Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Jo?o Pedro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Farate, Carlos (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490
Resumo: As dificuldades instrumentais, algumas vezes associadas a altera??es da conduta escolar, s?o uma das causas significativas de insucesso escolar na inf?ncia. Este estudo tem como objetivo identificar as carater?sticas psicol?gicas de um grupo de alunos do ciclo b?sico orientados para avalia??o escolar por apresentarem dificuldades instrumentais, particularmente da leitura e da escrita. Do ponto de vista metodol?gico trata-se de um estudo explorat?rio comparativo de dois grupos de alunos (um grupo de alunos com dificuldades instrumentais e outro com altera??es da conduta escolar) orientados pelos respectivos professores para avalia??o pelos servi?os de psicologia e orienta??o de uma institui??o de ensino b?sico-unificado de Coimbra. Os dados que servem de base ? investiga??o foram recolhidos durante a avalia??o psicol?gica e psicodiagn?stica dos alunos em estudo: anamnese, teste projectivo do Desenho da Fam?lia e WISC-III. Os resultados obtidos s?o divergentes inter-grupos. Na avalia??o feita com a WISC-III, a subamostra das dificuldades instrumentais apresenta Q.I?s mais baixos comparativamente ? subamostra das perturba??es do comportamento. Do mesmo modo, e no que toca ao teste projectivo do Desenho da Fam?lia, estas crian?as apresentam menor destreza e maior inibi??o, ao passo que a subamostra das perturba??es de comportamento apresenta maior extrovers?o e impulsividade. As diferen?as identificadas em t?o pequena amostra permitem-nos concluir que uma avalia??o psicodiagn?stica eficaz em contexto escolar das crian?as com dificuldades instrumentais ou sociais dever? ser empreendida a fim de melhorar os resultados escolares e o desenvolvimento destas crian?as. / The instrumental difficulties sometimes associated with changes in school management, are one of the significant causes of school failure in childhood. This study aims to identify the psychological characteristics of a group of students of the basic cycle oriented school evaluation by presenting instrumental difficulties, particularly in reading and writing. From a methodological point of view it is a comparative exploratory study of two groups of students (a group of students with instrumental difficulties and another with changes in the school conduct) guided by their teachers for evaluation by the psychology and guidance services of an institution basic-unified teaching Coimbra. The data underpinning the research were collected during the psychological evaluation and Psycodiagnostic of students in the study: history, projective test design Family and WISC-III. The results obtained are different between groups. In the evaluation done with the WISC-III, the sub-sample of instrumental difficulties are lower IQ compared to the subsample of behavioral disorders. Similarly, and as regards the projective pattern drawing family, these children have less dexterity and greater inhibition, whereas the subsample of behavioral disturbances, is more extroversion and impulsivity. These differences identified in such a little sample allows us to conclude that a sound psychodiagnostic assessment in school setting of the schoolchildren presenting with instrumental or social troubles should be ideally performed in order to ameliorate the educational and developmental outcome of these children.
id RCAP_a2efd00b80e72ed5127f142a7675febf
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?nciaDificuldades instrumentais - Instrumental difficultiesAltera??es da conduta escolar - School behavior changesEscola Prim?ria - Primary SchoolPer?odo de lat?ncia - Latency periodAs dificuldades instrumentais, algumas vezes associadas a altera??es da conduta escolar, s?o uma das causas significativas de insucesso escolar na inf?ncia. Este estudo tem como objetivo identificar as carater?sticas psicol?gicas de um grupo de alunos do ciclo b?sico orientados para avalia??o escolar por apresentarem dificuldades instrumentais, particularmente da leitura e da escrita. Do ponto de vista metodol?gico trata-se de um estudo explorat?rio comparativo de dois grupos de alunos (um grupo de alunos com dificuldades instrumentais e outro com altera??es da conduta escolar) orientados pelos respectivos professores para avalia??o pelos servi?os de psicologia e orienta??o de uma institui??o de ensino b?sico-unificado de Coimbra. Os dados que servem de base ? investiga??o foram recolhidos durante a avalia??o psicol?gica e psicodiagn?stica dos alunos em estudo: anamnese, teste projectivo do Desenho da Fam?lia e WISC-III. Os resultados obtidos s?o divergentes inter-grupos. Na avalia??o feita com a WISC-III, a subamostra das dificuldades instrumentais apresenta Q.I?s mais baixos comparativamente ? subamostra das perturba??es do comportamento. Do mesmo modo, e no que toca ao teste projectivo do Desenho da Fam?lia, estas crian?as apresentam menor destreza e maior inibi??o, ao passo que a subamostra das perturba??es de comportamento apresenta maior extrovers?o e impulsividade. As diferen?as identificadas em t?o pequena amostra permitem-nos concluir que uma avalia??o psicodiagn?stica eficaz em contexto escolar das crian?as com dificuldades instrumentais ou sociais dever? ser empreendida a fim de melhorar os resultados escolares e o desenvolvimento destas crian?as. / The instrumental difficulties sometimes associated with changes in school management, are one of the significant causes of school failure in childhood. This study aims to identify the psychological characteristics of a group of students of the basic cycle oriented school evaluation by presenting instrumental difficulties, particularly in reading and writing. From a methodological point of view it is a comparative exploratory study of two groups of students (a group of students with instrumental difficulties and another with changes in the school conduct) guided by their teachers for evaluation by the psychology and guidance services of an institution basic-unified teaching Coimbra. The data underpinning