Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Verka Moreira dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Ana Mara de Fatima
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223150
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_c8305a1561d1b1585461c21ea98d8c08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223150
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande FlorianópolisMercado de materiais de construçãoVarejoMarketing DigitalE-commerceTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Este artigo realizou um estudo de caso, com o objetivo geral analisar as estratégias e ferramentas de marketing digital da Loja Alfa de materiais de construção, situada na Grande Florianópolis, no período anterior e durante a pandemia. A pesquisa classificou se como aplicada, qualitativa e descritiva, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa pela internet e entrevista semiestruturada. Os procedimentos metodológicos consistiram na identificação do perfil da loja Alfa, análise das estratégias e ferramentas de marketing digital empregadas antes e durante a pandemia, e, indicação de estratégias que poderiam ser implementadas para agregar valor às partes interessadas. Os resultados apontaram que a Loja Alfa tem, entre os pontos fortes, a sua posição no mercado, atendimento nas lojas físicas e presença em várias cidades de SC. Como pontos fracos, seu modelo de negócio tradicional, terceirização das ações de marketing, adoção do marketing tradicional de varejo, em prejuízo à sua posição no varejo digital e e commerce. Como recomendações foram sugeridas que a Loja Alfa adote estratégias para o Novo Negócio para o Varejo, implantando o marketing digital e integrando suas lojas físicas ao e-commerce.This article carried out a case study, with the general goal of analyzing the digital marketing strategies and tools of the Alfa Loja of building materials, located in Greater Florianópolis, in the previous period and during the pandemic. The research was classified as applied, qualitative and descriptive, making use of bibliographic, documentary research, internet research, and semi-structured interview. The methodological procedures consisted of identifying the Alfa store profile, analyzing the digital marketing strategies and tools used before and during the pandemic, and indicating strategies that could be implemented to add value to the interested parties. The results showed that Loja Alfa has, among its strengths, its position in the market, service in retail stores and presence in several cities in SC. As for weaknesses, its traditional business model, outsourcing of marketing actions, adoption of traditional retail marketing, to the detriment of its position in digital retail and e-commerce. As for recommendations, it was suggested that Loja Alfa adopt strategies for the New Business for Retail, implementing digital marketing and integrating its physical stores with e-commerce.Florianópolis, SCGarrido, Paulo OtoliniSouza, Irineu Manoel deUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Denise Verka Moreira dosFerreira, Ana Mara de Fatima2021-05-17T18:54:26Z2021-05-17T18:54:26Z2021-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223150info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-23T18:58:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223150Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T18:58:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
title Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
spellingShingle Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
Santos, Denise Verka Moreira dos
Mercado de materiais de construção
Varejo
Marketing Digital
E-commerce
title_short Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
title_full Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
title_fullStr Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
title_full_unstemmed Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
title_sort Marketing Digital durante a Pandemia no Mercado de Materiais de Construção: Estudo de caso da Loja Alfa de Materiais de Construção da Grande Florianópolis
author Santos, Denise Verka Moreira dos
author_facet Santos, Denise Verka Moreira dos
Ferreira, Ana Mara de Fatima
author_role author
author2 Ferreira, Ana Mara de Fatima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garrido, Paulo Otolini
Souza, Irineu Manoel de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denise Verka Moreira dos
Ferreira, Ana Mara de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de materiais de construção
Varejo
Marketing Digital
E-commerce
topic Mercado de materiais de construção
Varejo
Marketing Digital
E-commerce
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17T18:54:26Z
2021-05-17T18:54:26Z
2021-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223150
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652335762636800