Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tom?, Caline Vieira de Sena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957
Resumo: O l?dico ? um mecanismo did?tico que auxilia os educadores a voltar a aten??o e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de qu?mica. V?rios s?o os trabalhos que destacam a import?ncia do l?dico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada ?s atividades l?dicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos s?o os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta j? faz parte da vida cotidiana do aluno desde a inf?ncia. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experi?ncia vivenciada na aplica??o de um jogo educativo, denominado ?Bingo de Hidrocarbonetos? (jogo que aborda a nomenclatura da fun??o org?nica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3? Ano do Ensino T?cnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade S?o Gon?alo. Durante a aplica??o do jogo, foi poss?vel perceber que o l?dico ? um recurso facilitador da integra??o, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condi??es para que o conhecimento seja consolidado, em que a utiliza??o deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, hist?rica, social e cultural do estudante. O jogo did?tico aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a import?ncia da utiliza??o do l?dico no processo educativo facilitando o aprendizado do conte?do abordado em sala. Al?m disso, o bingo surge como uma ferramenta para revis?o de conte?dos ap?s a explica??o em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo did?tico ?Bingo de Hidrocarbonetos? tem capacidade de ser trabalhado de forma did?tica e significativa com os alunos do ensino m?dio.
id IFPB_e1f1736409ef26db7c433bc4e1c4ba9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2957
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Tom?, Caline Vieira de Sena2023-06-05T12:50:12Z2023-06-05T12:50:12Z2013-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957O l?dico ? um mecanismo did?tico que auxilia os educadores a voltar a aten??o e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de qu?mica. V?rios s?o os trabalhos que destacam a import?ncia do l?dico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada ?s atividades l?dicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos s?o os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta j? faz parte da vida cotidiana do aluno desde a inf?ncia. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experi?ncia vivenciada na aplica??o de um jogo educativo, denominado ?Bingo de Hidrocarbonetos? (jogo que aborda a nomenclatura da fun??o org?nica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3? Ano do Ensino T?cnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade S?o Gon?alo. Durante a aplica??o do jogo, foi poss?vel perceber que o l?dico ? um recurso facilitador da integra??o, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condi??es para que o conhecimento seja consolidado, em que a utiliza??o deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, hist?rica, social e cultural do estudante. O jogo did?tico aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a import?ncia da utiliza??o do l?dico no processo educativo facilitando o aprendizado do conte?do abordado em sala. Al?m disso, o bingo surge como uma ferramenta para revis?o de conte?dos ap?s a explica??o em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo did?tico ?Bingo de Hidrocarbonetos? tem capacidade de ser trabalhado de forma did?tica e significativa com os alunos do ensino m?dio.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-05T12:50:12Z No. of bitstreams: 2 TCC CALINE TOM?.pdf: 1867732 bytes, checksum: 50d0e00486330fd03805cb67c9ade6fe (MD5) AUTORIZA??O CALINE TOM?.pdf: 372013 bytes, checksum: 6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3b (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-05T12:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC CALINE TOM?.pdf: 1867732 bytes, checksum: 50d0e00486330fd03805cb67c9ade6fe (MD5) AUTORIZA??O CALINE TOM?.pdf: 372013 bytes, checksum: 6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3b (MD5) Previous issue date: 2013-05-02Ensino de qu?micaJogo did?ticoAtividades l?dicasJogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC CALINE TOM?.pdfTCC CALINE TOM?.pdfapplication/pdf1867732http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/1/TCC+CALINE+TOM%C3%89.pdf50d0e00486330fd03805cb67c9ade6feMD51AUTORIZA??O CALINE TOM?.pdfAUTORIZA??O CALINE TOM?.pdfapplication/pdf372013http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/2/AUTORIZA%C3%87%C3%83O+CALINE+TOM%C3%89.pdf6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3bMD52177683/29572023-06-05 09:50:12.811oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2957Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-05T12:50:12Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
title Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
spellingShingle Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
Tom?, Caline Vieira de Sena
Ensino de qu?mica
Jogo did?tico
Atividades l?dicas
title_short Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
title_full Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
title_fullStr Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
title_full_unstemmed Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
title_sort Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
author Tom?, Caline Vieira de Sena
author_facet Tom?, Caline Vieira de Sena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tom?, Caline Vieira de Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Jogo did?tico
Atividades l?dicas
topic Ensino de qu?mica
Jogo did?tico
Atividades l?dicas
description O l?dico ? um mecanismo did?tico que auxilia os educadores a voltar a aten??o e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de qu?mica. V?rios s?o os trabalhos que destacam a import?ncia do l?dico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada ?s atividades l?dicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos s?o os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta j? faz parte da vida cotidiana do aluno desde a inf?ncia. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experi?ncia vivenciada na aplica??o de um jogo educativo, denominado ?Bingo de Hidrocarbonetos? (jogo que aborda a nomenclatura da fun??o org?nica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3? Ano do Ensino T?cnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade S?o Gon?alo. Durante a aplica??o do jogo, foi poss?vel perceber que o l?dico ? um recurso facilitador da integra??o, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condi??es para que o conhecimento seja consolidado, em que a utiliza??o deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, hist?rica, social e cultural do estudante. O jogo did?tico aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a import?ncia da utiliza??o do l?dico no processo educativo facilitando o aprendizado do conte?do abordado em sala. Al?m disso, o bingo surge como uma ferramenta para revis?o de conte?dos ap?s a explica??o em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo did?tico ?Bingo de Hidrocarbonetos? tem capacidade de ser trabalhado de forma did?tica e significativa com os alunos do ensino m?dio.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-05T12:50:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-05T12:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/1/TCC+CALINE+TOM%C3%89.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/2/AUTORIZA%C3%87%C3%83O+CALINE+TOM%C3%89.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50d0e00486330fd03805cb67c9ade6fe
6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448607567872