M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3014 |
Resumo: | Na atualidade, n?o se pode negar que o surgimento das plataformas de comunica??o online gerou uma transforma??o profunda na sociedade, afetando igualmente o ambiente empresarial. Nessa conjuntura, tornou-se essencial para as organiza??es compreenderem a influ?ncia e a abrang?ncia das m?dias sociais como uma t?tica efetiva para captar clientes, impulsionar suas vendas e consolidar sua posi??o no mercado. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as estrat?gias de marketing digital, utilizadas nas redes sociais, para a capta??o de clientes nas empresas varejistas. Metodologicamente, parte de um estudo bibliogr?fico e de campo, de cunho explorat?rio, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa, quatro empresas, que responderam a treze quest?es referentes ao uso das redes sociais como marketing digital para capta??o de clientes. Como conclus?o, o estudo deixa claro que as redes sociais s?o amplamente utilizadas como estrat?gias de marketing digital no mercado varejista. As empresas aproveitam plataformas populares, como Instagram, Facebook e WhatsApp, para alcan?ar e atrair clientes em potencial. Usam como estrat?gias: postagens di?rias; diversos tipos de conte?dos baseados no interesse do p?blico alvo; publicidades pagas para expandir sua visibilidade; e intera??o proativa com os clientes nas redes sociais. Para monitorar essas estrat?gias, as empresas analisam m?tricas como visualiza??es, compartilhamentos, coment?rios e feedback dos clientes. Al?m disso, a maioria das empresas analisam seu p?blico-alvo nas m?dias sociais e seguem tend?ncias e melhores pr?ticas de marketing digital em plataformas de m?dia social, para melhor direcionar suas estrat?gias e atrair clientes espec?ficos. Quanto aos desafios enfrentados pelas empresas para o uso das estrat?gias e monitoramento do marketing digital, foram citadas a concorr?ncia acirrada, a necessidade de manter a fidelidade dos clientes e lidar com o gerenciamento da crescente demanda. Esses desafios mostram que as empresas devem estar preparadas para lidar com barreiras de forma eficiente, afim de garantir a satisfa??o do cliente em meio a essa demanda em expans?o. |
id |
IFPB_cd93e810c0c37bc0a6b579154f745d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3014 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Thaynna Maria da Silva2023-07-13T23:14:20Z2023-07-13T23:14:20Z2023-07-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3014Na atualidade, n?o se pode negar que o surgimento das plataformas de comunica??o online gerou uma transforma??o profunda na sociedade, afetando igualmente o ambiente empresarial. Nessa conjuntura, tornou-se essencial para as organiza??es compreenderem a influ?ncia e a abrang?ncia das m?dias sociais como uma t?tica efetiva para captar clientes, impulsionar suas vendas e consolidar sua posi??o no mercado. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as estrat?gias de marketing digital, utilizadas nas redes sociais, para a capta??o de clientes nas empresas varejistas. Metodologicamente, parte de um estudo bibliogr?fico e de campo, de cunho explorat?rio, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa, quatro empresas, que responderam a treze quest?es referentes ao uso das redes sociais como marketing digital para capta??o de clientes. Como conclus?o, o estudo deixa claro que as redes sociais s?o amplamente utilizadas como estrat?gias de marketing digital no mercado varejista. As empresas aproveitam plataformas populares, como Instagram, Facebook e WhatsApp, para alcan?ar e atrair clientes em potencial. Usam como estrat?gias: postagens di?rias; diversos tipos de conte?dos baseados no interesse do p?blico alvo; publicidades pagas para expandir sua visibilidade; e intera??o proativa com os clientes nas redes sociais. Para monitorar essas estrat?gias, as empresas analisam m?tricas como visualiza??es, compartilhamentos, coment?rios e feedback dos clientes. Al?m disso, a maioria das empresas analisam seu p?blico-alvo nas m?dias sociais e seguem tend?ncias e melhores pr?ticas de marketing digital em plataformas de m?dia social, para melhor direcionar suas estrat?gias e atrair clientes espec?ficos. Quanto aos desafios enfrentados pelas empresas para o uso das estrat?gias e monitoramento do marketing digital, foram citadas a concorr?ncia acirrada, a necessidade de manter a fidelidade dos clientes e lidar com o gerenciamento da crescente demanda. Esses desafios mostram que as empresas devem estar preparadas para lidar com barreiras de forma eficiente, afim de garantir a satisfa??o do cliente em meio a essa demanda em expans?o.Submitted by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-13T23:14:20Z No. of bitstreams: 2 tcc_thayna.pdf: 939201 bytes, checksum: 62de60032400107504ff4a8c5847a9b7 (MD5) termo_thayna.pdf: 538777 bytes, checksum: 5de54bfea161a926efaa90b88cd74acd (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-13T23:14:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_thayna.pdf: 939201 bytes, checksum: 62de60032400107504ff4a8c5847a9b7 (MD5) termo_thayna.pdf: 538777 bytes, checksum: 5de54bfea161a926efaa90b88cd74acd (MD5) Previous issue date: 2023-07-13M?dias sociaisMarketing digitalMercado varejistaM?