PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mirya
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo, Jefferson, Fonseca, Rossane, Patroc?nio, Maria
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597
Resumo: Com o surgimento da pandemia do novo coronav?rus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a fam?lia de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estrat?gias de estudo, organizar hor?rios e se dedicar ainda mais, para assim obter ?xito nesse ?novo normal?. Com isso, a fam?lia, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproxima??o entre aluno-fam?lia e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentiv?-los a planejar seu futuro, como ? o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, ? uma estrat?gia essencial na perspectiva da forma??o integral. Com ela, o estudante n?o deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambi??es, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necess?rios para super?-las. O estudo em quest?o foi desenvolvido com os alunos do 2? Ano de uma escola integral, no munic?pio de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da fam?lia nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colabora??o dos pais e alunos do 2? ano do ensino m?dio, com ?nfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formul?rios foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus respons?veis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribui??es dessa disciplina na constru??o, planejamento e influ?ncia em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educa??o como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secret?ria de Educa??o do Estado da Para?ba, UNESCO, ICE, Gon?alves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na fam?lia, e at? mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa refor?ou que o modelo integral, a partir do seu curr?culo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas compet?ncias e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a import?ncia da fam?lia na vida educacional dos filhos, como tamb?m refor?ou a necessidade de cada vez mais estreitar os la?os entre fam?lia, alunos e escola
id IFPB_d405e060849b1c7cb42cce68b03fe14c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1597
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, MiryaAraujo, JeffersonFonseca, RossanePatroc?nio, Maria2021-07-16T23:54:00Z2021-07-16T23:54:00Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597Com o surgimento da pandemia do novo coronav?rus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a fam?lia de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estrat?gias de estudo, organizar hor?rios e se dedicar ainda mais, para assim obter ?xito nesse ?novo normal?. Com isso, a fam?lia, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproxima??o entre aluno-fam?lia e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentiv?-los a planejar seu futuro, como ? o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, ? uma estrat?gia essencial na perspectiva da forma??o integral. Com ela, o estudante n?o deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambi??es, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necess?rios para super?-las. O estudo em quest?o foi desenvolvido com os alunos do 2? Ano de uma escola integral, no munic?pio de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da fam?lia nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colabora??o dos pais e alunos do 2? ano do ensino m?dio, com ?nfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formul?rios foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus respons?veis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribui??es dessa disciplina na constru??o, planejamento e influ?ncia em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educa??o como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secret?ria de Educa??o do Estado da Para?ba, UNESCO, ICE, Gon?alves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na fam?lia, e at? mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa refor?ou que o modelo integral, a partir do seu curr?culo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas compet?ncias e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a import?ncia da fam?lia na vida educacional dos filhos, como tamb?m refor?ou a necessidade de cada vez mais estreitar os la?os entre fam?lia, alunos e escolaSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-14T17:10:29Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 161878 bytes, checksum: 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 (MD5) PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 1903747 bytes, checksum: 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-16T23:54:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 161878 bytes, checksum: 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 (MD5) PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 1903747 bytes, checksum: 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-16T23:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 161878 bytes, checksum: 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 (MD5) PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 1903747 bytes, checksum: 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 (MD5) Previous issue date: 2021-03Projeto de vidaEnsino remotoFam?liaPROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfAta de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfapplication/pdf161878http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/1/Ata+de+defesa_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23MD51PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfPROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfapplication/pdf1903747http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/2/PROJETO+DE+VIDA+E+A+INFLU%C3%8ANCIA+DA+FAM%C3%8DLIA+NO+PER%C3%8DODO+DE+AULAS+REMOTAS+UMA+AN%C3%81LISE+ENTRE+OS+ALUNOS+DO+2%C2%BA+ANO+DO+ENSINO+M%C3%89DIO+DE+UMA+ESCOLA+INTEGRAL+NO+MUNIC%C3%8DPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5MD52177683/15972021-07-16 20:54:00.903oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-16T23:54Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
title PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
spellingShingle PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
Santos, Mirya
Projeto de vida
Ensino remoto
Fam?lia
title_short PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
title_full PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
title_fullStr PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
title_full_unstemmed PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
title_sort PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
author Santos, Mirya
author_facet Santos, Mirya
Araujo, Jefferson
Fonseca, Rossane
Patroc?nio, Maria
author_role author
author2 Araujo, Jefferson
Fonseca, Rossane
Patroc?nio, Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mirya
Araujo, Jefferson
Fonseca, Rossane
Patroc?nio, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de vida
Ensino remoto
Fam?lia
topic Projeto de vida
Ensino remoto
Fam?lia
description Com o surgimento da pandemia do novo coronav?rus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a fam?lia de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estrat?gias de estudo, organizar hor?rios e se dedicar ainda mais, para assim obter ?xito nesse ?novo normal?. Com isso, a fam?lia, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproxima??o entre aluno-fam?lia e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentiv?-los a planejar seu futuro, como ? o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, ? uma estrat?gia essencial na perspectiva da forma??o integral. Com ela, o estudante n?o deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambi??es, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necess?rios para super?-las. O estudo em quest?o foi desenvolvido com os alunos do 2? Ano de uma escola integral, no munic?pio de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da fam?lia nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colabora??o dos pais e alunos do 2? ano do ensino m?dio, com ?nfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formul?rios foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus respons?veis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribui??es dessa disciplina na constru??o, planejamento e influ?ncia em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educa??o como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secret?ria de Educa??o do Estado da Para?ba, UNESCO, ICE, Gon?alves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na fam?lia, e at? mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa refor?ou que o modelo integral, a partir do seu curr?culo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas compet?ncias e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a import?ncia da fam?lia na vida educacional dos filhos, como tamb?m refor?ou a necessidade de cada vez mais estreitar os la?os entre fam?lia, alunos e escola
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-16T23:54:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-16T23:54:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/1/Ata+de+defesa_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/2/PROJETO+DE+VIDA+E+A+INFLU%C3%8ANCIA+DA+FAM%C3%8DLIA+NO+PER%C3%8DODO+DE+AULAS+REMOTAS+UMA+AN%C3%81LISE+ENTRE+OS+ALUNOS+DO+2%C2%BA+ANO+DO+ENSINO+M%C3%89DIO+DE+UMA+ESCOLA+INTEGRAL+NO+MUNIC%C3%8DPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23
672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439272095744