Dificuldades Instrumentais e Perturba??es do Comportamento no Per?odo de Lat?ncia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490 |
Resumo: | As dificuldades instrumentais, algumas vezes associadas a altera??es da conduta escolar, s?o uma das causas significativas de insucesso escolar na inf?ncia. Este estudo tem como objetivo identificar as carater?sticas psicol?gicas de um grupo de alunos do ciclo b?sico orientados para avalia??o escolar por apresentarem dificuldades instrumentais, particularmente da leitura e da escrita. Do ponto de vista metodol?gico trata-se de um estudo explorat?rio comparativo de dois grupos de alunos (um grupo de alunos com dificuldades instrumentais e outro com altera??es da conduta escolar) orientados pelos respectivos professores para avalia??o pelos servi?os de psicologia e orienta??o de uma institui??o de ensino b?sico-unificado de Coimbra. Os dados que servem de base ? investiga??o foram recolhidos durante a avalia??o psicol?gica e psicodiagn?stica dos alunos em estudo: anamnese, teste projectivo do Desenho da Fam?lia e WISC-III. Os resultados obtidos s?o divergentes inter-grupos. Na avalia??o feita com a WISC-III, a subamostra das dificuldades instrumentais apresenta Q.I?s mais baixos comparativamente ? subamostra das perturba??es do comportamento. Do mesmo modo, e no que toca ao teste projectivo do Desenho da Fam?lia, estas crian?as apresentam menor destreza e maior inibi??o, ao passo que a subamostra das perturba??es de comportamento apresenta maior extrovers?o e impulsividade. As diferen?as identificadas em t?o pequena amostra permitem-nos concluir que uma avalia??o psicodiagn?stica eficaz em contexto escolar das crian?as com dificuldades instrumentais ou sociais dever? ser empreendida a fim de melhorar os resultados escolares e o desenvolvimento destas crian?as. / The instrumental difficulties sometimes associated with changes in school management, are one of the significant causes of school failure in childhood. This study aims to identify the psychological characteristics of a group of students of the basic cycle oriented school evaluation by presenting instrumental difficulties, particularly in reading and writing. From a methodological point of view it is a comparative exploratory study of two groups of students (a group of students with instrumental difficulties and another with changes in the school conduct) guided by their teachers for evaluation by the psychology and guidance services of an institution basic-unified teaching Coimbra. The data underpinning the research were collected during the psychological evaluation and Psycodiagnostic of students in the study: history, projective test design Family and WISC-III. The results obtained are different between groups. In the evaluation done with the WISC-III, the sub-sample of instrumental difficulties are lower IQ compared to the subsample of behavioral disorders. Similarly, and as regards the projective pattern drawing family, these children have less dexterity and greater inhibition, whereas the subsample of behavioral disturbances, is more extroversion and impulsivity. These differences identified in such a little sample allows us to conclude that a sound psychodiagnostic assessment in school setting of the schoolchildren presenting with instrumental or social troubles should be ideally performed in order to ameliorate the educational and developmental outcome of these children. |
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