GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, MARLYS SOARES DA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530
Resumo: Este estudo objetivou analisar como professores de matem?tica do munic?pio de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, al?m de analisar a frequ?ncia e relev?ncia do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e din?mico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e an?lise de dados obtidos atrav?s da aplica??o de um question?rio para os professores, com o prop?sito de verificar se os saberes escolares s?o trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa de campo, atrav?s da aplica??o de um question?rio aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matem?tica do Munic?pio de Santa Cruz-PB. A partir da an?lise dos dados, foi poss?vel perceber a import?ncia de oferecer aos professores, forma??o continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a import?ncia de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para intera??o dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos ?ndices de aprendizagem no ?mbito municipal, al?m de constatar a relev?ncia que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo.
id IFPB_dbdad04397e94a96d1b218ec71f787bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1530
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, MARLYS SOARES DA2021-07-02T12:54:04Z2021-07-02T12:54:04Z2020-11-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530Este estudo objetivou analisar como professores de matem?tica do munic?pio de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, al?m de analisar a frequ?ncia e relev?ncia do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e din?mico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e an?lise de dados obtidos atrav?s da aplica??o de um question?rio para os professores, com o prop?sito de verificar se os saberes escolares s?o trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa de campo, atrav?s da aplica??o de um question?rio aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matem?tica do Munic?pio de Santa Cruz-PB. A partir da an?lise dos dados, foi poss?vel perceber a import?ncia de oferecer aos professores, forma??o continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a import?ncia de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para intera??o dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos ?ndices de aprendizagem no ?mbito municipal, al?m de constatar a relev?ncia que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2021-06-22T01:19:48Z No. of bitstreams: 1 TCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdf: 525635 bytes, checksum: 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-02T12:54:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdf: 525635 bytes, checksum: 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-02T12:54:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdf: 525635 bytes, checksum: 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f (MD5) Previous issue date: 2020-11-04Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra.GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALTCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdfTCC MARLYS SOARES DA SILVA.pdfapplication/pdf525635http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1530/1/TCC+MARLYS+SOARES+DA+SILVA.pdf3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728fMD51177683/15302021-07-02 09:54:04.879oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-02T12:54:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
title GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
spellingShingle GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
SILVA, MARLYS SOARES DA
Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra.
title_short GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
title_full GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
title_fullStr GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
title_full_unstemmed GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
title_sort GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEM?TICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEM?TICA DO MUNIC?PIO DE SANTA CRUZ-PB
author SILVA, MARLYS SOARES DA
author_facet SILVA, MARLYS SOARES DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, MARLYS SOARES DA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra.
topic Ensino, aprendizagem, matem?tica, geogebra.
description Este estudo objetivou analisar como professores de matem?tica do munic?pio de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, al?m de analisar a frequ?ncia e relev?ncia do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e din?mico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e an?lise de dados obtidos atrav?s da aplica??o de um question?rio para os professores, com o prop?sito de verificar se os saberes escolares s?o trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como m?todo para coleta de dados a pesquisa de campo, atrav?s da aplica??o de um question?rio aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matem?tica do Munic?pio de Santa Cruz-PB. A partir da an?lise dos dados, foi poss?vel perceber a import?ncia de oferecer aos professores, forma??o continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a import?ncia de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para intera??o dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos ?ndices de aprendizagem no ?mbito municipal, al?m de constatar a relev?ncia que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T12:54:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T12:54:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1530/1/TCC+MARLYS+SOARES+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a5e6363ec6980bdc51cb017b66e728f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660438633512960