Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957 |
Resumo: | O l?dico ? um mecanismo did?tico que auxilia os educadores a voltar a aten??o e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de qu?mica. V?rios s?o os trabalhos que destacam a import?ncia do l?dico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada ?s atividades l?dicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos s?o os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta j? faz parte da vida cotidiana do aluno desde a inf?ncia. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experi?ncia vivenciada na aplica??o de um jogo educativo, denominado ?Bingo de Hidrocarbonetos? (jogo que aborda a nomenclatura da fun??o org?nica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3? Ano do Ensino T?cnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade S?o Gon?alo. Durante a aplica??o do jogo, foi poss?vel perceber que o l?dico ? um recurso facilitador da integra??o, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condi??es para que o conhecimento seja consolidado, em que a utiliza??o deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, hist?rica, social e cultural do estudante. O jogo did?tico aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a import?ncia da utiliza??o do l?dico no processo educativo facilitando o aprendizado do conte?do abordado em sala. Al?m disso, o bingo surge como uma ferramenta para revis?o de conte?dos ap?s a explica??o em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo did?tico ?Bingo de Hidrocarbonetos? tem capacidade de ser trabalhado de forma did?tica e significativa com os alunos do ensino m?dio. |
id |
IFPB_e1f1736409ef26db7c433bc4e1c4ba9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2957 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Tom?, Caline Vieira de Sena2023-06-05T12:50:12Z2023-06-05T12:50:12Z2013-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957O l?dico ? um mecanismo did?tico que auxilia os educadores a voltar a aten??o e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de qu?mica. V?rios s?o os trabalhos que destacam a import?ncia do l?dico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada ?s atividades l?dicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos s?o os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta j? faz parte da vida cotidiana do aluno desde a inf?ncia. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experi?ncia vivenciada na aplica??o de um jogo educativo, denominado ?Bingo de Hidrocarbonetos? (jogo que aborda a nomenclatura da fun??o org?nica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3? Ano do Ensino T?cnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade S?o Gon?alo. Durante a aplica??o do jogo, foi poss?vel perceber que o l?dico ? um recurso facilitador da integra??o, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condi??es para que o conhecimento seja consolidado, em que a utiliza??o deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, hist?rica, social e cultural do estudante. O jogo did?tico aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a import?ncia da utiliza??o do l?dico no processo educativo facilitando o aprendizado do conte?do abordado em sala. Al?m disso, o bingo surge como uma ferramenta para revis?o de conte?dos ap?s a explica??o em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo did?tico ?Bingo de Hidrocarbonetos? tem capacidade de ser trabalhado de forma did?tica e significativa com os alunos do ensino m?dio.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-06-05T12:50:12Z No. of bitstreams: 2 TCC CALINE TOM?.pdf: 1867732 bytes, checksum: 50d0e00486330fd03805cb67c9ade6fe (MD5) AUTORIZA??O CALINE TOM?.pdf: 372013 bytes, checksum: 6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3b (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-05T12:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC CALINE TOM?.pdf: 1867732 bytes, checksum: 50d0e00486330fd03805cb67c9ade6fe (MD5) AUTORIZA??O CALINE TOM?.pdf: 372013 bytes, checksum: 6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3b (MD5) Previous issue date: 2013-05-02Ensino de qu?micaJogo did?ticoAtividades l?dicasJogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC CALINE TOM?.pdfTCC CALINE TOM?.pdfapplication/pdf1867732http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/1/TCC+CALINE+TOM%C3%89.pdf50d0e00486330fd03805cb67c9ade6feMD51AUTORIZA??O CALINE TOM?.pdfAUTORIZA??O CALINE TOM?.pdfapplication/pdf372013http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/2/AUTORIZA%C3%87%C3%83O+CALINE+TOM%C3%89.pdf6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3bMD52177683/29572023-06-05 09:50:12.811oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2957Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-05T12:50:12Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
title |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
spellingShingle |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos Tom?, Caline Vieira de Sena Ensino de qu?mica Jogo did?tico Atividades l?dicas |
title_short |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
title_full |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
title_fullStr |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
title_full_unstemmed |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
title_sort |
Jogo did?tico como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem do estudo de hidrocarbonetos |
author |
Tom?, Caline Vieira de Sena |
author_facet |
Tom?, Caline Vieira de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tom?, Caline Vieira de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de qu?mica Jogo did?tico Atividades l?dicas |
topic |
Ensino de qu?mica Jogo did?tico Atividades l?dicas |
description |
O l?dico ? um mecanismo did?tico que auxilia os educadores a voltar a aten??o e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes no ensino de qu?mica. V?rios s?o os trabalhos que destacam a import?ncia do l?dico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas relacionada ?s atividades l?dicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, os jogos s?o os mais mencionados, podendo ser justificado que, de forma significativa, essa ferramenta j? faz parte da vida cotidiana do aluno desde a inf?ncia. Com base nesta perspectiva de ensino, o presente trabalho, tem por objetivo relatar a experi?ncia vivenciada na aplica??o de um jogo educativo, denominado ?Bingo de Hidrocarbonetos? (jogo que aborda a nomenclatura da fun??o org?nica hidrocarbonetos) em uma turma de 20 alunos do 3? Ano do Ensino T?cnico-Integrado em Meio Ambiente do IFPB, Campus Sousa, Unidade S?o Gon?alo. Durante a aplica??o do jogo, foi poss?vel perceber que o l?dico ? um recurso facilitador da integra??o, sociabilidade e principalmente do aprendizado significativos dos alunos. Os jogos podem criar condi??es para que o conhecimento seja consolidado, em que a utiliza??o deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a criatividade afetiva, hist?rica, social e cultural do estudante. O jogo did?tico aplicado a turma contribuiu para que o professor e os alunos percebessem a import?ncia da utiliza??o do l?dico no processo educativo facilitando o aprendizado do conte?do abordado em sala. Al?m disso, o bingo surge como uma ferramenta para revis?o de conte?dos ap?s a explica??o em sala de aula. Assim, conclui-se que, o jogo did?tico ?Bingo de Hidrocarbonetos? tem capacidade de ser trabalhado de forma did?tica e significativa com os alunos do ensino m?dio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-05T12:50:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-05T12:50:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/1/TCC+CALINE+TOM%C3%89.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2957/2/AUTORIZA%C3%87%C3%83O+CALINE+TOM%C3%89.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50d0e00486330fd03805cb67c9ade6fe 6f122aae6736a3f6dfb40d48c3203c3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448607567872 |