Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3131 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo analisar os relatos dos residentes do curso de Licenciatura de Educa??o F?sica do IFPB acerca das pr?ticas que realizaram no formato remoto no decorrer do Programa de Resid?ncia Pedag?gica (PRP) edital (2020-2022). Nesse contexto, foram analisadas e interpretadas as considera??es finais dos relat?rios dos 30 residentes (24 bolsistas e 6 volunt?rios) participantes do programa. Por meio da an?lise de conte?do, a fim de possibilitar a constru??o de reflex?es, foram estabelecidas tr?s categorias assumidas a priori: (1) contribui??es para a forma??o profissional; (2) dificuldades no desenvolvimento das atividades de reg?ncia; e (3) Objetivos da Resid?ncia Pedag?gica alcan?ados. Como resultado, os residentes destacam que o PRP no formato remoto possibilitou reinventar e aprender novas formas de ensinar e comunicar, propiciado pela reflex?o da pr?tica docente em rela??o ? teoria, favorecendo a constru??o de uma aprendizagem significativa. Os residentes enfatizaram que as dificuldades relacionadas a exclus?o digital, falta de participa??o e manter os alunos motivados foram os maiores desafios desse formato, no entanto, o uso de ferramentas tecnol?gicas contribu?ram para repensar as a??es formativas dentro de sala de aula no formato remoto. |
id |
IFPB_1aa6b3137055474ac93bfcd8cba953ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3131 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Calisto, Fernanda Pereira2023-08-17T13:03:11Z2023-08-17T13:03:11Z2023-03-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3131O presente estudo teve por objetivo analisar os relatos dos residentes do curso de Licenciatura de Educa??o F?sica do IFPB acerca das pr?ticas que realizaram no formato remoto no decorrer do Programa de Resid?ncia Pedag?gica (PRP) edital (2020-2022). Nesse contexto, foram analisadas e interpretadas as considera??es finais dos relat?rios dos 30 residentes (24 bolsistas e 6 volunt?rios) participantes do programa. Por meio da an?lise de conte?do, a fim de possibilitar a constru??o de reflex?es, foram estabelecidas tr?s categorias assumidas a priori: (1) contribui??es para a forma??o profissional; (2) dificuldades no desenvolvimento das atividades de reg?ncia; e (3) Objetivos da Resid?ncia Pedag?gica alcan?ados. Como resultado, os residentes destacam que o PRP no formato remoto possibilitou reinventar e aprender novas formas de ensinar e comunicar, propiciado pela reflex?o da pr?tica docente em rela??o ? teoria, favorecendo a constru??o de uma aprendizagem significativa. Os residentes enfatizaram que as dificuldades relacionadas a exclus?o digital, falta de participa??o e manter os alunos motivados foram os maiores desafios desse formato, no entanto, o uso de ferramentas tecnol?gicas contribu?ram para repensar as a??es formativas dentro de sala de aula no formato remoto.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-08-17T13:03:11Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 567780 bytes, checksum: 0bad51241adff362a529141ae8af70a8 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 130641 bytes, checksum: e413162802209bed6717ea8c34a4da67 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T13:03:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 567780 bytes, checksum: 0bad51241adff362a529141ae8af70a8 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 130641 bytes, checksum: e413162802209bed6717ea8c34a4da67 (MD5) Previous issue date: 2023-03-29Forma??o profissionalEduca??o f?sica escolarPrograma resid?ncia pedag?gicaEduca??o b?sicaPrograma resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf567780http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3131/1/TCC.pdf0bad51241adff362a529141ae8af70a8MD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf130641http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3131/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfe413162802209bed6717ea8c34a4da67MD52177683/31312023-08-17 10:03:11.521oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3131Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-17T13:03:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
title |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
spellingShingle |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB Calisto, Fernanda Pereira Forma??o profissional Educa??o f?sica escolar Programa resid?ncia pedag?gica Educa??o b?sica |
title_short |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
title_full |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
title_fullStr |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
title_full_unstemmed |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
title_sort |
Programa resid?ncia pedag?gica e ensino remoto: reflex?es de graduandos do curso de Educa??o F?sica do IFPB |
author |
Calisto, Fernanda Pereira |
author_facet |
Calisto, Fernanda Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calisto, Fernanda Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma??o profissional Educa??o f?sica escolar Programa resid?ncia pedag?gica Educa??o b?sica |
topic |
Forma??o profissional Educa??o f?sica escolar Programa resid?ncia pedag?gica Educa??o b?sica |
description |
O presente estudo teve por objetivo analisar os relatos dos residentes do curso de Licenciatura de Educa??o F?sica do IFPB acerca das pr?ticas que realizaram no formato remoto no decorrer do Programa de Resid?ncia Pedag?gica (PRP) edital (2020-2022). Nesse contexto, foram analisadas e interpretadas as considera??es finais dos relat?rios dos 30 residentes (24 bolsistas e 6 volunt?rios) participantes do programa. Por meio da an?lise de conte?do, a fim de possibilitar a constru??o de reflex?es, foram estabelecidas tr?s categorias assumidas a priori: (1) contribui??es para a forma??o profissional; (2) dificuldades no desenvolvimento das atividades de reg?ncia; e (3) Objetivos da Resid?ncia Pedag?gica alcan?ados. Como resultado, os residentes destacam que o PRP no formato remoto possibilitou reinventar e aprender novas formas de ensinar e comunicar, propiciado pela reflex?o da pr?tica docente em rela??o ? teoria, favorecendo a constru??o de uma aprendizagem significativa. Os residentes enfatizaram que as dificuldades relacionadas a exclus?o digital, falta de participa??o e manter os alunos motivados foram os maiores desafios desse formato, no entanto, o uso de ferramentas tecnol?gicas contribu?ram para repensar as a??es formativas dentro de sala de aula no formato remoto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T13:03:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T13:03:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3131 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3131/1/TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3131/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0bad51241adff362a529141ae8af70a8 e413162802209bed6717ea8c34a4da67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660450165751808 |