UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501 |
Resumo: | Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se d? o comportamento das quest?es de Probabilidade e Estat?stica, conte?do inserido na parte da prova da ?rea do conhecimento de Matem?tica e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), nas aplica??es dos anos de 2017 ? 2019. Inicialmente foi feita uma an?lise do quantitativo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica durante este per?odo. Para a obten??o dos resultados, foi-se necess?rio uma an?lise dessas quest?es a fim de perceber como elas se apresentam e como se d? a contextualiza??o das mesmas. A an?lise das quest?es quanto a contextualiza??o foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categoriz?-las como Mec?nico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado tamb?m a interdisciplinaridade nessas quest?es e com isso observar quais as rela??es existentes com outras ?reas do conhecimento e quais s?o estas ?reas. Al?m disso, outro aspecto que foi levado em considera??o nesse levantamento de informa??es foi a observa??o quanto a presen?a de gr?ficos, tabelas ou figuras em sua elabora??o. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como ? o estilo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matem?tica, no que tange a forma como o professor trabalha esse conte?do em sala de aula e a forma como o mesmo ? abordado nesta avalia??o. |
id |
IFPB_bc4d347430b0f17ff5c8cd3b6e36500a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1501 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA2021-06-21T20:43:39Z2021-06-21T20:43:39Z2020-12-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se d? o comportamento das quest?es de Probabilidade e Estat?stica, conte?do inserido na parte da prova da ?rea do conhecimento de Matem?tica e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), nas aplica??es dos anos de 2017 ? 2019. Inicialmente foi feita uma an?lise do quantitativo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica durante este per?odo. Para a obten??o dos resultados, foi-se necess?rio uma an?lise dessas quest?es a fim de perceber como elas se apresentam e como se d? a contextualiza??o das mesmas. A an?lise das quest?es quanto a contextualiza??o foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categoriz?-las como Mec?nico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado tamb?m a interdisciplinaridade nessas quest?es e com isso observar quais as rela??es existentes com outras ?reas do conhecimento e quais s?o estas ?reas. Al?m disso, outro aspecto que foi levado em considera??o nesse levantamento de informa??es foi a observa??o quanto a presen?a de gr?ficos, tabelas ou figuras em sua elabora??o. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como ? o estilo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matem?tica, no que tange a forma como o professor trabalha esse conte?do em sala de aula e a forma como o mesmo ? abordado nesta avalia??o.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-18T01:35:15Z No. of bitstreams: 1 TCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdf: 1622341 bytes, checksum: b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-06-21T20:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdf: 1622341 bytes, checksum: b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-21T20:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdf: 1622341 bytes, checksum: b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 (MD5) Previous issue date: 2020-12-18Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica.UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdfTCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdfapplication/pdf1622341http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1501/1/TCC+MARCOS+ANTONIO+MARTINS+DA+SILVA.pdfb6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83MD51177683/15012021-06-21 17:43:39.194oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1501Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-21T20:43:39Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
title |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
spellingShingle |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica. |
title_short |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
title_full |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
title_fullStr |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
title_full_unstemmed |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
title_sort |
UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019 |
author |
SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA |
author_facet |
SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica. |
topic |
Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica. |
description |
Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se d? o comportamento das quest?es de Probabilidade e Estat?stica, conte?do inserido na parte da prova da ?rea do conhecimento de Matem?tica e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), nas aplica??es dos anos de 2017 ? 2019. Inicialmente foi feita uma an?lise do quantitativo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica durante este per?odo. Para a obten??o dos resultados, foi-se necess?rio uma an?lise dessas quest?es a fim de perceber como elas se apresentam e como se d? a contextualiza??o das mesmas. A an?lise das quest?es quanto a contextualiza??o foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categoriz?-las como Mec?nico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado tamb?m a interdisciplinaridade nessas quest?es e com isso observar quais as rela??es existentes com outras ?reas do conhecimento e quais s?o estas ?reas. Al?m disso, outro aspecto que foi levado em considera??o nesse levantamento de informa??es foi a observa??o quanto a presen?a de gr?ficos, tabelas ou figuras em sua elabora??o. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como ? o estilo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matem?tica, no que tange a forma como o professor trabalha esse conte?do em sala de aula e a forma como o mesmo ? abordado nesta avalia??o. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-21T20:43:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-21T20:43:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1501/1/TCC+MARCOS+ANTONIO+MARTINS+DA+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660428587106304 |