UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586 |
Resumo: | O principal objetivo da educa??o, apontado pelos documentos oficiais, ? a forma??o cidad? do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura cr?tica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfei?oar nossa pr?tica pedag?gica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experi?ncia vivenciada na disciplina de F?sica, com alunos do 2? ano do ensino m?dio regular e t?cnico da ECIT Dr. Elp?dio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar ?remodelar? a concep??o que a maioria dos alunos do Ensino M?dio tem sobre a F?sica, como sendo uma simples extens?o da Matem?tica, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a viv?ncia pr?tica dos conte?dos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laborat?rio, simuladores computacionais e um epis?dio hist?rico. Percebemos que com a aplica??o pr?tica dos conte?dos estudados e o uso da Hist?ria da Ci?ncia, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a F?sica, e a ci?ncia de um modo geral, est? presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois question?rios pr? e p?s-execu??o do projeto. Atrav?s da an?lise dos question?rios, notamos um aumento significativo do n?mero de alunos que expressaram o interesse pela F?sica e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experi?ncia extremamente v?lida e satisfat?ria para o professor e para os alunos. |
id |
IFPB_da8ae15401655469363a488719a77603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1586 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, DaniloSilva, EmilioBarreto, IvaldyGomes, Valdenes2021-07-13T19:18:47Z2021-07-13T19:18:47Z2021-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586O principal objetivo da educa??o, apontado pelos documentos oficiais, ? a forma??o cidad? do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura cr?tica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfei?oar nossa pr?tica pedag?gica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experi?ncia vivenciada na disciplina de F?sica, com alunos do 2? ano do ensino m?dio regular e t?cnico da ECIT Dr. Elp?dio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar ?remodelar? a concep??o que a maioria dos alunos do Ensino M?dio tem sobre a F?sica, como sendo uma simples extens?o da Matem?tica, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a viv?ncia pr?tica dos conte?dos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laborat?rio, simuladores computacionais e um epis?dio hist?rico. Percebemos que com a aplica??o pr?tica dos conte?dos estudados e o uso da Hist?ria da Ci?ncia, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a F?sica, e a ci?ncia de um modo geral, est? presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois question?rios pr? e p?s-execu??o do projeto. Atrav?s da an?lise dos question?rios, notamos um aumento significativo do n?mero de alunos que expressaram o interesse pela F?sica e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experi?ncia extremamente v?lida e satisfat?ria para o professor e para os alunos.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-11T15:48:16Z No. of bitstreams: 2 UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdf: 2074110 bytes, checksum: ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 (MD5) Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdf: 346846 bytes, checksum: d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-13T19:18:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdf: 2074110 bytes, checksum: ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 (MD5) Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdf: 346846 bytes, checksum: d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-13T19:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdf: 2074110 bytes, checksum: ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 (MD5) Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdf: 346846 bytes, checksum: d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 (MD5) Previous issue date: 2021-02Ensino de f?sicaaprendizagem significativaHist?ria da ci?nciaUM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALUM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdfUM NOVO OLHAR PARA A F?SICA CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO_Danilo de Lima Pereira.pdfapplication/pdf2074110http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/1/UM+NOVO+OLHAR+PARA+A+F%C3%8DSICA+CONTEXTUALIZA%C3%87%C3%83O%2C+EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O+E+HIST%C3%93RIA+DA+CI%C3%8ANCIA+NO+ENSINO_Danilo+de+Lima+Pereira.pdfebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0MD51Ata de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdfAta de defesa_Danilo de Lima Pereira.pdfapplication/pdf346846http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/2/Ata+de+defesa_Danilo+de+Lima+Pereira.pdfd7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4MD52177683/15862021-07-13 16:18:47.218oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1586Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-13T19:18:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
title |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
spellingShingle |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO Pereira, Danilo Ensino de f?sica aprendizagem significativa Hist?ria da ci?ncia |
title_short |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
title_full |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
title_fullStr |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
title_full_unstemmed |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
title_sort |
UM NOVO OLHAR PARA A F?SICA: CONTEXTUALIZA??O, EXPERIMENTA??O E HIST?RIA DA CI?NCIA NO ENSINO |
author |
Pereira, Danilo |
author_facet |
Pereira, Danilo Silva, Emilio Barreto, Ivaldy Gomes, Valdenes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Emilio Barreto, Ivaldy Gomes, Valdenes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Danilo Silva, Emilio Barreto, Ivaldy Gomes, Valdenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de f?sica aprendizagem significativa Hist?ria da ci?ncia |
topic |
Ensino de f?sica aprendizagem significativa Hist?ria da ci?ncia |
description |
O principal objetivo da educa??o, apontado pelos documentos oficiais, ? a forma??o cidad? do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura cr?tica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfei?oar nossa pr?tica pedag?gica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experi?ncia vivenciada na disciplina de F?sica, com alunos do 2? ano do ensino m?dio regular e t?cnico da ECIT Dr. Elp?dio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar ?remodelar? a concep??o que a maioria dos alunos do Ensino M?dio tem sobre a F?sica, como sendo uma simples extens?o da Matem?tica, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a viv?ncia pr?tica dos conte?dos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laborat?rio, simuladores computacionais e um epis?dio hist?rico. Percebemos que com a aplica??o pr?tica dos conte?dos estudados e o uso da Hist?ria da Ci?ncia, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a F?sica, e a ci?ncia de um modo geral, est? presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois question?rios pr? e p?s-execu??o do projeto. Atrav?s da an?lise dos question?rios, notamos um aumento significativo do n?mero de alunos que expressaram o interesse pela F?sica e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experi?ncia extremamente v?lida e satisfat?ria para o professor e para os alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T19:18:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-13T19:18:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/1/UM+NOVO+OLHAR+PARA+A+F%C3%8DSICA+CONTEXTUALIZA%C3%87%C3%83O%2C+EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O+E+HIST%C3%93RIA+DA+CI%C3%8ANCIA+NO+ENSINO_Danilo+de+Lima+Pereira.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1586/2/Ata+de+defesa_Danilo+de+Lima+Pereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebee1c7a5682fd1c6577b0c9565a86f0 d7bff0b1aa038c3e53ce94c50782b6d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439258464256 |