A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160 |
Resumo: | A tecnologia ganha cada vez mais espa?o na educa??o e em tempos de pandemia n?o ? diferente. A pesquisa teve como problem?tica verificar a contribui??o das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ci?ncia em per?odo remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedag?gica, o relato de experi?ncia permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conte?dos da s?rie dos anos finais do ensino fundamental 9? ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como v?deos, m?sicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais dispon?veis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ci?ncias durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnol?gicas contribuem para o ensino, mostrando que ? poss?vel unir as mesmas ao ensino da Ci?ncia. O material te?rico foi constru?do coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresenta??o do conte?do de Tabela peri?dica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ci?ncias, e trabalhando em grupos a constru??o de par?dias com ritmos da atualidade escolhidos pelos pr?prios alunos, como tamb?m um jogo de quebra cabe?a online do assunto em quest?o, e ainda o uso de v?deos que tornaram as aulas mais interessantes e din?micas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da mat?ria em quest?o, al?m de motiv?-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos atrav?s do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribu?ram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na amplia??o de conhecimentos, constatando a import?ncia dos meios digitais nas aulas de ci?ncias. |
id |
IFPB_c90de7816d14609812484eb295792009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2160 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Ledevande Martins da2022-07-07T18:52:27Z2022-07-07T18:52:27Z2021-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160A tecnologia ganha cada vez mais espa?o na educa??o e em tempos de pandemia n?o ? diferente. A pesquisa teve como problem?tica verificar a contribui??o das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ci?ncia em per?odo remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedag?gica, o relato de experi?ncia permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conte?dos da s?rie dos anos finais do ensino fundamental 9? ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como v?deos, m?sicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais dispon?veis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ci?ncias durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnol?gicas contribuem para o ensino, mostrando que ? poss?vel unir as mesmas ao ensino da Ci?ncia. O material te?rico foi constru?do coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresenta??o do conte?do de Tabela peri?dica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ci?ncias, e trabalhando em grupos a constru??o de par?dias com ritmos da atualidade escolhidos pelos pr?prios alunos, como tamb?m um jogo de quebra cabe?a online do assunto em quest?o, e ainda o uso de v?deos que tornaram as aulas mais interessantes e din?micas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da mat?ria em quest?o, al?m de motiv?-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos atrav?s do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribu?ram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na amplia??o de conhecimentos, constatando a import?ncia dos meios digitais nas aulas de ci?ncias.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T12:01:16Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Jessica Santos.pdf: 410008 bytes, checksum: 2068e11faf4645961455d3d616611363 (MD5) TCC_Jessica Santos.pdf: 1307374 bytes, checksum: 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T18:52:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Jessica Santos.pdf: 410008 bytes, checksum: 2068e11faf4645961455d3d616611363 (MD5) TCC_Jessica Santos.pdf: 1307374 bytes, checksum: 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T18:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Jessica Santos.pdf: 410008 bytes, checksum: 2068e11faf4645961455d3d616611363 (MD5) TCC_Jessica Santos.pdf: 1307374 bytes, checksum: 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 (MD5) Previous issue date: 2021-01Ensino de Ci?ncias.Educa??o.Tecnologia da Informa??o.Conhecimento.Per?odo Remoto.A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAta de defesa_Jessica Santos.pdfAta de defesa_Jessica Santos.pdfapplication/pdf410008http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/1/Ata+de+defesa_Jessica+Santos.pdf2068e11faf4645961455d3d616611363MD51TCC_Jessica Santos.pdfTCC_Jessica Santos.pdfapplication/pdf1307374http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/2/TCC_Jessica+Santos.pdf99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996MD52177683/21602022-07-07 15:52:27.325oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2160Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T18:52:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
title |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
spellingShingle |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto SILVA, Ledevande Martins da Ensino de Ci?ncias. Educa??o. Tecnologia da Informa??o. Conhecimento. Per?odo Remoto. |
title_short |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
title_full |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
title_fullStr |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
title_full_unstemmed |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
title_sort |
A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto |
author |
SILVA, Ledevande Martins da |
author_facet |
SILVA, Ledevande Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ledevande Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ci?ncias. Educa??o. Tecnologia da Informa??o. Conhecimento. Per?odo Remoto. |
topic |
Ensino de Ci?ncias. Educa??o. Tecnologia da Informa??o. Conhecimento. Per?odo Remoto. |
description |
A tecnologia ganha cada vez mais espa?o na educa??o e em tempos de pandemia n?o ? diferente. A pesquisa teve como problem?tica verificar a contribui??o das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ci?ncia em per?odo remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedag?gica, o relato de experi?ncia permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conte?dos da s?rie dos anos finais do ensino fundamental 9? ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como v?deos, m?sicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais dispon?veis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ci?ncias durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnol?gicas contribuem para o ensino, mostrando que ? poss?vel unir as mesmas ao ensino da Ci?ncia. O material te?rico foi constru?do coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresenta??o do conte?do de Tabela peri?dica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ci?ncias, e trabalhando em grupos a constru??o de par?dias com ritmos da atualidade escolhidos pelos pr?prios alunos, como tamb?m um jogo de quebra cabe?a online do assunto em quest?o, e ainda o uso de v?deos que tornaram as aulas mais interessantes e din?micas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da mat?ria em quest?o, al?m de motiv?-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos atrav?s do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribu?ram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na amplia??o de conhecimentos, constatando a import?ncia dos meios digitais nas aulas de ci?ncias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-07T18:52:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-07T18:52:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/1/Ata+de+defesa_Jessica+Santos.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/2/TCC_Jessica+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2068e11faf4645961455d3d616611363 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660442737639424 |