M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Thaynna Maria da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3014
Resumo: Na atualidade, n?o se pode negar que o surgimento das plataformas de comunica??o online gerou uma transforma??o profunda na sociedade, afetando igualmente o ambiente empresarial. Nessa conjuntura, tornou-se essencial para as organiza??es compreenderem a influ?ncia e a abrang?ncia das m?dias sociais como uma t?tica efetiva para captar clientes, impulsionar suas vendas e consolidar sua posi??o no mercado. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as estrat?gias de marketing digital, utilizadas nas redes sociais, para a capta??o de clientes nas empresas varejistas. Metodologicamente, parte de um estudo bibliogr?fico e de campo, de cunho explorat?rio, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa, quatro empresas, que responderam a treze quest?es referentes ao uso das redes sociais como marketing digital para capta??o de clientes. Como conclus?o, o estudo deixa claro que as redes sociais s?o amplamente utilizadas como estrat?gias de marketing digital no mercado varejista. As empresas aproveitam plataformas populares, como Instagram, Facebook e WhatsApp, para alcan?ar e atrair clientes em potencial. Usam como estrat?gias: postagens di?rias; diversos tipos de conte?dos baseados no interesse do p?blico alvo; publicidades pagas para expandir sua visibilidade; e intera??o proativa com os clientes nas redes sociais. Para monitorar essas estrat?gias, as empresas analisam m?tricas como visualiza??es, compartilhamentos, coment?rios e feedback dos clientes. Al?m disso, a maioria das empresas analisam seu p?blico-alvo nas m?dias sociais e seguem tend?ncias e melhores pr?ticas de marketing digital em plataformas de m?dia social, para melhor direcionar suas estrat?gias e atrair clientes espec?ficos. Quanto aos desafios enfrentados pelas empresas para o uso das estrat?gias e monitoramento do marketing digital, foram citadas a concorr?ncia acirrada, a necessidade de manter a fidelidade dos clientes e lidar com o gerenciamento da crescente demanda. Esses desafios mostram que as empresas devem estar preparadas para lidar com barreiras de forma eficiente, afim de garantir a satisfa??o do cliente em meio a essa demanda em expans?o.
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