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALtcc_thayna.pdftcc_thayna.pdfapplication/pdf939201http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3014/1/tcc_thayna.pdf62de60032400107504ff4a8c5847a9b7MD51termo_thayna.pdftermo_thayna.pdfapplication/pdf538777http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3014/2/termo_thayna.pdf5de54bfea161a926efaa90b88cd74acdMD52177683/30142023-07-13 20:14:20.429oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-13T23:14:20Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
title |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
spellingShingle |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista Fernandes, Thaynna Maria da Silva M?dias sociais Marketing digital Mercado varejista |
title_short |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
title_full |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
title_fullStr |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
title_full_unstemmed |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
title_sort |
M?dias sociais como estrat?gia de marketing digital para capta??o de clientes no mercado varejista |
author |
Fernandes, Thaynna Maria da Silva |
author_facet |
Fernandes, Thaynna Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Thaynna Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
M?dias sociais Marketing digital Mercado varejista |
topic |
M?dias sociais Marketing digital Mercado varejista |
description |
Na atualidade, n?o se pode negar que o surgimento das plataformas de comunica??o online gerou uma transforma??o profunda na sociedade, afetando igualmente o ambiente empresarial. Nessa conjuntura, tornou-se essencial para as organiza??es compreenderem a influ?ncia e a abrang?ncia das m?dias sociais como uma t?tica efetiva para captar clientes, impulsionar suas vendas e consolidar sua posi??o no mercado. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as estrat?gias de marketing digital, utilizadas nas redes sociais, para a capta??o de clientes nas empresas varejistas. Metodologicamente, parte de um estudo bibliogr?fico e de campo, de cunho explorat?rio, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Participaram da pesquisa, quatro empresas, que responderam a treze quest?es referentes ao uso das redes sociais como marketing digital para capta??o de clientes. Como conclus?o, o estudo deixa claro que as redes sociais s?o amplamente utilizadas como estrat?gias de marketing digital no mercado varejista. As empresas aproveitam plataformas populares, como Instagram, Facebook e WhatsApp, para alcan?ar e atrair clientes em potencial. Usam como estrat?gias: postagens di?rias; diversos tipos de conte?dos baseados no interesse do p?blico alvo; publicidades pagas para expandir sua visibilidade; e intera??o proativa com os clientes nas redes sociais. Para monitorar essas estrat?gias, as empresas analisam m?tricas como visualiza??es, compartilhamentos, coment?rios e feedback dos clientes. Al?m disso, a maioria das empresas analisam seu p?blico-alvo nas m?dias sociais e seguem tend?ncias e melhores pr?ticas de marketing digital em plataformas de m?dia social, para melhor direcionar suas estrat?gias e atrair clientes espec?ficos. Quanto aos desafios enfrentados pelas empresas para o uso das estrat?gias e monitoramento do marketing digital, foram citadas a concorr?ncia acirrada, a necessidade de manter a fidelidade dos clientes e lidar com o gerenciamento da crescente demanda. Esses desafios mostram que as empresas devem estar preparadas para lidar com barreiras de forma eficiente, afim de garantir a satisfa??o do cliente em meio a essa demanda em expans?o. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-13T23:14:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-13T23:14:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3014 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3014/1/tcc_thayna.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3014/2/termo_thayna.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62de60032400107504ff4a8c5847a9b7 5de54bfea161a926efaa90b88cd74acd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449347862528 |