PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669 |
Resumo: | Desde o m?s de Mar?o do ano de 2020, a crise provocada pelo r?pido avan?o dos casos de Covid -19 t?m provocado diversas mudan?as nos mais variados setores e a educa??o foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substitu?das pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouqu?ssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde ent?o, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota atrav?s de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias s?o respons?veis por significativas mudan?as e engrenam constantes transforma??es na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnol?gicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. t?m oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais din?mica. Uma dessas possibilidades ? o uso do Padlet, um aplicativo que permite a constru??o de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, v?deos, ?udios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matem?tica como um instrumento de colabora??o m?tua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliogr?fica fazendo uma abordagem qualitativa com revis?o de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento te?rico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida tem?tica em seus estudos.Os resultados da investiga??o apontaram que o Padlet, com sua concep??o multimodal, possibilita a constru??o integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens. |
id |
IFPB_d9f2e04f75f4533385c311480a21bfde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1669 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, AudenoraBezerra, FranciscaAraujo, JeffersonPatrocinio, Maria2021-09-09T14:06:19Z2021-09-09T14:06:19Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669Desde o m?s de Mar?o do ano de 2020, a crise provocada pelo r?pido avan?o dos casos de Covid -19 t?m provocado diversas mudan?as nos mais variados setores e a educa??o foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substitu?das pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouqu?ssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde ent?o, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota atrav?s de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias s?o respons?veis por significativas mudan?as e engrenam constantes transforma??es na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnol?gicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. t?m oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais din?mica. Uma dessas possibilidades ? o uso do Padlet, um aplicativo que permite a constru??o de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, v?deos, ?udios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matem?tica como um instrumento de colabora??o m?tua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliogr?fica fazendo uma abordagem qualitativa com revis?o de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento te?rico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida tem?tica em seus estudos.Os resultados da investiga??o apontaram que o Padlet, com sua concep??o multimodal, possibilita a constru??o integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-08-22T14:49:23Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Audenora Dutra.pdf: 826188 bytes, checksum: 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 (MD5) PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdf: 624024 bytes, checksum: 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:06:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Audenora Dutra.pdf: 826188 bytes, checksum: 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 (MD5) PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdf: 624024 bytes, checksum: 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:06:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Audenora Dutra.pdf: 826188 bytes, checksum: 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 (MD5) PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdf: 624024 bytes, checksum: 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 (MD5) Previous issue date: 2021-03Ensino RemotoPadletEnsino de Matem?ticaPADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Audenora Dutra.pdfAta de defesa_Audenora Dutra.pdfapplication/pdf826188http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/1/Ata+de+defesa_Audenora+Dutra.pdf63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04MD51PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdfPADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdfapplication/pdf624024http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/2/PADLET+UMA+FERRAMENTA+INTERATIVA+PARA+A+APRENDIZAGEM+MATEM%C3%81TICA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO_Audenora+Dutra.pdf3100be96cf8687b38af4db392ab540a4MD52177683/16692021-09-09 11:06:19.475oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1669Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:06:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
title |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
spellingShingle |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO Almeida, Audenora Ensino Remoto Padlet Ensino de Matem?tica |
title_short |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
title_full |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
title_fullStr |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
title_full_unstemmed |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
title_sort |
PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO |
author |
Almeida, Audenora |
author_facet |
Almeida, Audenora Bezerra, Francisca Araujo, Jefferson Patrocinio, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Francisca Araujo, Jefferson Patrocinio, Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Audenora Bezerra, Francisca Araujo, Jefferson Patrocinio, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Padlet Ensino de Matem?tica |
topic |
Ensino Remoto Padlet Ensino de Matem?tica |
description |
Desde o m?s de Mar?o do ano de 2020, a crise provocada pelo r?pido avan?o dos casos de Covid -19 t?m provocado diversas mudan?as nos mais variados setores e a educa??o foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substitu?das pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouqu?ssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde ent?o, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota atrav?s de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias s?o respons?veis por significativas mudan?as e engrenam constantes transforma??es na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnol?gicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. t?m oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais din?mica. Uma dessas possibilidades ? o uso do Padlet, um aplicativo que permite a constru??o de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, v?deos, ?udios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matem?tica como um instrumento de colabora??o m?tua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliogr?fica fazendo uma abordagem qualitativa com revis?o de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento te?rico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida tem?tica em seus estudos.Os resultados da investiga??o apontaram que o Padlet, com sua concep??o multimodal, possibilita a constru??o integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T14:06:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-09T14:06:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/1/Ata+de+defesa_Audenora+Dutra.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/2/PADLET+UMA+FERRAMENTA+INTERATIVA+PARA+A+APRENDIZAGEM+MATEM%C3%81TICA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO_Audenora+Dutra.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439363321856 |