AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, MARIA SONIA FREIRE DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2547
Resumo: Historicamente, a rela??o ensino-aprendizagem com componentes curriculares advindos das ci?ncias exatas, como a F?sica, n?o s?o bem compreendidos pelos estudantes. Alguns dos discentes declaram n?o aprender nem a teoria, tampouco a pr?tica dos conte?dos, sendo estes desvinculados com as rela??es estabelecidas nas diversas ?reas da sociedade. O uso das novas tecnologias na educa??o, portanto, vem apresentando significativas maneiras de se encarar tal contexto desfavor?vel aos discentes nas ?ltimas d?cadas. Com o advento das mesmas por parte da doc?ncia, novos cen?rios de aprendizagens v?m sendo constru?dos tornando a sala de aula mais din?mica, eficiente e inovadora. Nesse sentido, fundamentado em autores, como: Almeida; Moll (2018); Camillo; Medeiros (2018); Tajra (2001), dentre outros, este trabalho tem como objetivo fazer uma proposta de interven??o pedag?gica ? luz das tecnologias digitais no ensino da F?sica. Espera-se, como resultados, que novos elementos constitutivos que facilitem a compreens?o dos estudantes em sala de aula possam ser frequentes, ou seja, a instru??o, o feedback e a corre??o gerando aprendizagens mais significativas sob a ?gide das ferramentas digitais.
id IFPB_c148a90d47a2e76587d63586dd8df6e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2547
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ANDRADE, MARIA SONIA FREIRE DE2022-10-26T22:17:40Z2022-10-26T22:17:40Z2022-04-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2547Historicamente, a rela??o ensino-aprendizagem com componentes curriculares advindos das ci?ncias exatas, como a F?sica, n?o s?o bem compreendidos pelos estudantes. Alguns dos discentes declaram n?o aprender nem a teoria, tampouco a pr?tica dos conte?dos, sendo estes desvinculados com as rela??es estabelecidas nas diversas ?reas da sociedade. O uso das novas tecnologias na educa??o, portanto, vem apresentando significativas maneiras de se encarar tal contexto desfavor?vel aos discentes nas ?ltimas d?cadas. Com o advento das mesmas por parte da doc?ncia, novos cen?rios de aprendizagens v?m sendo constru?dos tornando a sala de aula mais din?mica, eficiente e inovadora. Nesse sentido, fundamentado em autores, como: Almeida; Moll (2018); Camillo; Medeiros (2018); Tajra (2001), dentre outros, este trabalho tem como objetivo fazer uma proposta de interven??o pedag?gica ? luz das tecnologias digitais no ensino da F?sica. Espera-se, como resultados, que novos elementos constitutivos que facilitem a compreens?o dos estudantes em sala de aula possam ser frequentes, ou seja, a instru??o, o feedback e a corre??o gerando aprendizagens mais significativas sob a ?gide das ferramentas digitais.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-10T18:52:50Z No. of bitstreams: 2 RI Maria Sonia.pdf: 76677 bytes, checksum: 5623cd54585debe49130da323f0cd228 (MD5) TCC Maria Sonia.pdf: 143816 bytes, checksum: 9097a7361c642b101cb6a3f2c5e08ba1 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T22:17:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Maria Sonia.pdf: 76677 bytes, checksum: 5623cd54585debe49130da323f0cd228 (MD5) TCC Maria Sonia.pdf: 143816 bytes, checksum: 9097a7361c642b101cb6a3f2c5e08ba1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T22:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Maria Sonia.pdf: 76677 bytes, checksum: 5623cd54585debe49130da323f0cd228 (MD5) TCC Maria Sonia.pdf: 143816 bytes, checksum: 9097a7361c642b101cb6a3f2c5e08ba1 (MD5) Previous issue date: 2022-04-26n?o h?novas tecnologias; f?sica.; discentes.AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Maria Sonia.pdfTCC Maria Sonia.pdfapplication/pdf143816http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2547/3/TCC+Maria+Sonia.pdf9097a7361c642b101cb6a3f2c5e08ba1MD53RI Maria Sonia.pdfRI Maria Sonia.pdfapplication/pdf76677http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2547/2/RI+Maria+Sonia.pdf5623cd54585debe49130da323f0cd228MD52177683/25472023-04-18 13:44:47.227oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2547Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:44:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
title AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
spellingShingle AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
ANDRADE, MARIA SONIA FREIRE DE
novas tecnologias; f?sica.; discentes.
title_short AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
title_full AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
title_fullStr AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
title_full_unstemmed AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
title_sort AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA F?SICA: UMA INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO INTEGRADO
author ANDRADE, MARIA SONIA FREIRE DE
author_facet ANDRADE, MARIA SONIA FREIRE DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, MARIA SONIA FREIRE DE
dc.subject.por.fl_str_mv novas tecnologias; f?sica.; discentes.
topic novas tecnologias; f?sica.; discentes.
description Historicamente, a rela??o ensino-aprendizagem com componentes curriculares advindos das ci?ncias exatas, como a F?sica, n?o s?o bem compreendidos pelos estudantes. Alguns dos discentes declaram n?o aprender nem a teoria, tampouco a pr?tica dos conte?dos, sendo estes desvinculados com as rela??es estabelecidas nas diversas ?reas da sociedade. O uso das novas tecnologias na educa??o, portanto, vem apresentando significativas maneiras de se encarar tal contexto desfavor?vel aos discentes nas ?ltimas d?cadas. Com o advento das mesmas por parte da doc?ncia, novos cen?rios de aprendizagens v?m sendo constru?dos tornando a sala de aula mais din?mica, eficiente e inovadora. Nesse sentido, fundamentado em autores, como: Almeida; Moll (2018); Camillo; Medeiros (2018); Tajra (2001), dentre outros, este trabalho tem como objetivo fazer uma proposta de interven??o pedag?gica ? luz das tecnologias digitais no ensino da F?sica. Espera-se, como resultados, que novos elementos constitutivos que facilitem a compreens?o dos estudantes em sala de aula possam ser frequentes, ou seja, a instru??o, o feedback e a corre??o gerando aprendizagens mais significativas sob a ?gide das ferramentas digitais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T22:17:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T22:17:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2547
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2547/3/TCC+Maria+Sonia.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2547/2/RI+Maria+Sonia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9097a7361c642b101cb6a3f2c5e08ba1
5623cd54585debe49130da323f0cd228
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445716643840