UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danilo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Emilio, Barreto, Ivaldy, Gomes, Valdenes
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586
Resumo: O principal objetivo da educa??o, apontado pelos documentos oficiais, ? a forma??o cidad? do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura cr?tica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfei?oar nossa pr?tica pedag?gica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experi?ncia vivenciada na disciplina de F?sica, com alunos do 2? ano do ensino m?dio regular e t?cnico da ECIT Dr. Elp?dio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar ?remodelar? a concep??o que a maioria dos alunos do Ensino M?dio tem sobre a F?sica, como sendo uma simples extens?o da Matem?tica, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a viv?ncia pr?tica dos conte?dos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laborat?rio, simuladores computacionais e um epis?dio hist?rico. Percebemos que com a aplica??o pr?tica dos conte?dos estudados e o uso da Hist?ria da Ci?ncia, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a F?sica, e a ci?ncia de um modo geral, est? presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois question?rios pr? e p?s-execu??o do projeto. Atrav?s da an?lise dos question?rios, notamos um aumento significativo do n?mero de alunos que expressaram o interesse pela F?sica e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experi?ncia extremamente v?lida e satisfat?ria para o professor e para os alunos.
id IFPB_da8ae15401655469363a488719a77603
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1586
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Pereira, DaniloSilva, EmilioBarreto, IvaldyGomes, Valdenes2021-07-13T19:18:47Z2021-07-13T19:18:47Z2021-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586O principal objetivo da educa??o, apontado pelos documentos oficiais, ? a forma??o cidad? do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura cr?tica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfei?oar nossa pr?tica pedag?gica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experi?ncia vivenciada na disciplina de F?sica, com alunos do 2? ano do ensino m?dio regular e t?cnico da ECIT Dr. Elp?dio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar ?remodelar? a concep??o que a maioria dos alunos do Ensino M?dio tem sobre a F?sica, como sendo uma simples extens?o da Matem?tica, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a viv?ncia pr?tica dos conte?dos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laborat?rio, simuladores computacionais e um epis?dio hist?rico. Percebemos que com a aplica??o pr?tica dos conte?dos estudados e o uso da Hist?ria da Ci?ncia, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a F?sica, e a ci?ncia de um modo geral, est? presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois question?rios pr? e p?s-execu??o do projeto. Atrav?s da an?lise dos question?rios, notamos um aumento significativo do n?mero de alunos que expressaram o interesse pela F?sica e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experi?ncia extremamente v?lida e satisfat?ria para o professor e para os alunos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-11T15:48:16Z No. of bitstreams: 2 UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdf: 2074110 bytes, checksum: ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 (MD5) Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdf: 346846 bytes, checksum: d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-13T19:18:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdf: 2074110 bytes, checksum: ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 (MD5) Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdf: 346846 bytes, checksum: d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-13T19:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdf: 2074110 bytes, checksum: ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 (MD5) Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdf: 346846 bytes, checksum: d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 (MD5) Previous issue date: 2021-02Ensino de f?sicaaprendizagem significativaHist?ria da ci?nciaUM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALUM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdfUM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdfapplication/pdf2074110http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/1/UM+NOVO+OLHAR+PARA+A+F%C3%8DSICA+CONTEXTUALIZA%C3%87%C3%83O%2C+EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O+E+HIST%C3%93RIA+DA+CI%C3%8ANCIA+NO+ENSINO_Danilo+de+Lima+Pereira.pdfebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0MD51Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdfAta de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdfapplication/pdf346846http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/2/Ata+de+defesa_Danilo+de+Lima+Pereira.pdfd7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4MD52177683/15862021-07-13 16:18:47.218oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1586Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-13T19:18:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
title UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
spellingShingle UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
Pereira, Danilo
Ensino de f?sica
aprendizagem significativa
Hist?ria da ci?ncia
title_short UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
title_full UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
title_fullStr UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
title_full_unstemmed UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
title_sort UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
author Pereira, Danilo
author_facet Pereira, Danilo
Silva, Emilio
Barreto, Ivaldy
Gomes, Valdenes
author_role author
author2 Silva, Emilio
Barreto, Ivaldy
Gomes, Valdenes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Danilo
Silva, Emilio
Barreto, Ivaldy
Gomes, Valdenes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de f?sica
aprendizagem significativa
Hist?ria da ci?ncia
topic Ensino de f?sica
aprendizagem significativa
Hist?ria da ci?ncia
description O principal objetivo da educa??o, apontado pelos documentos oficiais, ? a forma??o cidad? do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura cr?tica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfei?oar nossa pr?tica pedag?gica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experi?ncia vivenciada na disciplina de F?sica, com alunos do 2? ano do ensino m?dio regular e t?cnico da ECIT Dr. Elp?dio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar ?remodelar? a concep??o que a maioria dos alunos do Ensino M?dio tem sobre a F?sica, como sendo uma simples extens?o da Matem?tica, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a viv?ncia pr?tica dos conte?dos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laborat?rio, simuladores computacionais e um epis?dio hist?rico. Percebemos que com a aplica??o pr?tica dos conte?dos estudados e o uso da Hist?ria da Ci?ncia, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a F?sica, e a ci?ncia de um modo geral, est? presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois question?rios pr? e p?s-execu??o do projeto. Atrav?s da an?lise dos question?rios, notamos um aumento significativo do n?mero de alunos que expressaram o interesse pela F?sica e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experi?ncia extremamente v?lida e satisfat?ria para o professor e para os alunos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T19:18:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T19:18:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/1/UM+NOVO+OLHAR+PARA+A+F%C3%8DSICA+CONTEXTUALIZA%C3%87%C3%83O%2C+EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O+E+HIST%C3%93RIA+DA+CI%C3%8ANCIA+NO+ENSINO_Danilo+de+Lima+Pereira.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/2/Ata+de+defesa_Danilo+de+Lima+Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0
d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439258464256