Tecnologia e ensino de matem?tica: o conceito de comprimento e ?rea do c?rculo atrav?s do GEOGEBRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Naelson da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1807
Resumo: O presente estudo, objetivou por meio da tecnologia digital, em particular, atrav?s do uso do software GeoGebra como estrat?gia de ensino e aprendizagem de matem?tica no ensino b?sico (anos finais e/ou ensino m?dio), envolver os conceitos de comprimento e ?rea de um c?rculo de maneira din?mica, intuitiva, pr?tica e mais f?cil ? almejando sobretudo, trabalhar a quest?o da visualiza??o dos objetos por meio de seus movimentos. Al?m disso, entender a import?ncia desta ferramenta como recurso did?tico para as aulas de matem?tica. O objeto de estudo desta pesquisa ? conhecer, compreender, aplicar, e/ou relacionar como tamb?m motivar os docentes e discentes ao uso do GeoGebra para estudos matem?ticos. Assim, dos objetivos espec?ficos temos: conhecer os principais pontos do ambiente (pertinente ao nosso estudo); apresentar de modo amplo/geral as ferramentas de sua interface; estudar os conceitos de circunfer?ncia e de c?rculo; diferenciar circunfer?ncia de c?rculo; identificar o n?mero PI - n?mero irracional (s?mbolo ?), obtido a partir da raz?o do comprimento e di?metro de um c?rculo; compreender e deduzir a express?o para o c?lculo do per?metro e ?rea de um c?rculo (pelo m?todo de aproxima??o dos pol?gonos regulares inscritos e circunscritos. No que se refere a metodologia aplicada, utilizamos o software de Geometria din?mica (GD), para abordagem da constru??o dos conceitos apresentados (sendo de fundamental import?ncia as pesquisas e leituras de alguns trabalhos de disserta??es de mestrado do programa do PROFMAT, e, outros, no que diz respeito a geometria como referencial). Portanto, ? fundamental agregar novas estrat?gias de ensino, em especial, com a tecnologia digital. Visto que a geometria muitas vezes, ainda, e apenas, ? vista meramente de forma tradicional (lousa, papel, l?pis e caneta). Neste sentido, o GeoGebra possibilita obter um significado maior, quando utilizado de forma correta, coerente; levando ao desenvolvimento de argumentos, visualiza??o, reflex?o, senso cr?tico e dedutivo fomentando, portanto, a autonomia do sujeito para produ??o de novos conhecimentos, conectado ao uso das tecnologias.
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