the research were collected during the psychological evaluation and Psycodiagnostic of students in the study: history, projective test design Family and WISC-III. The results obtained are different between groups. In the evaluation done with the WISC-III, the sub-sample of instrumental difficulties are lower IQ compared to the subsample of behavioral disorders. Similarly, and as regards the projective pattern drawing family, these children have less dexterity and greater inhibition, whereas the subsample of behavioral disturbances, is more extroversion and impulsivity. These differences identified in such a little sample allows us to conclude that a sound psychodiagnostic assessment in school setting of the schoolchildren presenting with instrumental or social troubles should be ideally performed in order to ameliorate the educational and developmental outcome of these children.ISMT2016-04-28T09:51:07Z2016-04-282015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490TID:201063670porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490Dias, Jo?o PedroFarate, Carlos (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:27Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:29.319978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
title Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
spellingShingle Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
Dias, Jo?o Pedro
Dificuldades instrumentais - Instrumental difficulties
Altera??es da conduta escolar - School behavior changes
Escola Prim?ria - Primary School
Per?odo de lat?ncia - Latency period
title_short Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
title_full Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
title_fullStr Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
title_full_unstemmed Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
title_sort Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
author Dias, Jo?o Pedro
author_facet Dias, Jo?o Pedro
Farate, Carlos (Orientador)
author_role author
author2 Farate, Carlos (Orientador)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Jo?o Pedro
Farate, Carlos (Orientador)
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades instrumentais - Instrumental difficulties
Altera??es da conduta escolar - School behavior changes
Escola Prim?ria - Primary School
Per?odo de lat?ncia - Latency period
topic Dificuldades instrumentais - Instrumental difficulties
Altera??es da conduta escolar - School behavior changes
Escola Prim?ria - Primary School
Per?odo de lat?ncia - Latency period
description As dificuldades instrumentais, algumas vezes associadas a altera??es da conduta escolar, s?o uma das causas significativas de insucesso escolar na inf?ncia. Este estudo tem como objetivo identificar as carater?sticas psicol?gicas de um grupo de alunos do ciclo b?sico orientados para avalia??o escolar por apresentarem dificuldades instrumentais, particularmente da leitura e da escrita. Do ponto de vista metodol?gico trata-se de um estudo explorat?rio comparativo de dois grupos de alunos (um grupo de alunos com dificuldades instrumentais e outro com altera??es da conduta escolar) orientados pelos respectivos professores para avalia??o pelos servi?os de psicologia e orienta??o de uma institui??o de ensino b?sico-unificado de Coimbra. Os dados que servem de base ? investiga??o foram recolhidos durante a avalia??o psicol?gica e psicodiagn?stica dos alunos em estudo: anamnese, teste projectivo do Desenho da Fam?lia e WISC-III. Os resultados obtidos s?o divergentes inter-grupos. Na avalia??o feita com a WISC-III, a subamostra das dificuldades instrumentais apresenta Q.I?s mais baixos comparativamente ? subamostra das perturba??es do comportamento. Do mesmo modo, e no que toca ao teste projectivo do Desenho da Fam?lia, estas crian?as apresentam menor destreza e maior inibi??o, ao passo que a subamostra das perturba??es de comportamento apresenta maior extrovers?o e impulsividade. As diferen?as identificadas em t?o pequena amostra permitem-nos concluir que uma avalia??o psicodiagn?stica eficaz em contexto escolar das crian?as com dificuldades instrumentais ou sociais dever? ser empreendida a fim de melhorar os resultados escolares e o desenvolvimento destas crian?as. / The instrumental difficulties sometimes associated with changes in school management, are one of the significant causes of school failure in childhood. This study aims to identify the psychological characteristics of a group of students of the basic cycle oriented school evaluation by presenting instrumental difficulties, particularly in reading and writing. From a methodological point of view it is a comparative exploratory study of two groups of students (a group of students with instrumental difficulties and another with changes in the school conduct) guided by their teachers for evaluation by the psychology and guidance services of an institution basic-unified teaching Coimbra. The data underpinning the research were collected during the psychological evaluation and Psycodiagnostic of students in the study: history, projective test design Family and WISC-III. The results obtained are different between groups. In the evaluation done with the WISC-III, the sub-sample of instrumental difficulties are lower IQ compared to the subsample of behavioral disorders. Similarly, and as regards the projective pattern drawing family, these children have less dexterity and greater inhibition, whereas the subsample of behavioral disturbances, is more extroversion and impulsivity. These differences identified in such a little sample allows us to conclude that a sound psychodiagnostic assessment in school setting of the schoolchildren presenting with instrumental or social troubles should be ideally performed in order to ameliorate the educational and developmental outcome of these children.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-28T09:51:07Z
2016-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490
TID:201063670
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490
identifier_str_mv TID:201063670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136423029243904