O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lidianne
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11485
Resumo: Na expectativa de minimizar os danos causados pelo Covid-19 aos processos pedagógicos, o padletse insere nos espaços educacionais como proposta digital que auxilia o professor na avaliação de aprendizagem e melhoria do ensino aos alunos. Com isso, indaga-se: frente à pandemia, o uso do padlet pode contribuir com a avaliação de aprendizagem dos alunos nos processos educacionais subsidiados pelas tecnologias? A hipótese é que sim, visto que o padlet pode ajudar o professor a perceber, no desempenho dos alunos, se os critérios de aprendizagem foram alcançados. A abordagem do estudo foi qualitativa com desenho documental, exploratório, experiencial e dialético. Contou com duas técnicas de investigação: a) pesquisa de opinião de 15 docentes de uma disciplina ofertada na Pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior em Alagoas; b) revisão bibliográfica sistemática integrativa que levantou produções científicas em bases virtuais entre 2020 e 2021, verificando o que a literatura mostra sobre essa temática. Os resultados apontam que mesmo com a inserção tecnológica na Educação e na mediação da avaliação da aprendizagem dos aprendizes, investigações a respeito do padlet ainda são escassas. Portanto, conclui-se ser necessária mais pesquisa sobre o recurso, refletindo na perspectiva de maior uso e apropriação do mesmo.
id RCAP_8a34247d995e23e8c483c3c667c4d789
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexãoThe use of the Padlet as a digital resource for learning assessment in times of pandemics: a brief reflectionAvaliação da aprendizagemPadletRecursos digitaisLearning assessmentDigital resourcesODS::04:Educação de QualidadeNa expectativa de minimizar os danos causados pelo Covid-19 aos processos pedagógicos, o padletse insere nos espaços educacionais como proposta digital que auxilia o professor na avaliação de aprendizagem e melhoria do ensino aos alunos. Com isso, indaga-se: frente à pandemia, o uso do padlet pode contribuir com a avaliação de aprendizagem dos alunos nos processos educacionais subsidiados pelas tecnologias? A hipótese é que sim, visto que o padlet pode ajudar o professor a perceber, no desempenho dos alunos, se os critérios de aprendizagem foram alcançados. A abordagem do estudo foi qualitativa com desenho documental, exploratório, experiencial e dialético. Contou com duas técnicas de investigação: a) pesquisa de opinião de 15 docentes de uma disciplina ofertada na Pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior em Alagoas; b) revisão bibliográfica sistemática integrativa que levantou produções científicas em bases virtuais entre 2020 e 2021, verificando o que a literatura mostra sobre essa temática. Os resultados apontam que mesmo com a inserção tecnológica na Educação e na mediação da avaliação da aprendizagem dos aprendizes, investigações a respeito do padlet ainda são escassas. Portanto, conclui-se ser necessária mais pesquisa sobre o recurso, refletindo na perspectiva de maior uso e apropriação do mesmo.In the hope of minimizing the damage caused by Covid-19 to pedagogical processes, the padlet is inserted in educational spaces as a digital proposal that helps teachers in evaluating learning and improving teaching for students. Thus, the question is: facing the pandemic, can the use of the padlet contribute to the assessment of student learning in educational processes subsidized by technologies? The hypothesis is that yes, since the padlet can help the teacher to perceive, in the students' performance, if the learning criteria were achieved. The study approach was qualitative with a documental, exploratory, experiential and dialectical design. It counted on two investigation techniques: a) opinion poll of 15 professors of a discipline offered in the Post-graduation of a Higher Education Institution in Alagoas; b) integrative systematic bibliographic review that raised scientific productions in virtual databases between 2020 and 2021, verifying what the literature shows on this theme. The results point out that even with the technological insertion in Education and in the mediation of the apprentices' learning assessment, investigations about the padlet are still scarce. Therefore, it is concluded that more research on the resource is needed, reflecting the perspective of greater use and appropriation of it.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoRocha, LidianneCosta, Cleide Jane de Sá Araújo2021-12-14T15:40:25Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11485porRocha, Lidianne; Costa, Cleide Jane de Sá Araújo - O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 77-962182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp77-96info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.736400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
The use of the Padlet as a digital resource for learning assessment in times of pandemics: a brief reflection
title O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
spellingShingle O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
Rocha, Lidianne
Avaliação da aprendizagem
Padlet
Recursos digitais
Learning assessment
Digital resources
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
title_full O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
title_fullStr O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
title_full_unstemmed O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
title_sort O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
author Rocha, Lidianne
author_facet Rocha, Lidianne
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
author_role author
author2 Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lidianne
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Padlet
Recursos digitais
Learning assessment
Digital resources
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Avaliação da aprendizagem
Padlet
Recursos digitais
Learning assessment
Digital resources
ODS::04:Educação de Qualidade
description Na expectativa de minimizar os danos causados pelo Covid-19 aos processos pedagógicos, o padletse insere nos espaços educacionais como proposta digital que auxilia o professor na avaliação de aprendizagem e melhoria do ensino aos alunos. Com isso, indaga-se: frente à pandemia, o uso do padlet pode contribuir com a avaliação de aprendizagem dos alunos nos processos educacionais subsidiados pelas tecnologias? A hipótese é que sim, visto que o padlet pode ajudar o professor a perceber, no desempenho dos alunos, se os critérios de aprendizagem foram alcançados. A abordagem do estudo foi qualitativa com desenho documental, exploratório, experiencial e dialético. Contou com duas técnicas de investigação: a) pesquisa de opinião de 15 docentes de uma disciplina ofertada na Pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior em Alagoas; b) revisão bibliográfica sistemática integrativa que levantou produções científicas em bases virtuais entre 2020 e 2021, verificando o que a literatura mostra sobre essa temática. Os resultados apontam que mesmo com a inserção tecnológica na Educação e na mediação da avaliação da aprendizagem dos aprendizes, investigações a respeito do padlet ainda são escassas. Portanto, conclui-se ser necessária mais pesquisa sobre o recurso, refletindo na perspectiva de maior uso e apropriação do mesmo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T15:40:25Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11485
url http://hdl.handle.net/10400.2/11485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Lidianne; Costa, Cleide Jane de Sá Araújo - O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 77-96
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp77-96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135097661685760