RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2733 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo ? compreender como o marketing ? importante para as empresas e de que maneira a estat?stica pode colaborar com a reten??o e fideliza??o de clientes. Marketing possui um conceito com v?rias interpreta??es e, ao longo do tempo, cada autor conceituou o termo de um modo distinto. Por diversas vezes, o conceito de marketing ? confundido com a defini??o de vendas, no entanto, vendas ? somente uma parte do marketing. O marketing ? um campo do conhecimento que abrange todas as atividades relacionadas ?s rela??es de trocas, direcionadas para o atendimento das necessidades dos consumidores e a satisfa??o dos desejos. Para segmentar um p?blico-alvo ? necess?rio agrupar os clientes de um certo produto, que possuem caracter?sticas em comum, como, por exemplo, a frequ?ncia que adquirem ou usam o produto ou servi?o, o potencial de compra ou o per?odo de fidelidade ao produto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogr?fica, com abordagem qualitativa e explorat?ria com rela??o aos objetivos. Foi realizado um levantamento bibliogr?fico em peri?dicos, livros, teses, disserta??es, anais de eventos, dentre outros, para a realiza??o de uma breve revis?o te?rica. Foi observado o quanto a estat?stica ? importante para o marketing de uma empresa e no que investir. |
id |
IFPB_00ac0b56729dac7ba58c83ba55e01452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2733 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
FREITAS, ANA TEREZA FERNANDES DE2023-01-16T19:59:30Z2023-01-16T19:59:30Z2022-06-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2733O objetivo principal deste estudo ? compreender como o marketing ? importante para as empresas e de que maneira a estat?stica pode colaborar com a reten??o e fideliza??o de clientes. Marketing possui um conceito com v?rias interpreta??es e, ao longo do tempo, cada autor conceituou o termo de um modo distinto. Por diversas vezes, o conceito de marketing ? confundido com a defini??o de vendas, no entanto, vendas ? somente uma parte do marketing. O marketing ? um campo do conhecimento que abrange todas as atividades relacionadas ?s rela??es de trocas, direcionadas para o atendimento das necessidades dos consumidores e a satisfa??o dos desejos. Para segmentar um p?blico-alvo ? necess?rio agrupar os clientes de um certo produto, que possuem caracter?sticas em comum, como, por exemplo, a frequ?ncia que adquirem ou usam o produto ou servi?o, o potencial de compra ou o per?odo de fidelidade ao produto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogr?fica, com abordagem qualitativa e explorat?ria com rela??o aos objetivos. Foi realizado um levantamento bibliogr?fico em peri?dicos, livros, teses, disserta??es, anais de eventos, dentre outros, para a realiza??o de uma breve revis?o te?rica. Foi observado o quanto a estat?stica ? importante para o marketing de uma empresa e no que investir.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-01-13T22:07:50Z No. of bitstreams: 2 ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdf: 270212 bytes, checksum: 8b41936403b4eed4c930f00e1312e633 (MD5) ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdf: 784626 bytes, checksum: 555453a864d84890c895dbd3b562380a (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-01-16T19:59:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdf: 270212 bytes, checksum: 8b41936403b4eed4c930f00e1312e633 (MD5) ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdf: 784626 bytes, checksum: 555453a864d84890c895dbd3b562380a (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-16T19:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdf: 270212 bytes, checksum: 8b41936403b4eed4c930f00e1312e633 (MD5) ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdf: 784626 bytes, checksum: 555453a864d84890c895dbd3b562380a (MD5) Previous issue date: 2022-06-14n?o h?estat?sticafideliza??o de clientesmarketingp?blico-alvoRELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdfANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdfapplication/pdf270212http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2733/1/ANA+TEREZA+FERNANDES+DE+FREITAS.pdf8b41936403b4eed4c930f00e1312e633MD51ANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdfANA TEREZA FERNANDES DE FREITAS.pdfapplication/pdf784626http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2733/2/ANA+TEREZA+FERNANDES+DE+FREITAS.pdf555453a864d84890c895dbd3b562380aMD52177683/27332023-01-16 16:59:30.046oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-16T19:59:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
title |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
spellingShingle |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES FREITAS, ANA TEREZA FERNANDES DE estat?stica fideliza??o de clientes marketing p?blico-alvo |
title_short |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
title_full |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
title_fullStr |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
title_full_unstemmed |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
title_sort |
RELA??O ENTRE O MARKETING E A ESTAT?STICA NA FIDELIZA??O DE CLIENTES |
author |
FREITAS, ANA TEREZA FERNANDES DE |
author_facet |
FREITAS, ANA TEREZA FERNANDES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, ANA TEREZA FERNANDES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estat?stica fideliza??o de clientes marketing p?blico-alvo |
topic |
estat?stica fideliza??o de clientes marketing p?blico-alvo |
description |
O objetivo principal deste estudo ? compreender como o marketing ? importante para as empresas e de que maneira a estat?stica pode colaborar com a reten??o e fideliza??o de clientes. Marketing possui um conceito com v?rias interpreta??es e, ao longo do tempo, cada autor conceituou o termo de um modo distinto. Por diversas vezes, o conceito de marketing ? confundido com a defini??o de vendas, no entanto, vendas ? somente uma parte do marketing. O marketing ? um campo do conhecimento que abrange todas as atividades relacionadas ?s rela??es de trocas, direcionadas para o atendimento das necessidades dos consumidores e a satisfa??o dos desejos. Para segmentar um p?blico-alvo ? necess?rio agrupar os clientes de um certo produto, que possuem caracter?sticas em comum, como, por exemplo, a frequ?ncia que adquirem ou usam o produto ou servi?o, o potencial de compra ou o per?odo de fidelidade ao produto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogr?fica, com abordagem qualitativa e explorat?ria com rela??o aos objetivos. Foi realizado um levantamento bibliogr?fico em peri?dicos, livros, teses, disserta??es, anais de eventos, dentre outros, para a realiza??o de uma breve revis?o te?rica. Foi observado o quanto a estat?stica ? importante para o marketing de uma empresa e no que investir. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-16T19:59:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-16T19:59:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2733 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2733/1/ANA+TEREZA+FERNANDES+DE+FREITAS.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2733/2/ANA+TEREZA+FERNANDES+DE+FREITAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b41936403b4eed4c930f00e1312e633 555453a864d84890c895dbd3b562380a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447099715584 |