PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597 |
Resumo: | Com o surgimento da pandemia do novo coronav?rus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a fam?lia de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estrat?gias de estudo, organizar hor?rios e se dedicar ainda mais, para assim obter ?xito nesse ?novo normal?. Com isso, a fam?lia, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproxima??o entre aluno-fam?lia e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentiv?-los a planejar seu futuro, como ? o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, ? uma estrat?gia essencial na perspectiva da forma??o integral. Com ela, o estudante n?o deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambi??es, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necess?rios para super?-las. O estudo em quest?o foi desenvolvido com os alunos do 2? Ano de uma escola integral, no munic?pio de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da fam?lia nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colabora??o dos pais e alunos do 2? ano do ensino m?dio, com ?nfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formul?rios foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus respons?veis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribui??es dessa disciplina na constru??o, planejamento e influ?ncia em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educa??o como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secret?ria de Educa??o do Estado da Para?ba, UNESCO, ICE, Gon?alves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na fam?lia, e at? mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa refor?ou que o modelo integral, a partir do seu curr?culo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas compet?ncias e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a import?ncia da fam?lia na vida educacional dos filhos, como tamb?m refor?ou a necessidade de cada vez mais estreitar os la?os entre fam?lia, alunos e escola |
id |
IFPB_d405e060849b1c7cb42cce68b03fe14c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1597 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, MiryaAraujo, JeffersonFonseca, RossanePatroc?nio, Maria2021-07-16T23:54:00Z2021-07-16T23:54:00Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597Com o surgimento da pandemia do novo coronav?rus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a fam?lia de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estrat?gias de estudo, organizar hor?rios e se dedicar ainda mais, para assim obter ?xito nesse ?novo normal?. Com isso, a fam?lia, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproxima??o entre aluno-fam?lia e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentiv?-los a planejar seu futuro, como ? o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, ? uma estrat?gia essencial na perspectiva da forma??o integral. Com ela, o estudante n?o deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambi??es, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necess?rios para super?-las. O estudo em quest?o foi desenvolvido com os alunos do 2? Ano de uma escola integral, no munic?pio de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da fam?lia nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colabora??o dos pais e alunos do 2? ano do ensino m?dio, com ?nfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formul?rios foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus respons?veis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribui??es dessa disciplina na constru??o, planejamento e influ?ncia em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educa??o como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secret?ria de Educa??o do Estado da Para?ba, UNESCO, ICE, Gon?alves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na fam?lia, e at? mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa refor?ou que o modelo integral, a partir do seu curr?culo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas compet?ncias e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a import?ncia da fam?lia na vida educacional dos filhos, como tamb?m refor?ou a necessidade de cada vez mais estreitar os la?os entre fam?lia, alunos e escolaSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-14T17:10:29Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 161878 bytes, checksum: 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 (MD5) PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 1903747 bytes, checksum: 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-16T23:54:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 161878 bytes, checksum: 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 (MD5) PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 1903747 bytes, checksum: 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-16T23:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 161878 bytes, checksum: 9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 (MD5) PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdf: 1903747 bytes, checksum: 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 (MD5) Previous issue date: 2021-03Projeto de vidaEnsino remotoFam?liaPROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfAta de defesa_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfapplication/pdf161878http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/1/Ata+de+defesa_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23MD51PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfPROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO PB_Mirya Samara Ribeiro dos Santos.pdfapplication/pdf1903747http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/2/PROJETO+DE+VIDA+E+A+INFLU%C3%8ANCIA+DA+FAM%C3%8DLIA+NO+PER%C3%8DODO+DE+AULAS+REMOTAS+UMA+AN%C3%81LISE+ENTRE+OS+ALUNOS+DO+2%C2%BA+ANO+DO+ENSINO+M%C3%89DIO+DE+UMA+ESCOLA+INTEGRAL+NO+MUNIC%C3%8DPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5MD52177683/15972021-07-16 20:54:00.903oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-16T23:54Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
title |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
spellingShingle |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB Santos, Mirya Projeto de vida Ensino remoto Fam?lia |
title_short |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
title_full |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
title_fullStr |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
title_sort |
PROJETO DE VIDA E A INFLU?NCIA DA FAM?LIA NO PER?ODO DE AULAS REMOTAS: UMA AN?LISE ENTRE OS ALUNOS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO/PB |
author |
Santos, Mirya |
author_facet |
Santos, Mirya Araujo, Jefferson Fonseca, Rossane Patroc?nio, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Jefferson Fonseca, Rossane Patroc?nio, Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mirya Araujo, Jefferson Fonseca, Rossane Patroc?nio, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de vida Ensino remoto Fam?lia |
topic |
Projeto de vida Ensino remoto Fam?lia |
description |
Com o surgimento da pandemia do novo coronav?rus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a fam?lia de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estrat?gias de estudo, organizar hor?rios e se dedicar ainda mais, para assim obter ?xito nesse ?novo normal?. Com isso, a fam?lia, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproxima??o entre aluno-fam?lia e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentiv?-los a planejar seu futuro, como ? o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, ? uma estrat?gia essencial na perspectiva da forma??o integral. Com ela, o estudante n?o deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambi??es, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necess?rios para super?-las. O estudo em quest?o foi desenvolvido com os alunos do 2? Ano de uma escola integral, no munic?pio de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da fam?lia nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colabora??o dos pais e alunos do 2? ano do ensino m?dio, com ?nfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formul?rios foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus respons?veis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribui??es dessa disciplina na constru??o, planejamento e influ?ncia em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educa??o como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secret?ria de Educa??o do Estado da Para?ba, UNESCO, ICE, Gon?alves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na fam?lia, e at? mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa refor?ou que o modelo integral, a partir do seu curr?culo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas compet?ncias e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a import?ncia da fam?lia na vida educacional dos filhos, como tamb?m refor?ou a necessidade de cada vez mais estreitar os la?os entre fam?lia, alunos e escola |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-16T23:54:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-16T23:54:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/1/Ata+de+defesa_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1597/2/PROJETO+DE+VIDA+E+A+INFLU%C3%8ANCIA+DA+FAM%C3%8DLIA+NO+PER%C3%8DODO+DE+AULAS+REMOTAS+UMA+AN%C3%81LISE+ENTRE+OS+ALUNOS+DO+2%C2%BA+ANO+DO+ENSINO+M%C3%89DIO+DE+UMA+ESCOLA+INTEGRAL+NO+MUNIC%C3%8DPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_Mirya+Samara+Ribeiro+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e6cfcf3f6ef8c901be2504d907c8f23 672d21b3497b2fcbff720c3164d8ccb5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439272095744 |