UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501
Resumo: Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se d? o comportamento das quest?es de Probabilidade e Estat?stica, conte?do inserido na parte da prova da ?rea do conhecimento de Matem?tica e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), nas aplica??es dos anos de 2017 ? 2019. Inicialmente foi feita uma an?lise do quantitativo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica durante este per?odo. Para a obten??o dos resultados, foi-se necess?rio uma an?lise dessas quest?es a fim de perceber como elas se apresentam e como se d? a contextualiza??o das mesmas. A an?lise das quest?es quanto a contextualiza??o foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categoriz?-las como Mec?nico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado tamb?m a interdisciplinaridade nessas quest?es e com isso observar quais as rela??es existentes com outras ?reas do conhecimento e quais s?o estas ?reas. Al?m disso, outro aspecto que foi levado em considera??o nesse levantamento de informa??es foi a observa??o quanto a presen?a de gr?ficos, tabelas ou figuras em sua elabora??o. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como ? o estilo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matem?tica, no que tange a forma como o professor trabalha esse conte?do em sala de aula e a forma como o mesmo ? abordado nesta avalia??o.
id IFPB_bc4d347430b0f17ff5c8cd3b6e36500a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1501
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA2021-06-21T20:43:39Z2021-06-21T20:43:39Z2020-12-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se d? o comportamento das quest?es de Probabilidade e Estat?stica, conte?do inserido na parte da prova da ?rea do conhecimento de Matem?tica e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), nas aplica??es dos anos de 2017 ? 2019. Inicialmente foi feita uma an?lise do quantitativo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica durante este per?odo. Para a obten??o dos resultados, foi-se necess?rio uma an?lise dessas quest?es a fim de perceber como elas se apresentam e como se d? a contextualiza??o das mesmas. A an?lise das quest?es quanto a contextualiza??o foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categoriz?-las como Mec?nico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado tamb?m a interdisciplinaridade nessas quest?es e com isso observar quais as rela??es existentes com outras ?reas do conhecimento e quais s?o estas ?reas. Al?m disso, outro aspecto que foi levado em considera??o nesse levantamento de informa??es foi a observa??o quanto a presen?a de gr?ficos, tabelas ou figuras em sua elabora??o. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como ? o estilo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matem?tica, no que tange a forma como o professor trabalha esse conte?do em sala de aula e a forma como o mesmo ? abordado nesta avalia??o.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-18T01:35:15Z No. of bitstreams: 1 TCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdf: 1622341 bytes, checksum: b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-06-21T20:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdf: 1622341 bytes, checksum: b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-21T20:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdf: 1622341 bytes, checksum: b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83 (MD5) Previous issue date: 2020-12-18Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica.UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdfTCC MARCOS ANTONIO MARTINS DA SILVA.pdfapplication/pdf1622341http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1501/1/TCC+MARCOS+ANTONIO+MARTINS+DA+SILVA.pdfb6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83MD51177683/15012021-06-21 17:43:39.194oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1501Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-21T20:43:39Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
title UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
spellingShingle UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA
Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica.
title_short UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
title_full UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
title_fullStr UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
title_full_unstemmed UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
title_sort UMA AN?LISE DA CONTEXTUALIZA??O E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUEST?ES DE PROBABILIDADE E ESTAT?STICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO M?DIO (ENEM) NO PER?ODO DE 2017 ? 2019
author SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA
author_facet SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica.
topic Probabilidade. Estat?stica. Enem. Matem?tica.
description Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se d? o comportamento das quest?es de Probabilidade e Estat?stica, conte?do inserido na parte da prova da ?rea do conhecimento de Matem?tica e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), nas aplica??es dos anos de 2017 ? 2019. Inicialmente foi feita uma an?lise do quantitativo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica durante este per?odo. Para a obten??o dos resultados, foi-se necess?rio uma an?lise dessas quest?es a fim de perceber como elas se apresentam e como se d? a contextualiza??o das mesmas. A an?lise das quest?es quanto a contextualiza??o foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categoriz?-las como Mec?nico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado tamb?m a interdisciplinaridade nessas quest?es e com isso observar quais as rela??es existentes com outras ?reas do conhecimento e quais s?o estas ?reas. Al?m disso, outro aspecto que foi levado em considera??o nesse levantamento de informa??es foi a observa??o quanto a presen?a de gr?ficos, tabelas ou figuras em sua elabora??o. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como ? o estilo das quest?es de Probabilidade e Estat?stica no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matem?tica, no que tange a forma como o professor trabalha esse conte?do em sala de aula e a forma como o mesmo ? abordado nesta avalia??o.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-21T20:43:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-21T20:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1501/1/TCC+MARCOS+ANTONIO+MARTINS+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6933f6ba8d97aaf7b98299319984e83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660428587106304