13T19:56:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-13T19:56:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/1/HUSTON+ANDRADE+DE+SOUZA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2405/2/Huston+Andrade+de+Souza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a24147480ae76d3f3c36f8c17bcab37c b3f053e0d2ac82382e8e836779b02b14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422313294462976 |