PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Audenora
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Francisca, Araujo, Jefferson, Patrocinio, Maria
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669
Resumo: Desde o m?s de Mar?o do ano de 2020, a crise provocada pelo r?pido avan?o dos casos de Covid -19 t?m provocado diversas mudan?as nos mais variados setores e a educa??o foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substitu?das pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouqu?ssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde ent?o, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota atrav?s de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias s?o respons?veis por significativas mudan?as e engrenam constantes transforma??es na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnol?gicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. t?m oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais din?mica. Uma dessas possibilidades ? o uso do Padlet, um aplicativo que permite a constru??o de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, v?deos, ?udios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matem?tica como um instrumento de colabora??o m?tua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliogr?fica fazendo uma abordagem qualitativa com revis?o de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento te?rico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida tem?tica em seus estudos.Os resultados da investiga??o apontaram que o Padlet, com sua concep??o multimodal, possibilita a constru??o integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens.
id IFPB_d9f2e04f75f4533385c311480a21bfde
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1669
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Almeida, AudenoraBezerra, FranciscaAraujo, JeffersonPatrocinio, Maria2021-09-09T14:06:19Z2021-09-09T14:06:19Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669Desde o m?s de Mar?o do ano de 2020, a crise provocada pelo r?pido avan?o dos casos de Covid -19 t?m provocado diversas mudan?as nos mais variados setores e a educa??o foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substitu?das pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouqu?ssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde ent?o, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota atrav?s de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias s?o respons?veis por significativas mudan?as e engrenam constantes transforma??es na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnol?gicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. t?m oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais din?mica. Uma dessas possibilidades ? o uso do Padlet, um aplicativo que permite a constru??o de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, v?deos, ?udios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matem?tica como um instrumento de colabora??o m?tua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliogr?fica fazendo uma abordagem qualitativa com revis?o de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento te?rico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida tem?tica em seus estudos.Os resultados da investiga??o apontaram que o Padlet, com sua concep??o multimodal, possibilita a constru??o integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-08-22T14:49:23Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Audenora Dutra.pdf: 826188 bytes, checksum: 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 (MD5) PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdf: 624024 bytes, checksum: 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:06:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Audenora Dutra.pdf: 826188 bytes, checksum: 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 (MD5) PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdf: 624024 bytes, checksum: 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:06:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Audenora Dutra.pdf: 826188 bytes, checksum: 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04 (MD5) PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdf: 624024 bytes, checksum: 3100be96cf8687b38af4db392ab540a4 (MD5) Previous issue date: 2021-03Ensino RemotoPadletEnsino de Matem?ticaPADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Audenora Dutra.pdfAta de defesa_Audenora Dutra.pdfapplication/pdf826188http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/1/Ata+de+defesa_Audenora+Dutra.pdf63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04MD51PADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdfPADLET UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO_Audenora Dutra.pdfapplication/pdf624024http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/2/PADLET+UMA+FERRAMENTA+INTERATIVA+PARA+A+APRENDIZAGEM+MATEM%C3%81TICA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO_Audenora+Dutra.pdf3100be96cf8687b38af4db392ab540a4MD52177683/16692021-09-09 11:06:19.475oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1669Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:06:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
title PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
spellingShingle PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Almeida, Audenora
Ensino Remoto
Padlet
Ensino de Matem?tica
title_short PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
title_full PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
title_fullStr PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
title_full_unstemmed PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
title_sort PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEM?TICA DURANTE O ENSINO REMOTO
author Almeida, Audenora
author_facet Almeida, Audenora
Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Patrocinio, Maria
author_role author
author2 Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Patrocinio, Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Audenora
Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Patrocinio, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Padlet
Ensino de Matem?tica
topic Ensino Remoto
Padlet
Ensino de Matem?tica
description Desde o m?s de Mar?o do ano de 2020, a crise provocada pelo r?pido avan?o dos casos de Covid -19 t?m provocado diversas mudan?as nos mais variados setores e a educa??o foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substitu?das pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouqu?ssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde ent?o, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota atrav?s de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias s?o respons?veis por significativas mudan?as e engrenam constantes transforma??es na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnol?gicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. t?m oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais din?mica. Uma dessas possibilidades ? o uso do Padlet, um aplicativo que permite a constru??o de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, v?deos, ?udios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matem?tica como um instrumento de colabora??o m?tua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliogr?fica fazendo uma abordagem qualitativa com revis?o de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento te?rico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida tem?tica em seus estudos.Os resultados da investiga??o apontaram que o Padlet, com sua concep??o multimodal, possibilita a constru??o integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T14:06:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T14:06:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/1/Ata+de+defesa_Audenora+Dutra.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1669/2/PADLET+UMA+FERRAMENTA+INTERATIVA+PARA+A+APRENDIZAGEM+MATEM%C3%81TICA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO_Audenora+Dutra.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63de90415083c197cd0294e7b2fcdc04
3100be96cf8687b38af4db392ab540a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439363321856