A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ledevande Martins da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160
Resumo: A tecnologia ganha cada vez mais espa?o na educa??o e em tempos de pandemia n?o ? diferente. A pesquisa teve como problem?tica verificar a contribui??o das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ci?ncia em per?odo remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedag?gica, o relato de experi?ncia permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conte?dos da s?rie dos anos finais do ensino fundamental 9? ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como v?deos, m?sicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais dispon?veis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ci?ncias durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnol?gicas contribuem para o ensino, mostrando que ? poss?vel unir as mesmas ao ensino da Ci?ncia. O material te?rico foi constru?do coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresenta??o do conte?do de Tabela peri?dica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ci?ncias, e trabalhando em grupos a constru??o de par?dias com ritmos da atualidade escolhidos pelos pr?prios alunos, como tamb?m um jogo de quebra cabe?a online do assunto em quest?o, e ainda o uso de v?deos que tornaram as aulas mais interessantes e din?micas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da mat?ria em quest?o, al?m de motiv?-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos atrav?s do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribu?ram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na amplia??o de conhecimentos, constatando a import?ncia dos meios digitais nas aulas de ci?ncias.
id IFPB_c90de7816d14609812484eb295792009
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2160
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, Ledevande Martins da2022-07-07T18:52:27Z2022-07-07T18:52:27Z2021-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160A tecnologia ganha cada vez mais espa?o na educa??o e em tempos de pandemia n?o ? diferente. A pesquisa teve como problem?tica verificar a contribui??o das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ci?ncia em per?odo remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedag?gica, o relato de experi?ncia permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conte?dos da s?rie dos anos finais do ensino fundamental 9? ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como v?deos, m?sicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais dispon?veis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ci?ncias durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnol?gicas contribuem para o ensino, mostrando que ? poss?vel unir as mesmas ao ensino da Ci?ncia. O material te?rico foi constru?do coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresenta??o do conte?do de Tabela peri?dica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ci?ncias, e trabalhando em grupos a constru??o de par?dias com ritmos da atualidade escolhidos pelos pr?prios alunos, como tamb?m um jogo de quebra cabe?a online do assunto em quest?o, e ainda o uso de v?deos que tornaram as aulas mais interessantes e din?micas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da mat?ria em quest?o, al?m de motiv?-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos atrav?s do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribu?ram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na amplia??o de conhecimentos, constatando a import?ncia dos meios digitais nas aulas de ci?ncias.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T12:01:16Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Jessica Santos.pdf: 410008 bytes, checksum: 2068e11faf4645961455d3d616611363 (MD5) TCC_Jessica Santos.pdf: 1307374 bytes, checksum: 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T18:52:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Jessica Santos.pdf: 410008 bytes, checksum: 2068e11faf4645961455d3d616611363 (MD5) TCC_Jessica Santos.pdf: 1307374 bytes, checksum: 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T18:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Jessica Santos.pdf: 410008 bytes, checksum: 2068e11faf4645961455d3d616611363 (MD5) TCC_Jessica Santos.pdf: 1307374 bytes, checksum: 99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996 (MD5) Previous issue date: 2021-01Ensino de Ci?ncias.Educa??o.Tecnologia da Informa??o.Conhecimento.Per?odo Remoto.A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAta de defesa_Jessica Santos.pdfAta de defesa_Jessica Santos.pdfapplication/pdf410008http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/1/Ata+de+defesa_Jessica+Santos.pdf2068e11faf4645961455d3d616611363MD51TCC_Jessica Santos.pdfTCC_Jessica Santos.pdfapplication/pdf1307374http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/2/TCC_Jessica+Santos.pdf99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996MD52177683/21602022-07-07 15:52:27.325oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2160Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T18:52:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
title A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
spellingShingle A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
SILVA, Ledevande Martins da
Ensino de Ci?ncias.
Educa??o.
Tecnologia da Informa??o.
Conhecimento.
Per?odo Remoto.
title_short A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
title_full A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
title_fullStr A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
title_full_unstemmed A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
title_sort A utiliza??o das tecnologias no ensino de ci?ncias em per?odo remoto
author SILVA, Ledevande Martins da
author_facet SILVA, Ledevande Martins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ledevande Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ci?ncias.
Educa??o.
Tecnologia da Informa??o.
Conhecimento.
Per?odo Remoto.
topic Ensino de Ci?ncias.
Educa??o.
Tecnologia da Informa??o.
Conhecimento.
Per?odo Remoto.
description A tecnologia ganha cada vez mais espa?o na educa??o e em tempos de pandemia n?o ? diferente. A pesquisa teve como problem?tica verificar a contribui??o das tecnologias para o ensino e aprendizagem da ci?ncia em per?odo remoto. Utilizando metodologia qualitativa numa pesquisa pedag?gica, o relato de experi?ncia permitiu auxiliar os alunos com as dificuldades encontradas nos conte?dos da s?rie dos anos finais do ensino fundamental 9? ano proposto na ementa curricular, utilizando recursos digitais como v?deos, m?sicas e jogos, para facilitar a aprendizagem dos alunos, e tomando como base autores como Kenski e Moran. Como forma de instrumentalizar as aulas e com o objetivo de utilizar os recursos digitais dispon?veis, buscou-se inserir o uso das tecnologias no ensino de ci?ncias durante as aulas remotas, e considerar ainda como as ferramentas tecnol?gicas contribuem para o ensino, mostrando que ? poss?vel unir as mesmas ao ensino da Ci?ncia. O material te?rico foi constru?do coletivamente com os alunos em sala de aula online, com a proposta de facilitar a apresenta??o do conte?do de Tabela peri?dica num percurso de 5 aulas da disciplina de Ci?ncias, e trabalhando em grupos a constru??o de par?dias com ritmos da atualidade escolhidos pelos pr?prios alunos, como tamb?m um jogo de quebra cabe?a online do assunto em quest?o, e ainda o uso de v?deos que tornaram as aulas mais interessantes e din?micas, mostrando como as tecnologias auxiliam para o ensino da mat?ria em quest?o, al?m de motiv?-los a participarem mais das aulas, despertam o interesse dos mesmos atrav?s do uso dessas tecnologias. Os resultados foram significativos visto que os meios apresentados contribu?ram de maneira significativa para o ensino aprendizagem e ajudam na amplia??o de conhecimentos, constatando a import?ncia dos meios digitais nas aulas de ci?ncias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T18:52:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T18:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/1/Ata+de+defesa_Jessica+Santos.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2160/2/TCC_Jessica+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2068e11faf4645961455d3d616611363
99b499c22fb8135ca74798c83cfe3996
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660442737639424