GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar como professores de matem?tica do munic?pio de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, al?m de analisar a frequ?ncia e relev?ncia do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e din?mico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e an?lise de dados obtidos atrav?s da aplica??o de um question?rio para os professores, com o prop?sito de verificar se os saberes escolares s?o trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa de campo, atrav?s da aplica??o de um question?rio aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matem?tica do Munic?pio de Santa Cruz-PB. A partir da an?lise dos dados, foi poss?vel perceber a import?ncia de oferecer aos professores, forma??o continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a import?ncia de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para intera??o dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos ?ndices de aprendizagem no ?mbito municipal, al?m de constatar a relev?ncia que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo. |
id |
IFPB_dbdad04397e94a96d1b218ec71f787bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1530 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, MARLYS SOARES DA2021-07-02T12:54:04Z2021-07-02T12:54:04Z2020-11-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530Este estudo objetivou analisar como professores de matem?tica do munic?pio de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, al?m de analisar a frequ?ncia e relev?ncia do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e din?mico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e an?lise de dados obtidos atrav?s da aplica??o de um question?rio para os professores, com o prop?sito de verificar se os saberes escolares s?o trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa de campo, atrav?s da aplica??o de um question?rio aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matem?tica do Munic?pio de Santa Cruz-PB. A partir da an?lise dos dados, foi poss?vel perceber a import?ncia de oferecer aos professores, forma??o continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a import?ncia de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para intera??o dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos ?ndices de aprendizagem no ?mbito municipal, al?m de constatar a relev?ncia que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-22T01:19:48Z No. of bitstreams: 1 TCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdf: 525635 bytes, checksum: 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-02T12:54:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdf: 525635 bytes, checksum: 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T12:54:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdf: 525635 bytes, checksum: 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f (MD5) Previous issue date: 2020-11-04Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra.GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdfTCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdfapplication/pdf525635http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1530/1/TCC+MARLYS+SOARES+DA+SILVA.pdf3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728fMD51177683/15302021-07-02 09:54:04.879oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-02T12:54:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
title |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
spellingShingle |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB SILVA, MARLYS SOARES DA Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra. |
title_short |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
title_full |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
title_fullStr |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
title_full_unstemmed |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
title_sort |
GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB |
author |
SILVA, MARLYS SOARES DA |
author_facet |
SILVA, MARLYS SOARES DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, MARLYS SOARES DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra. |
topic |
Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra. |
description |
Este estudo objetivou analisar como professores de matem?tica do munic?pio de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, al?m de analisar a frequ?ncia e relev?ncia do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e din?mico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e an?lise de dados obtidos atrav?s da aplica??o de um question?rio para os professores, com o prop?sito de verificar se os saberes escolares s?o trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa de campo, atrav?s da aplica??o de um question?rio aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matem?tica do Munic?pio de Santa Cruz-PB. A partir da an?lise dos dados, foi poss?vel perceber a import?ncia de oferecer aos professores, forma??o continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a import?ncia de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para intera??o dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos ?ndices de aprendizagem no ?mbito municipal, al?m de constatar a relev?ncia que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-02T12:54:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-02T12:54:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1530/1/TCC+MARLYS+SOARES+DA+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660438633512960 |