Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183 |
Resumo: | O bioma Caatinga, localizado na regi?o semi?rida do Brasil, ? o ?nico originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga ? uma das regi?es menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devasta??o e explora??o devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, ? de extrema import?ncia o papel da escola no desenvolvimento de estrat?gias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma nas aulas de Ci?ncias no ensino fundamental e m?dio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utiliza??o de um tabuleiro did?tico no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6? ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no munic?pio de Princesa Isabel, na Para?ba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva, dividido em tr?s momentos: 1) visita ? comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os pr?ximos encontros; 2) constru??o do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplica??o do jogo resultando na pr?tica pedag?gica, onde houve o acompanhamento e observa??o da viv?ncia em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as caracter?sticas, biodiversidade e conserva??o do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela tem?tica trabalhada, os quais participaram da constru??o do tabuleiro, tiraram d?vidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socializa??o. Portanto, ? poss?vel dizer que o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o di?logo e a valoriza??o do bioma que est?o inseridos. |
id |
IFPB_09748ed105fd5d1195943ed4b81a93df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3183 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de2023-08-31T12:56:52Z2023-08-31T12:56:52Z2023http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183O bioma Caatinga, localizado na regi?o semi?rida do Brasil, ? o ?nico originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga ? uma das regi?es menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devasta??o e explora??o devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, ? de extrema import?ncia o papel da escola no desenvolvimento de estrat?gias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma nas aulas de Ci?ncias no ensino fundamental e m?dio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utiliza??o de um tabuleiro did?tico no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6? ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no munic?pio de Princesa Isabel, na Para?ba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva, dividido em tr?s momentos: 1) visita ? comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os pr?ximos encontros; 2) constru??o do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplica??o do jogo resultando na pr?tica pedag?gica, onde houve o acompanhamento e observa??o da viv?ncia em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as caracter?sticas, biodiversidade e conserva??o do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela tem?tica trabalhada, os quais participaram da constru??o do tabuleiro, tiraram d?vidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socializa??o. Portanto, ? poss?vel dizer que o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o di?logo e a valoriza??o do bioma que est?o inseridos.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-08-31T12:56:52Z No. of bitstreams: 2 Rosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdf: 1510947 bytes, checksum: a446c7da57fb03db5bdd939cba08ecdd (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 430331 bytes, checksum: fc3233af9bf3f485768eeebffe453c88 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-31T12:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdf: 1510947 bytes, checksum: a446c7da57fb03db5bdd939cba08ecdd (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 430331 bytes, checksum: fc3233af9bf3f485768eeebffe453c88 (MD5) Previous issue date: 2023Jogos did?ticosCaatingaEduca??o ambientalTabuleiro did?ticoTabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALRosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdfRosa Aparecida Lauren?o de Sousa.pdfapplication/pdf1510947http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/1/Rosa+Aparecida+Lauren%C3%A7o+de+Sousa.pdfa446c7da57fb03db5bdd939cba08ecddMD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf430331http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdffc3233af9bf3f485768eeebffe453c88MD52177683/31832023-08-31 09:56:52.25oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3183Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-31T12:56:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de Jogos did?ticos Caatinga Educa??o ambiental Tabuleiro did?tico |
title_short |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Tabuleiro did?tico no ensino do bioma da caatinga: o l?dico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de |
author_facet |
Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Rosa Aparecida Lauren?o de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos did?ticos Caatinga Educa??o ambiental Tabuleiro did?tico |
topic |
Jogos did?ticos Caatinga Educa??o ambiental Tabuleiro did?tico |
description |
O bioma Caatinga, localizado na regi?o semi?rida do Brasil, ? o ?nico originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga ? uma das regi?es menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devasta??o e explora??o devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, ? de extrema import?ncia o papel da escola no desenvolvimento de estrat?gias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse bioma nas aulas de Ci?ncias no ensino fundamental e m?dio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utiliza??o de um tabuleiro did?tico no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6? ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no munic?pio de Princesa Isabel, na Para?ba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva, dividido em tr?s momentos: 1) visita ? comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os pr?ximos encontros; 2) constru??o do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplica??o do jogo resultando na pr?tica pedag?gica, onde houve o acompanhamento e observa??o da viv?ncia em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as caracter?sticas, biodiversidade e conserva??o do bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela tem?tica trabalhada, os quais participaram da constru??o do tabuleiro, tiraram d?vidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socializa??o. Portanto, ? poss?vel dizer que o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o protagonismo dos discentes, o di?logo e a valoriza??o do bioma que est?o inseridos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-31T12:56:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-31T12:56:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/1/Rosa+Aparecida+Lauren%C3%A7o+de+Sousa.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3183/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a446c7da57fb03db5bdd939cba08ecdd fc3233af9bf3f485768eeebffe453c88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660430456717312 |