Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183
Resumo: O bioma Caatinga, localizado na regi?o semi?rida do Brasil, ? o ?nico originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga ? uma das regi?es menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devasta??o e explora??o devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, ? de extrema import?ncia o papel da escola no desenvolvimento de estrat?gias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma nas aulas de Ci?ncias no ensino fundamental e m?dio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utiliza??o de um tabuleiro did?tico no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6? ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no munic?pio de Princesa Isabel, na Para?ba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva, dividido em tr?s momentos: 1) visita ? comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os pr?ximos encontros; 2) constru??o do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplica??o do jogo resultando na pr?tica pedag?gica, onde houve o acompanhamento e observa??o da viv?ncia em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as caracter?sticas, biodiversidade e conserva??o do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela tem?tica trabalhada, os quais participaram da constru??o do tabuleiro, tiraram d?vidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socializa??o. Portanto, ? poss?vel dizer que o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o di?logo e a valoriza??o do bioma que est?o inseridos.
id IFPB_09748ed105fd5d1195943ed4b81a93df
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3183
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de2023-08-31T12:56:52Z2023-08-31T12:56:52Z2023http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183O bioma Caatinga, localizado na regi?o semi?rida do Brasil, ? o ?nico originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga ? uma das regi?es menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devasta??o e explora??o devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, ? de extrema import?ncia o papel da escola no desenvolvimento de estrat?gias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma nas aulas de Ci?ncias no ensino fundamental e m?dio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utiliza??o de um tabuleiro did?tico no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6? ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no munic?pio de Princesa Isabel, na Para?ba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva, dividido em tr?s momentos: 1) visita ? comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os pr?ximos encontros; 2) constru??o do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplica??o do jogo resultando na pr?tica pedag?gica, onde houve o acompanhamento e observa??o da viv?ncia em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as caracter?sticas, biodiversidade e conserva??o do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela tem?tica trabalhada, os quais participaram da constru??o do tabuleiro, tiraram d?vidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socializa??o. Portanto, ? poss?vel dizer que o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o di?logo e a valoriza??o do bioma que est?o inseridos.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-08-31T12:56:52Z No. of bitstreams: 2 Rosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdf: 1510947 bytes, checksum: a446c7da57fb03db5bdd939cba08ecdd (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 430331 bytes, checksum: fc3233af9bf3f485768eeebffe453c88 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-31T12:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdf: 1510947 bytes, checksum: a446c7da57fb03db5bdd939cba08ecdd (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 430331 bytes, checksum: fc3233af9bf3f485768eeebffe453c88 (MD5) Previous issue date: 2023Jogos did?ticosCaatingaEduca??o ambientalTabuleiro did?ticoTabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALRosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdfRosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdfapplication/pdf1510947http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/1/Rosa+Aparecida+Lauren%C3%A7o+de+Sousa.pdfa446c7da57fb03db5bdd939cba08ecddMD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf430331http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdffc3233af9bf3f485768eeebffe453c88MD52177683/31832023-08-31 09:56:52.25oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3183Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-31T12:56:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de
Jogos did?ticos
Caatinga
Educa??o ambiental
Tabuleiro did?tico
title_short Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_full Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
author Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de
author_facet Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos did?ticos
Caatinga
Educa??o ambiental
Tabuleiro did?tico
topic Jogos did?ticos
Caatinga
Educa??o ambiental
Tabuleiro did?tico
description O bioma Caatinga, localizado na regi?o semi?rida do Brasil, ? o ?nico originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga ? uma das regi?es menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devasta??o e explora??o devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, ? de extrema import?ncia o papel da escola no desenvolvimento de estrat?gias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma nas aulas de Ci?ncias no ensino fundamental e m?dio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utiliza??o de um tabuleiro did?tico no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6? ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no munic?pio de Princesa Isabel, na Para?ba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva, dividido em tr?s momentos: 1) visita ? comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os pr?ximos encontros; 2) constru??o do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplica??o do jogo resultando na pr?tica pedag?gica, onde houve o acompanhamento e observa??o da viv?ncia em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as caracter?sticas, biodiversidade e conserva??o do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela tem?tica trabalhada, os quais participaram da constru??o do tabuleiro, tiraram d?vidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socializa??o. Portanto, ? poss?vel dizer que o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o di?logo e a valoriza??o do bioma que est?o inseridos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-31T12:56:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-31T12:56:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/1/Rosa+Aparecida+Lauren%C3%A7o+de+Sousa.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a446c7da57fb03db5bdd939cba08ecdd
fc3233af9bf3f485768eeebffe453c88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660430456717312